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Sazonalidade no varejo: 4 dicas para as vendas nas férias de verão

Quem atua ou pensa em atuar no ramo varejista sempre encontra obstáculos e desafios constantes com os clientes, principalmente quando se trata de conhecê-los a fundo e de saber administrar a sazonalidade no varejo, que deixa o mercado mais aquecido em algumas épocas.

Essas vendas sazonais, que variam conforme determinados períodos do ano, acontecem por diversos motivos: questões comemorativas, promoções relâmpago, volta às aulas, troca de estações, entre outros. Isso leva ao gestor do estabelecimento a extrair o potencial de máxima efetividade dessas oportunidades e comportamentos.

Ainda existe o fato de que podem ser adquiridos conhecimentos sobre o impacto que determinadas ações causam, sejam os resultados positivos ou negativos. Com esse cenário, vamos mostrar e explicar algumas maneiras de aumentar as vendas nas férias de verão. Acompanhe!

1. Faça promoções exclusivas

Uma forma de atrair os clientes é oferecer novidades e promoções. O varejista precisa aproveitar os períodos de sazonalidade para “queimar” o estoque com preços atrativos e fazer com que o cliente permaneça na loja para conhecer os produtos.

Apesar de parecer uma ideia simples de ser executado, na prática, exige um bom planejamento e controle, principalmente do estoque. Esse plano precisa de um objetivo claro e que não vá comprometer a margem de lucro.

2. Pratique o marketing

Aproveite o período de sazonalidade para inovar em sua estratégia de marketing. Esse momento é marcado por maiores fluxos de vendas, crie um atendimento excepcional. Incentive seus colaboradores a compreenderem as necessidades do cliente antes de ofertar algum produto.

Além disso, apresente os produtos para o público de maneira concisa e chamativa, principalmente nas vitrines da loja. Isso deve ser feito em três momentos cruciais: antes da época de venda sazonal, durante o período e depois dele. Dessa forma, o empreendimento vai reforçar as propagandas e ainda firmar um bom relacionamento com a clientela.

3. Capacite sua equipe

Prepare seus colaboradores para o período de sazonalidade. Em muitos casos, a demanda aumenta consideravelmente, portanto, é preciso treiná-los para agir com eficiência e qualidade ao longo do período.

Incentive sua equipe com treinamentos e capacitações, focando no bom atendimento e no relacionamento com o cliente.

4. Controle seu estoque

Para toda época de alta no mercado, existe algo que se destaca, tendo mais rotatividade nos estabelecimentos pela procura dos clientes. Então, o melhor a ser feito é ficar atento para que esses produtos essenciais não acabem, pois se o estoque esgotar, poderá haver perda de clientes e vendas.

Esse controle pode ser feito de várias maneiras, uma delas é conhecendo bem o perfil das pessoas que compram na loja. Outra coisa que pode ser feita é um giro nos produtos parados há algum tempo no estoque.

E aí, leitor? Gostou de aprender sobre sazonalidade no varejo e seus truques? Então aproveite para descobrir agora como cupons de desconto podem aumentar as suas vendas e fique mais antenado nesse assunto!

1 Comentário

  1. Ótima dica! Realmente são dicas muito importantes para o lojistas!
    A nossa empresa atua no ramo de Atacado de variedades e estamos nos empenhando bastante na divulgação das vendas dos itens sazonais de época. Então, se estamos na época de Férias de Verão, vamos vender Verão! Acessórios para praia, piscina, infláveis, kit balde de areia, óculos de natação, pistolas de água, bolas e caixas térmicas, entre outros! Conforme citado: “Coloque em destaque produtos típicos da estação e as tendências da temporada”.

    Parabéns pela matéria! Um grande abraço!
    Renato Nakazume, Nipo Center Atacado!

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