• Sobre nós
  • Soluções
  • Segmentos
    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.
    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Parceiros
  • Casos de Sucesso
    Quer saber o que nossos clientes acham da Lumi Software?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:
    ASSISTIR
    depoimento-5.jpg
    BIG BOX
    Nesse vídeo mostraremos o Diretor adimistrativo do BIG BOX, e qual a opinião dele em relação a Lumi software.
    depoimento-4.jpg
    GUARAPARI
    Veja o que a loja Guarapari pensa da gente, ou melhor, o diretor da rede Guarapari, acha da gente!
    depoimento-1.jpg
    VENEZA
    Nesse Case da Lumi mostramos o que o diretor administrativo do Veneza acha da Lumi!
    depoimento-3.jpg
    CAMPELO
    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi? Escute rapidamente a diretora das lojas Campelo acha da gente.
  • TV Lumi
    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.
    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

  • Nosso Blog
  • Suporte
    Precisa de Suporte?
    Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 
    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporte e consultoria não operante.

Ligamos para você!
Controle de inventário: entenda a importância e saiba como fazer
27 de março de 2018
“Clique e retire”: conheça essa tendência de mercado do varejo
10 de abril de 2018

Sazonalidade no varejo: 4 dicas para as vendas nas férias de verão

3 de abril de 2018
Categorias
  • Blog
  • Gestão
Tags

Quem atua ou pensa em atuar no ramo varejista sempre encontra obstáculos e desafios constantes com os clientes, principalmente quando se trata de conhecê-los a fundo e de saber administrar a sazonalidade no varejo, que deixa o mercado mais aquecido em algumas épocas.

Essas vendas sazonais, que variam conforme determinados períodos do ano, acontecem por diversos motivos: questões comemorativas, promoções relâmpago, volta às aulas, troca de estações, entre outros. Isso leva ao gestor do estabelecimento a extrair o potencial de máxima efetividade dessas oportunidades e comportamentos.

Ainda existe o fato de que podem ser adquiridos conhecimentos sobre o impacto que determinadas ações causam, sejam os resultados positivos ou negativos. Com esse cenário, vamos mostrar e explicar algumas maneiras de aumentar as vendas nas férias de verão. Acompanhe!

1. Faça promoções exclusivas

Uma forma de atrair os clientes é oferecer novidades e promoções. O varejista precisa aproveitar os períodos de sazonalidade para “queimar” o estoque com preços atrativos e fazer com que o cliente permaneça na loja para conhecer os produtos.

Apesar de parecer uma ideia simples de ser executado, na prática, exige um bom planejamento e controle, principalmente do estoque. Esse plano precisa de um objetivo claro e que não vá comprometer a margem de lucro.

2. Pratique o marketing

Aproveite o período de sazonalidade para inovar em sua estratégia de marketing. Esse momento é marcado por maiores fluxos de vendas, crie um atendimento excepcional. Incentive seus colaboradores a compreenderem as necessidades do cliente antes de ofertar algum produto.

Além disso, apresente os produtos para o público de maneira concisa e chamativa, principalmente nas vitrines da loja. Isso deve ser feito em três momentos cruciais: antes da época de venda sazonal, durante o período e depois dele. Dessa forma, o empreendimento vai reforçar as propagandas e ainda firmar um bom relacionamento com a clientela.

3. Capacite sua equipe

Prepare seus colaboradores para o período de sazonalidade. Em muitos casos, a demanda aumenta consideravelmente, portanto, é preciso treiná-los para agir com eficiência e qualidade ao longo do período.

Incentive sua equipe com treinamentos e capacitações, focando no bom atendimento e no relacionamento com o cliente.

4. Controle seu estoque

Para toda época de alta no mercado, existe algo que se destaca, tendo mais rotatividade nos estabelecimentos pela procura dos clientes. Então, o melhor a ser feito é ficar atento para que esses produtos essenciais não acabem, pois se o estoque esgotar, poderá haver perda de clientes e vendas.

Esse controle pode ser feito de várias maneiras, uma delas é conhecendo bem o perfil das pessoas que compram na loja. Outra coisa que pode ser feita é um giro nos produtos parados há algum tempo no estoque.

E aí, leitor? Gostou de aprender sobre sazonalidade no varejo e seus truques? Então aproveite para descobrir agora como cupons de desconto podem aumentar as suas vendas e fique mais antenado nesse assunto!

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

precificação
31 de março de 2022

Você sabe como realizar a precificação dos produtos de sua loja?


Leia mais
ruptura de estoque
25 de março de 2022

Saiba como identificar a ruptura de estoque em seu comércio


Leia mais

Conheça Nosso no Youtube

  • Blog (365)
  • Business (19)
  • E-book (17)
  • ERP (2)
  • Fiscal (45)
  • Gestão (146)
  • Inovações (1)
  • Lumi Gerencial (126)
  • Lumi Software (203)
  • Sem categoria (13)
  • Varejo (1)

Posts Recentes

  • precificação0
    Você sabe como realizar a precificação dos produtos de sua loja?
    31 de março de 2022
  • ruptura de estoque0
    Saiba como identificar a ruptura de estoque em seu comércio
    25 de março de 2022
  • pagamentos com cartão0
    Conheça as vantagens em aceitar pagamentos com cartão em seu comércio
    11 de março de 2022

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SEGMENTOS

  • Supermercado
  • Atacados
  • Atacarejos
  • Food Services

LINKS ÚTEIS

  • Parceiros
  • Nosso Blog
  • Cases
  • TV Lumi

SUPORTE

  • Central de Atendimento
  • Base de Conhecimento
  • Ebooks
  • Ligamos para Você!

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções