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Sazonalidade no varejo: 4 dicas para as vendas nas férias de verão

Quem atua ou pensa em atuar no ramo varejista sempre encontra obstáculos e desafios constantes com os clientes, principalmente quando se trata de conhecê-los a fundo e de saber administrar a sazonalidade no varejo, que deixa o mercado mais aquecido em algumas épocas.

Essas vendas sazonais, que variam conforme determinados períodos do ano, acontecem por diversos motivos: questões comemorativas, promoções relâmpago, volta às aulas, troca de estações, entre outros. Isso leva ao gestor do estabelecimento a extrair o potencial de máxima efetividade dessas oportunidades e comportamentos.

Ainda existe o fato de que podem ser adquiridos conhecimentos sobre o impacto que determinadas ações causam, sejam os resultados positivos ou negativos. Com esse cenário, vamos mostrar e explicar algumas maneiras de aumentar as vendas nas férias de verão. Acompanhe!

1. Faça promoções exclusivas

Uma forma de atrair os clientes é oferecer novidades e promoções. O varejista precisa aproveitar os períodos de sazonalidade para “queimar” o estoque com preços atrativos e fazer com que o cliente permaneça na loja para conhecer os produtos.

Apesar de parecer uma ideia simples de ser executado, na prática, exige um bom planejamento e controle, principalmente do estoque. Esse plano precisa de um objetivo claro e que não vá comprometer a margem de lucro.

2. Pratique o marketing

Aproveite o período de sazonalidade para inovar em sua estratégia de marketing. Esse momento é marcado por maiores fluxos de vendas, crie um atendimento excepcional. Incentive seus colaboradores a compreenderem as necessidades do cliente antes de ofertar algum produto.

Além disso, apresente os produtos para o público de maneira concisa e chamativa, principalmente nas vitrines da loja. Isso deve ser feito em três momentos cruciais: antes da época de venda sazonal, durante o período e depois dele. Dessa forma, o empreendimento vai reforçar as propagandas e ainda firmar um bom relacionamento com a clientela.

3. Capacite sua equipe

Prepare seus colaboradores para o período de sazonalidade. Em muitos casos, a demanda aumenta consideravelmente, portanto, é preciso treiná-los para agir com eficiência e qualidade ao longo do período.

Incentive sua equipe com treinamentos e capacitações, focando no bom atendimento e no relacionamento com o cliente.

4. Controle seu estoque

Para toda época de alta no mercado, existe algo que se destaca, tendo mais rotatividade nos estabelecimentos pela procura dos clientes. Então, o melhor a ser feito é ficar atento para que esses produtos essenciais não acabem, pois se o estoque esgotar, poderá haver perda de clientes e vendas.

Esse controle pode ser feito de várias maneiras, uma delas é conhecendo bem o perfil das pessoas que compram na loja. Outra coisa que pode ser feita é um giro nos produtos parados há algum tempo no estoque.

E aí, leitor? Gostou de aprender sobre sazonalidade no varejo e seus truques? Então aproveite para descobrir agora como cupons de desconto podem aumentar as suas vendas e fique mais antenado nesse assunto!

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