Imagine a seguinte situação: você está em um e-commerce e vê um produto de que gosta por um valor muito camarada. Coloca-o no carrinho e está prestes a finalizar a compra quando leva um susto ao ver como o frete encareceu o preço final. Quem nunca, não é mesmo?
Pensando em contornar esse problema, muitas marcas que também administram lojas físicas — estratégia conhecida como omnichannel — estão adotando, em seus sites, a opção “clique e retire”, na qual o usuário pode optar por pegar o produto no local e não precisa pagar pelo frete.
Em alguns setores — como livrarias, por exemplo —, essa modalidade de compra já está bastante consolidada no país. Mas ainda são muitas as áreas que não conhecem a opção “clique e retire” e, por isso, deixam de aproveitar os benefícios que ela proporciona, tanto para os lojistas, que conseguem aumentar suas vendas, como para os clientes, que se sentem mais bem atendidos. Conheça alguns!
É o fator que mais incentiva o consumidor a escolher pelo método, já que muitas vezes o frete chega a custar até mais do que o próprio item a ser comprado.
Em geral, os produtos que se enquadram nessa modalidade de compra sempre estão em estoque em todas as unidades ou em locais próximos uns dos outros, o que faz com que, uma vez decidida a loja de retirada, o intervalo entre a compra e a liberação do item seja menor do que o tempo gasto para o despacho do mesmo pacote pelos Correios.
Quem mora em casa ou em um prédio sem porteiro costuma sofrer muito na hora de receber algo comprado pela Internet, já que, na maioria das vezes, é preciso que alguém assine um termo de entrega. Esse problema deixa de existir quando a retirada ocorre em uma loja física. Como o produto está “esperando” pelo comprador, ele pode ir buscá-lo no horário que for mais conveniente.
O benefício de que tratamos apresenta uma vantagem direta para os lojistas que optam pelo “clique e retire”: a possibilidade real de aumento das vendas e maior fluxo de caixa.
A explicação é bem simples: ao ir à loja retirar o produto, as chances de que o consumidor aproveite que está no local para conferir outros itens que possam interessá-lo e, por consequência, realizar mais uma compra, são bem maiores. No momento da entrega do item comprado pela Internet, o atendente apresenta o setor da loja que tenha mercadorias parecidas.
Como falamos acima, essa modalidade de venda contribui, de forma bastante significativa, para que a loja consiga aumentar suas compras on-line e as físicas, com redução de custos e otimização de serviços.
Caso você esteja pensando em adotar esse modelo, é importante analisar se o sistema de gerenciamento contratado consegue fazer a integração entre os pedidos feitos pelos clientes e a quantidade disponível em estoque, para evitar problemas.
Não sabe se a versão que você usa é compatível com o sistema “clique e retire” ou ainda não tem certeza de que a sua empresa consegue absorver esse novo modelo de vendas nos negócios já existentes?
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A proximidade com o mercado e o surgimento do setor de Automação Comercial permitiram que em 1994 fosse criada a Lumi Consultoria e Sistemas, com foco na venda de produtos de tecnologia para o varejo e prestação de serviços de consultoria.
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