Insatisfação dos consumidores: conheça as principais no varejo
14 de março de 2017Qual a importância do giro de estoque?
28 de março de 2017Você já parou para pensar na importância de calcular as vendas perdidas? Vamos comparar o varejo como uma partida de futebol: o gol só acontece quando a bola ultrapassa a linha entre as traves, não é? Assim é a venda.
Agora pense na quantidade de jogadores que chutam durante toda a partida e não marcam o placar. Podemos compará-los com as pessoas que entram no seu comércio e, por algum motivo, não compram.
Também existem aquelas que compram, mas não voltam outras vezes. Elas praticamente desaparecem como um passe de mágica. Essas são as vendas perdidas. Mas como isso pode ser medido na prática?
Como calcular as vendas perdidas no varejo
Se você possui uma estratégia de marketing bem estruturada, a expectativa é que o crescimento do seu negócio seja contínuo. Verifique os relatórios de anos anteriores para analisar o desempenho das vendas.
Uma forma prática de identificar vendas perdidas é por meio de uma pesquisa de satisfação do cliente. É um método que consiste em fazer com que o seu público responda a um questionário elaborado para apontar acertos e falhas.
As perguntas devem ser objetivas e abordar temas que ajudem você a descobrir os motivos pelos quais o cliente indicaria ou não a sua empresa. O resultado é um diagnóstico que vai ajudar você a melhorar o que precisa ser melhorado.
Por exemplo, se a pesquisa apontar que um número considerável de clientes não compra mais vezes por conta da falta de infraestrutura do estacionamento, isso é um bom motivo para investir em reforma e reverter a situação.
Dentre os motivos pelos quais se perde vendas, podemos citar alguns principais:
1. Mau atendimento
Hoje o consumidor tem muitas opções para comprar e, por esse motivo, ele está mais exigente. Nunca o bom atendimento foi tão importante como agora. Sendo assim, se ele não se sentir bem recebido na sua empresa, dificilmente voltará.
Então, tenha um diálogo aberto com os seus funcionários a esse respeito. Faça com que eles olhem para o cliente como um amigo. É preciso cumprimentá-lo, saber se ele precisa de ajuda, auxiliá-lo em possíveis dúvidas, em resumo: servir.
2. Controle de estoque desorganizado
A má gestão do estoque é sinônimo de prejuízo em todos os sentidos. Sem um relatório da quantidade real do que está armazenado, o seu dinheiro é desperdiçado. Ou seja: você acaba comprando muitas unidades de um produto que não tinha necessidade e deixa faltar outro que precisava repor.
Além do seu investimento ir para o ralo, outros impactos negativos começam a surgir. Quando o cliente identifica que a sua empresa não dispõe do produto que ele está acostumado a comprar, ele procura o concorrente. Nessa breve visita, ele pode se encantar com seu vizinho e se tornar o cliente fiel dele. Pense nisso!
3. Falta de investimento em tecnologia
A tecnologia oferece diversas soluções inovadoras e uma delas é um sistema de gestão automatizado. Hoje é possível encontrar softwares capazes de facilitar a gestão dos processos da empresa. Isso inclui controle de estoque, compra e venda de produtos.
Por isso, não hesite em modernizar a sua empresa com um programa específico para o seu tipo de negócio. Dessa forma, você vai conseguir potencializar os resultados e reduzir os desperdícios causados pelo esquecimento de calcular as vendas perdidas.
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