Saiba que é possível ter seu controle de compras todo automatizado.
4 de julho de 2018Etiquetas Eletrônicas: quais os benefícios para o varejo?
17 de julho de 2018O setor supermercadista do Brasil terminou 2017 de vento em popa, com um faturamento de R$ 353,2 bilhões, um crescimento de 4,3% em comparação com 2016, segundo os dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Com o mercado aquecido e o surgimento de novas modalidades de venda — como os famosos atacarejos —, o segmento se mostra mais competitivo do que nunca, com as marcas precisando reinventar para aumentar as vendas no supermercado e não ficar para trás.
Com esse cenário, fica cada vez mais importante fidelizar os clientes atuais e atrair novos compradores, como forma de garantir que o seu negócio não perca espaço de mercado. Para ajudar, apresentamos abaixo algumas práticas que fortalecem a intenção de compra, retiradas do site Helioprint. Acompanhe!
5 atitudes que podem ajudar a aumentar as vendas no supermercado
1.Coloque produtos essenciais longe da entrada
Produtos como leite, ovos e temperos são alguns dos itens que as pessoas mais procuram quando vão a um supermercado. Pensando nisso, uma estratégia válida seria colocar essas e outras embalagens em pontos bem afastados, para que os clientes circulem mais no ambiente, aumentando as chances de que eles façam mais compras.
2. Organize os produtos estrategicamente
Colocar em prateleiras próximas itens usados em conjunto também é uma tática comum para incentivar o desejo de consumo ou “lembrar” compradores esquecidos de coisas que possam estar em falta. Colocar, por exemplo, o molho de tomate perto do macarrão e do queijo ralado é um exemplo de organização inteligente.
3. Divulgue ofertas exclusivas pelas redes sociais
As redes sociais são ótimos canais para atrair a atenção dos clientes, já que o brasileiro é um dos povos que passa mais tempo navegando no smartphone e também adora quando há algum nível de personalização em uma sugestão de compra. De início, as divulgações podem ser feitas de forma mais simples, como um cupom de desconto ou o desconto de um determinado produto.
4. Invista em tecnologia
O mercado de varejo é um dos que mais consegue se aproveitar dos benefícios que a tecnologia proporciona. Atualmente, existem soluções como a etiqueta eletrônica, cujo preço do produto muda de acordo como dia ou horário, e a câmera de calor, que registra os movimentos dos consumidores para identificar os corredores mais visitados. Há também soluções mais acessíveis, tudo vai depender do porto de seu mercado e da quantia que possa ser investida.
5. Aplique a psicologia das cores na disposição dos produtos
De acordo com o livro “Psicodinâmica das Cores Em Comunicação”, escrito por Modesto Farina, tons como vermelho, amarelo e laranja devem ser utilizados quando o objetivo for despertar o interesse das pessoas. Enquanto tons “puxados” para o verde e azul geram sentimentos mais calmos. Com essa regra em mente, é importante pensar na melhor forma de mostrar os itens para que cada um consiga seu destaque na prateleira.
Além das sugestões indicadas, você pode obter mais informações que ajudem no crescimento das vendas conferindo os posts Ticket médio de supermercados: 5 dicas para aumentá-lo e Quais as seções mais lucrativas de um supermercado?
Conclusão
As dicas acima podem ser de grande serventia para quem deseja aumentar o fluxo de vendas do seu estabelecimento. Porém, é importante lembrar que de nada adianta caprichar na propaganda se o cliente não encontra o produto anunciado disponível para compra.
Quer mais informações sobre alternativas que podem te ajudar a controlar melhor o fluxo de mercadorias? No artigo “Gestão da demanda: a importância de ter sempre produtos disponíveis” explicamos mais sobre a como realizar o gerenciamento dos itens para conseguir, de fato, aumentar as vendas no supermercado. Boa leitura!
Agora que você já sabe como aumentar suas vendas, é só nos seguir no Facebook, no LinkedIn e no Google Plus para conferir outros conteúdos sobre assuntos que vão melhorar de verdade a vida financeira da sua empresa.