5 estratégias de marketing para aumentar as vendas no supermercado
10 de julho de 2018Sabe como habilitar o Layout 4.0 da NF-e no SAC Gerencial?
19 de julho de 2018Quem administra uma empresa, sabe que rapidez e confiabilidade nos processos diários é fator essencial para se ter sucesso em qualquer negócio. Para quem é do setor do varejo (supermercado, atacarejo, moda), há uma solução que está se tornando tendência entre varejistas, por tornar suas gôndolas mais inteligentes.
Estamos falando das Etiquetas Eletrônicas — também conhecidas como Electronic Shelf Label (ESL). Essa tecnologia substitui a tradicional etiqueta de papel, que já conhecemos nas prateleiras das lojas e supermercados, por dispositivos eletrônicos.
Os benefícios reais e diretos são percebidos logo em seguida, pois, integrado às etiquetas, há uma solução de software gerencial capaz de resolver inúmeros problemas do dia a dia de um varejista.
Eliminação da divergência de preço na loja
A maioria das lojas de varejo usam etiquetas tradicionais para informar o preço de cada produto. Por esse mesmo motivo é comum ouvir reclamação de clientes na hora de pagar pelas compras, pois o preço cobrado no caixa é diferente do anunciado dentro da loja.
Já com as Etiquetas Eletrônicas, o valor anunciado é atualizado assim que inserido ou alterado no sistema da empresa, que reúne todas as informações necessárias e pertinentes sobre cada produto. Dessa forma, a divergência de valores é eliminada, evitando desgastes desnecessários com o cliente.
Melhor comunicação sobre promoções
Promoções geralmente têm data e hora para começar e terminar. Além disso, dependem de fatores como disponibilidade de estoque do produto em questão, validade, etc. Todas essas informações se consideradas, dificultam muito qualquer campanha promocional, quando as alterações na prateleira são feitas manualmente.
As Etiquetas Eletrônicas possuem tecnologia de comunicação e apresentam diretamente nas gôndolas informações como: preço, informações de promoções, informações técnicas sobre o produto e informações de nível gerencial, como dados de estoque. Dessa forma, é possível planejar, agendar promoções de forma automática e instantânea na loja.
Sustentabilidade na prática com Etiquetas Eletrônicas
A economia também é uma das grandes vantagens dessa solução. O processo manual de rotular os produtos nas prateleiras, bem como alterar os preços, pede a presença de alguém que se desloca a cada alteração de informação do produto.
Com essa tecnologia, esse processo se torna automático, instantâneo e sem a necessidade de interferência humana. Além de evitar transtornos com erros que geralmente acontecem, custos com papel e impressão são dispensados.
Integração com e-commerce em lojas omnichannel
Uma das vantagens mais importantes dessa solução é a possibilidade de integração com e-commerce em lojas omnichannel. Isso porque além de automatizar grande parte dos processos de uma loja, a ferramenta compartilha informações em tempo real com a plataforma.
Benefícios Adicionais
É grande a quantidade de necessidades que essa solução pode atender, entre as mais comuns estão:
- caixas confiáveis que funcionam ininterruptamente;
- geração de informações fiscais corretas;
- controle compras x vendas;
- agilidade no atendimento;
- fidelização de clientes;
- controlar o crédito a clientes;
- controlar as perdas e as quebras identificadas;
- evitar as fraudes na frente de loja;
- evitar as fraudes no recebimento;
- cupom fiscal eletrônico;
- dúvidas sobre o SPED (Escrituração Eletrônica de Documentos);
- precificação de mercadorias.
Saia na frente
Os tempos mudaram e, com isso, também mudou a maneira como o consumidor escolhe se vai continuar comprando na sua loja ou na do concorrente. E para continuar sendo a preferência dos seus clientes, além de conquistar outros, é bom estar sempre atento à melhoria no atendimento deles.
Hoje em dia a questões como desenvolvimento e crescimento do seu negócio, melhoria da gestão dos processos internos da sua empresa, melhor controle da informação estratégica, redução de custos, já podem contar com a ajuda da tecnologia.
Conclusão
Além de introduzir as Etiquetas Eletrônicas no seu negócio é preciso saber como melhor apresentar seus produtos e gerenciá-los. Por isso, para aprimorar o seu conhecimento sobre gestão, sugerimos os livros:
- “Visual Merchandising” de Louis Bou — que explica detalhes de exibição de produtos em vitrine e PDV;
- “Administração de Varejo” de Fauze Najib Mattar — guia completo com conceitos, metodologia e técnicas para gestão em varejo.
Aproveite também e fale com um dos nossos consultores e entenda como essa e outras soluções podem melhorar e muito o desempenho do seu negócio.