Calendário Clube Promoções Lumi – Mês de Outubro
17 de outubro de 2017Você sabe como definir o seu mix de produtos? Descubra aqui
24 de outubro de 2017Você deseja desenvolver o seu negócio e sabe que, para isso, precisa melhorar o atendimento ao cliente. Porém, sua dúvida é não saber exatamente por onde começar. Já pensou em disponibilizar o serviço de self checkout?
Embora esse conceito já esteja sendo utilizado há muito tempo nos mercados americanos e europeus, no Brasil o serviço ainda é uma novidade, o que o torna um diferencial em termos competitivos.
Por essa razão, é interessante que você, como gestor, comece a avaliar os benefícios que essa solução pode trazer não apenas para sua empresa, mas também para a rotina dos seus consumidores.
Foi pensando em lhe ajudar que elaboramos este artigo. A seguir, vamos apresentar de forma clara e objetiva tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e confira!
O que é self checkout
Antes de mais nada, é importante compreender o que é o self checkout. Basicamente, o termo se refere a um serviço de autoatendimento que é disponibilizado aos clientes por meio de caixas automáticos, ou seja, sem a necessidade de um funcionário para passar as compras.
Benefícios do self checkout
Em relação aos benefícios do sistema, os pontos principais a destacar são a praticidade para os clientes e a economia para os lojistas.
Sem longas esperas na fila do caixa
Para começar, é preciso que você entenda que, ao instalar os self checkouts em seu estabelecimento, você estará oferecendo uma opção para o cliente fugir das filas — especialmente nos dias de maior movimento.
Sabe aquele cliente que não costuma fazer grandes compras, mas sim as famosas “compras de sacolinha”? Então, para ele essa solução certamente será de grande utilidade. Além disso, os apressados de plantão que passam apenas para comprar meia dúzia de produtos também serão beneficiados pelos terminais de autoatendimento.
Em outras palavras, o self checkout é mais direcionado às pequenas compras e, por isso, o recomendado é que você limite a quantidade de produtos aceitos — a maioria dos supermercados permitem no máximo até dez itens.
Economia na mão de obra e agilidade no atendimento
Já no que diz respeito à economia, a conta é simples: no espaço necessário para um caixa tradicional, é possível colocar até três de autoatendimento, sem contar com a vantagem de que não será preciso ter um funcionário para realizar as operações.
Contudo, é necessário que você tenha um responsável para orientar os clientes sobre a utilização dos self checkouts. Nesse caso, apenas um colaborador é suficiente para atender a demanda de, no mínimo, quatro caixas automáticos.
O propósito principal da adoção dessa tecnologia é agilizar o atendimento e reduzir os custos relativos à mão de obra. Além disso, outro aspecto que merece ser destacado, e que faz do self checkout uma questão a ser analisada, é que o setor varejista está entrando em uma nova era, muito mais dinâmica e inteligente.
Para concluir, não poderíamos deixar de mencionar que o pagamento das compras deve ser realizado somente via cartões de crédito, pelo menos no Brasil. Porém, a opção para pagar em dinheiro provavelmente estará sendo oferecida em breve, já que nos Estados Unidos e nos países da Europa isso já é possível.
Esperamos que este artigo possa ter lhe ajudado a entender melhor o conceito do self checkout e as vantagens de aplicá-lo em seu negócio. Se você gostou desse tema e deseja ficar por dentro de outros assuntos tão importantes quanto a esse, curta a nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no YouTube!