Ter um bom mix de produtos na loja é essencial para se manter forte e disputar a lealdade dos clientes. No entanto, trata-se de uma estratégia que precisa ser bem planejada. Caso contrário, pode trazer dores de cabeça e prejuízos.
Para ajudar você nessa tarefa, preparamos um post com algumas dicas simples, porém eficientes, de como definir um bom mix de produtos na sua loja. Pronto para começar? Então, acompanhe!
O mix de produtos representa o número total de linhas de mercadorias que a sua empresa oferece aos clientes. Ou seja, engloba toda a variedade de produtos disponíveis para venda na loja.
Por exemplo: os supermercados e hipermercados costumam ter o maior mix de produtos entre todos os tipos de lojas no mercado. Além da variedade de tipos, eles podem se diferenciar também por distribuidor. Dessa forma, a sua loja pode ter, em uma mesma linha, vários produtos com marcas e valores diferentes para aumentar as opções disponíveis.
Quando você possui um bom mix de produtos, aumenta consideravelmente as chances de vendas. O cliente gosta de comparar preços e marcas e, quando o mix é grande e bem variado, ele compara os preços dentro da própria loja, comprando lá mesmo tudo o que precisa.
Caso contrário, ele pode até levar alguma coisa, mas só o que considerar realmente uma oportunidade. Depois, ele segue com suas buscas e pesquisas entre lojas concorrentes.
Não adianta ter um grande mix de produtos disponível na loja se não for o que o cliente realmente precisa ou deseja. Isso só traria prejuízos com mercadorias encalhadas, forçando uma liquidação para limpar o estoque.
O ideal é que, antes de investir no mix, identifique o que é mais procurado pelos clientes na sua região. Você pode conseguir essa informação por meio de pesquisa direta aos clientes ou por meio de visitas aos concorrentes. Os produtos que mais tiverem em comum representam um padrão de procura local.
É comum que a sua loja tenha algumas linhas de produtos com melhor margem de lucro, mas que vendem menos. O inverso também acontece. Alguns produtos vendem mais, mas possuem uma margem de lucro apertada.
Nesse caso, o ideal é que você avalie de forma segmentada o mix existente, comparando o volume médio de vendas mensal com o retorno que ele proporciona. Nessa avaliação, você pode descobrir quais produtos vendem menos e geram custos, bem como os que vendem mais e compensam as perdas.
Se for o caso, foque nas vendas dos produtos com maior saída, mesmo que eles sejam menos lucrativos, e reduza o estoque dos que saem menos. O que importa é girar mercadoria rapidamente e gerar um volume maior de receitas.
Lembra quando falamos sobre ter também mais marcas disponíveis do mesmo produto? Então, isso será crucial para manter o cliente na sua loja e fazer com que ele saia de lá levando tudo o que precisa.
Nessa estratégia, você pode trabalhar com duas, três ou mais marcas para um produto específico. O segredo é oferecer uma ou mais que seja bem popular (com preços bem em conta) e outras consideradas premium (com preços e qualidades superiores).
Agora você pode equilibrar a margem de lucro entre as marcas e ter uma boa rentabilidade nas vendas, mesmo que saia apenas o mais barato. Além disso, o cliente não precisará ir a outra loja para comprar o produto, pois terá a conveniência de fazer a pesquisa e decidir ali mesmo qual vai levar.
Mais uma coisa. Fazer todo esse trabalho manualmente pode exigir tempo, um grande esforço e deixar a sua estratégia de mix de produtos sujeita a erros. Para ter melhores resultados, prefira contar com um software de gestão específico para o varejo. Assim, tarefas como a classificação de produtos, compensação de perdas, históricos de vendas e outras podem ganhar agilidade e precisão.
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A proximidade com o mercado e o surgimento do setor de Automação Comercial permitiram que em 1994 fosse criada a Lumi Consultoria e Sistemas, com foco na venda de produtos de tecnologia para o varejo e prestação de serviços de consultoria.
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