• Sobre nós
  • Soluções
  • Segmentos
    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.
    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Parceiros
  • Casos de Sucesso
    Quer saber o que nossos clientes acham da Lumi Software?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:
    ASSISTIR
    depoimento-5.jpg
    BIG BOX
    Nesse vídeo mostraremos o Diretor adimistrativo do BIG BOX, e qual a opinião dele em relação a Lumi software.
    depoimento-4.jpg
    GUARAPARI
    Veja o que a loja Guarapari pensa da gente, ou melhor, o diretor da rede Guarapari, acha da gente!
    depoimento-1.jpg
    VENEZA
    Nesse Case da Lumi mostramos o que o diretor administrativo do Veneza acha da Lumi!
    depoimento-3.jpg
    CAMPELO
    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi? Escute rapidamente a diretora das lojas Campelo acha da gente.
  • TV Lumi
    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.
    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

  • Nosso Blog
  • Suporte
    Precisa de Suporte?
    Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 
    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporte e consultoria não operante.

Ligamos para você!
Lumi Software tem crescimento real de 19% em 2016
26 de janeiro de 2017
Calendário de Promoções Lumi Scanntech – Mês de Fevereiro
3 de fevereiro de 2017

Saiba como reduzir o estoque para otimizar custos

30 de janeiro de 2017
Categorias
  • Blog
  • Gestão
Tags

O estoque pode ser considerado como o coração de uma empresa e, por isso mesmo, se ele tiver algum problema as repercussões podem ser consideravelmente sérias. Dentro desse contexto, um bom conhecimento do acervo pode melhorar os processos e até mesmo otimizar custos.

No entanto, muitos gestores não sabem como fazer essa administração de maneira adequada e acabam amargando prejuízos desnecessários. Para que isso não aconteça no seu negócio, não deixe de ler as dicas que preparamos no conteúdo a seguir. Confira:

Aposte na previsão de demandas

A previsão de demandas é uma das metodologias mais eficientes para gerir o estoque e otimizar custos. Você pode utilizá-la com eficiência se baseando no desempenho anterior e obtendo alguns parâmetros que vão contribuir para que a empresa trabalhe com uma quantidade adequada de produtos, sem o risco de ficar desabastecida.

Para fazer isso do jeito certo, existem alguns cálculos interessantes. Você não pode se esquecer de considerar algumas variáveis como a sazonalidade e datas comemorativas. Porém, em linhas gerais, uma média aritmética do consumo dos últimos seis meses contribui para ter uma excelente noção do que esperar no mês atual.  

Conheça o método “just in time”

O método “just in time” é outra alternativa para quem deseja reduzir o estoque e otimizar custos. A tradução do termo em inglês pode ser entendida como “em cima da hora” ou algo simular. Como o próprio nome diz, a ideia é trabalhar de acordo com a demanda, só dando início à reposição após finalizar a venda do produto.

No entanto, é preciso tomar algumas atitudes antes de adotá-lo, para não correr o risco de ficar descoberto. Primeiro, você deve ter uma boa noção da média de consumo das suas mercadorias, de forma a ter uma reserva de giro. Depois, uma relação de confiança com os fornecedores é essencial, pois se eles atrasarem, você pode deixar o cliente na mão.

Integre suas equipes

Um dos grandes erros que muitas empresas cometem é justamente a falha em integrar funcionários e equipes. Isso resulta não apenas em processos mais lentos, mas também na dificuldade de transmitir informações e na maior necessidade de retrabalhos, o que evidentemente acarreta em prejuízos.

Os departamentos de venda e estoque, por exemplo, precisam estar em perfeita consonância. Se um produto está em falta no acervo, o vendedor não pode oferecê-lo para o cliente.  Já quando uma mercadoria tem uma compra volumosa e o colaborador do estoque não fica sabendo de imediato, a reposição pode ser mais lenta do que deveria.

Adote um software gerencial

Gestores dinâmicos e modernos não podem hesitar em implementar soluções tecnológicas nos seus negócios. Diante dessa realidade, um software gerencial pode ajudar sensivelmente a tornar o seu estoque mais eficiente, melhorando o controle financeiro, reduzindo os riscos de prejuízos e, obviamente, otimizando os custos.

Esses programas são uma verdadeira revolução na administração do acerto, dando muito mais exatidão para as equipes. Todas as informações relevantes são digitalizadas e centralizadas em um só local, facilitando a tomada de decisões e permitindo um melhor planejamento para empresas que compram e vendem mercadorias.

E agora, já sabe como reduzir o estoque para otimizar custos? Veja também nosso ebook Como reduzir custos sem perder a qualidade! 

Para saber mais sobre a Lumi Software e o que fazemos, visite o nosso website: Lumi Software.

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

precificação
31 de março de 2022

Você sabe como realizar a precificação dos produtos de sua loja?


Leia mais
ruptura de estoque
25 de março de 2022

Saiba como identificar a ruptura de estoque em seu comércio


Leia mais

Conheça Nosso no Youtube

  • Blog (365)
  • Business (19)
  • E-book (17)
  • ERP (2)
  • Fiscal (45)
  • Gestão (146)
  • Inovações (1)
  • Lumi Gerencial (126)
  • Lumi Software (203)
  • Sem categoria (13)
  • Varejo (1)

Posts Recentes

  • precificação0
    Você sabe como realizar a precificação dos produtos de sua loja?
    31 de março de 2022
  • ruptura de estoque0
    Saiba como identificar a ruptura de estoque em seu comércio
    25 de março de 2022
  • pagamentos com cartão0
    Conheça as vantagens em aceitar pagamentos com cartão em seu comércio
    11 de março de 2022

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SEGMENTOS

  • Supermercado
  • Atacados
  • Atacarejos
  • Food Services

LINKS ÚTEIS

  • Parceiros
  • Nosso Blog
  • Cases
  • TV Lumi

SUPORTE

  • Central de Atendimento
  • Base de Conhecimento
  • Ebooks
  • Ligamos para Você!

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções