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Ruptura de estoque: como isso impacta no varejo?

8 de agosto de 2016
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A ruptura de estoque ocorre quando um cliente chega até a empresa para fazer uma compra, porém o produto não está disponível. Ou seja, é quando o estoque da empresa não consegue atender uma demanda.

Esse descontrole, além da perda da venda, pode causar outros problemas para o negócio — que envolve, inclusive, prejuízos financeiros. Continue acompanhando a leitura e saiba mais sobre como ela afeta a empresa e como pode ser evitada!

Como a ruptura de estoque afeta a relação com os clientes?

O principal problema que a ruptura de estoque causa na relação com os clientes é a insatisfação, ocasionada pela expectativa de se adquirir um produto que não está disponível para a venda. Essa experiência desagradável, além de fazer com que o cliente procure o concorrente, pode causar uma imagem negativa e fazer com que essa pessoa não volte mais a fazer negócio.

Além do prejuízo com a perda da venda, a ruptura é um sinal de que o giro dos materiais e a demanda do mercado não estão sendo acompanhados adequadamente, o que significa que o capital de giro está sendo utilizado de forma ineficiente pelo setor de compras ao fazer a aquisição dos produtos.

De que forma ela pode ser evitada?

Apesar do problema e de suas consequências, a ruptura pode ser evitada de algumas formas simples. Dentre elas:

Organização do estoque

Manter o estoque organizado é essencial para ter o controle da disponibilidade dos itens e identificar a necessidade de reposição. Essa organização envolve a separação dos itens por grupo, por marca e, principalmente, a disciplina de fazer e manter o endereçamento correto desses materiais dentro do estoque.

Inventário de materiais

O inventário, também chamado de balanço, é a atividade de realizar a contagem dos itens e comparar o resultado com o controle adotado — que pode ser via planilha ou sistema. Ele ajuda a identificar se as quantidades do estoque físico estão condizentes com as informações contábeis e fazer os ajustes adequadamente.

Além disso, ele ajuda a identificar as causas dessas discrepâncias e o que o gestor pode fazer para evitar as falhas.

Controle do giro dos produtos

O controle de saída dos produtos, bem como a realização da previsão da demanda, são essenciais para compor um estoque mais assertivo, com um índice menor de rupturas. O giro de um material é a informação do tempo que ele fica em estoque, desde o seu recebimento, até o momento em que ele é vendido.

Essa informação ajuda o setor de compras a saber melhor qual é o momento adequado para fazer a compra, bem como a quantidade ideal para que os itens estejam disponíveis.

Utilização de um software de gestão

A utilização de controles manuais aumenta os riscos de erros, discrepâncias e falhas, que podem fazer com que os itens estejam disponíveis nos controles, mas ausentes no estoque físico, causando a ruptura.

Nesse sentido, um sistema de gestão automatiza as atividades de controle de entradas e saídas, melhora o controle de disponibilidade, auxilia na identificação do giro e ainda fornece a possibilidade de relatórios que ajudam o gestor no processo de tomada de decisão.

A ruptura de estoque causa problemas no relacionamento com os clientes, porém ela é um sinal de que o estoque não está sendo gerido da forma mais adequada. Portanto, é necessário identificar o que provoca esse problema e atuar para eliminá-lo, reduzindo consideravelmente o índice de rupturas.

O que achou desse post sobre ruptura de estoque? Aproveite para saber também quais são os principais erros no controle de perdas!

Clique aqui e veja alguns casos de sucessos relacionados a nossa empresa.

 

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