Por que todas empresas devem investir na segurança de dados?

As ocorrências de invasões e furto de dados têm crescido assustadoramente nas pequenas e médias empresas, com hackers mais astutos e ameaças piores a cada dia. Vítimas dessa situação vivem momentos de constrangimento, frustração e insatisfação. E tudo isso está ligado diretamente à segurança de dados que se coloca em um sistema.

Diante de um cenário em que tanto a tecnologia como a informação se tornaram imprescindíveis em uma corporação — como o uso no marketing, na área de vendas, financeiro e na automatização de processos —, é necessária a preservação da confidencialidade e integridade de dados sigilosos. Portanto, ter uma infraestrutura bem formada que resguarde e transmita confiança para as pessoas é muito importante.

Pensando nisso, vamos mostrar a você os maiores motivos para que se invista nessa área da sua companhia e você tenha muito mais tranquilidade na hora de armazenar informações. Confira!

Exposição e vulnerabilidade

As ameaças cibernéticas são as mais comuns nas empresas, devido à facilidade e a sensação de impunidade que muitas vezes a internet oferece aos invasores. Isso pode deixar a companhia de mãos atadas, tendo de lidar com problemas irreversíveis. Nessa situação a melhor atitude é adotar medidas preventivas.

Existem diferentes formas e tipos de ataques virtuais. Entre os problemas que os ataques cibernéticos trazem, estão listadas ocorrências de rastreamento de dados da organização, vírus e malwares nos computadores e exposição de arquivos sigilosos. Podem, inclusive, deixar todo o negócio comprometido e fora do ar.

Risco de processos jurídicos

É preciso lembrar que a empresa tem responsabilidades cíveis e penais para com os dados dos clientes.

Portanto, se não houver um bom sistema de segurança de dados e, consequentemente, arquivos forem corrompidos ou vazados para a internet, isso poderá trazer ações judiciais, por iniciativa dos clientes prejudicados. Para evitar tais consequências jurídicas, é preciso ficar atento a esse aspecto, a fim de evitar eventuais problemas e gerar graves prejuízos financeiros à companhia.

A imagem da companhia

Analisando pelo lado ético (tomando como referência a idealização criada pela sociedade) e mercadológico, ter uma forte segurança digital demonstra aos clientes e potenciais compradores uma corporação preocupada e que preza pelo sigilo e cuidado com os seus clientes criando uma reputação favorável para a sua empresa.

Você já pode imaginar o tanto que isso qualificará seu negócio e aumentará sua competitividade em relação às outras empresas do setor.

Interrupção do funcionamento da empresa

Pode parecer um pouco absurdo, mas toda vez que acontecem ataques e ameaças contra a segurança da informação, as funções que dependem disso simplesmente param até que seja solucionado o incidente, causando falhas no funcionamento correto dos setores e atrasando toda produtividade.

Quando esse imprevisto ocorre, notas fiscais, vendas, cadastramento de pessoas e fornecedores, entre outros, ficam impossibilitados de serem usados. Na indústria, pode afetar inclusive o setor de produção, danificando muitos componentes dela.

Dicas e recomendações

Agora que você viu o quanto pode prejudicar sua companhia se deixar de lado a segurança das informações que nela existem, comece a tomar as providências necessárias para a preservação dos dados e prevenir o comprometimento do funcionamento da empresa.

Recomendamos leituras mais aprofundadas também, como os livros: “Trilhas em Segurança da Informação”, de Carlos Cabral; e “Segurança de Dados: criptografia em rede de computador”, escrito por Routo Terada.

Se gostou de aprender sobre segurança de dados e os motivos de investir nessa área, então, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e ter acesso a conteúdos exclusivos!

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*