4 dicas úteis para fazer backup na empresa
27 de fevereiro de 2018Atualização da versão do PDV 5.1 016
13 de março de 2018As ocorrências de invasões e furto de dados têm crescido assustadoramente nas pequenas e médias empresas, com hackers mais astutos e ameaças piores a cada dia. Vítimas dessa situação vivem momentos de constrangimento, frustração e insatisfação. E tudo isso está ligado diretamente à segurança de dados que se coloca em um sistema.
Diante de um cenário em que tanto a tecnologia como a informação se tornaram imprescindíveis em uma corporação — como o uso no marketing, na área de vendas, financeiro e na automatização de processos —, é necessária a preservação da confidencialidade e integridade de dados sigilosos. Portanto, ter uma infraestrutura bem formada que resguarde e transmita confiança para as pessoas é muito importante.
Pensando nisso, vamos mostrar a você os maiores motivos para que se invista nessa área da sua companhia e você tenha muito mais tranquilidade na hora de armazenar informações. Confira!
Exposição e vulnerabilidade
As ameaças cibernéticas são as mais comuns nas empresas, devido à facilidade e a sensação de impunidade que muitas vezes a internet oferece aos invasores. Isso pode deixar a companhia de mãos atadas, tendo de lidar com problemas irreversíveis. Nessa situação a melhor atitude é adotar medidas preventivas.
Existem diferentes formas e tipos de ataques virtuais. Entre os problemas que os ataques cibernéticos trazem, estão listadas ocorrências de rastreamento de dados da organização, vírus e malwares nos computadores e exposição de arquivos sigilosos. Podem, inclusive, deixar todo o negócio comprometido e fora do ar.
Risco de processos jurídicos
É preciso lembrar que a empresa tem responsabilidades cíveis e penais para com os dados dos clientes.
Portanto, se não houver um bom sistema de segurança de dados e, consequentemente, arquivos forem corrompidos ou vazados para a internet, isso poderá trazer ações judiciais, por iniciativa dos clientes prejudicados. Para evitar tais consequências jurídicas, é preciso ficar atento a esse aspecto, a fim de evitar eventuais problemas e gerar graves prejuízos financeiros à companhia.
A imagem da companhia
Analisando pelo lado ético (tomando como referência a idealização criada pela sociedade) e mercadológico, ter uma forte segurança digital demonstra aos clientes e potenciais compradores uma corporação preocupada e que preza pelo sigilo e cuidado com os seus clientes criando uma reputação favorável para a sua empresa.
Você já pode imaginar o tanto que isso qualificará seu negócio e aumentará sua competitividade em relação às outras empresas do setor.
Interrupção do funcionamento da empresa
Pode parecer um pouco absurdo, mas toda vez que acontecem ataques e ameaças contra a segurança da informação, as funções que dependem disso simplesmente param até que seja solucionado o incidente, causando falhas no funcionamento correto dos setores e atrasando toda produtividade.
Quando esse imprevisto ocorre, notas fiscais, vendas, cadastramento de pessoas e fornecedores, entre outros, ficam impossibilitados de serem usados. Na indústria, pode afetar inclusive o setor de produção, danificando muitos componentes dela.
Dicas e recomendações
Agora que você viu o quanto pode prejudicar sua companhia se deixar de lado a segurança das informações que nela existem, comece a tomar as providências necessárias para a preservação dos dados e prevenir o comprometimento do funcionamento da empresa.
Recomendamos leituras mais aprofundadas também, como os livros: “Trilhas em Segurança da Informação”, de Carlos Cabral; e “Segurança de Dados: criptografia em rede de computador”, escrito por Routo Terada.
Se gostou de aprender sobre segurança de dados e os motivos de investir nessa área, então, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e ter acesso a conteúdos exclusivos!