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20 de junho de 2017Vendas estagnadas são o pesadelo de todo comerciante. Uma ótima estratégia para evitar o problema é a utilização de cupons de desconto como alternativa para atração de público.
Neste artigo explicaremos os detalhes dessa tática promocional e como utilizá-la para aumentar as vendas no varejo e estimular o giro de estoque.
Continue a leitura e entenda como oferecer esse diferencial para seus clientes!
Veja os tipos de cupons de desconto
Basicamente, existem quatro formatos de cupons de desconto que apresentam bons resultados para a atração de clientes. Veja quais são:
Percentual de desconto
Esse é o mais popular entre as lojas. O método consiste em oferecer um percentual de desconto que será aplicado ao final da compra. Uma ótima estratégia é oferecê-lo como um brinde para quem se cadastra na sua newsletter. Ou então, enviá-los por e-mail para clientes frequentes como uma forma de lembrá-los do seu negócio e fazê-los se sentirem valorizadas.
Valor fixo de desconto
Essa talvez seja a forma mais simples de ofertar descontos: você determina um valor fixo e os clientes só precisam digitar o código ou apresentar o cupom para ter o abatimento aplicado no valor total da compra — sem incluir os custos com o frete.
Essa modalidade é muito útil para criar “vale presentes” ou a política de devolução — o cliente devolve o produto que não é serviu ou gostou e, em troca, recebe um cupom de desconto proporcional ao valor da mercadoria.
Frete grátis
Muitas empresas perdem vendas devido ao valor do frete — boa parte dos clientes não concordam em pagar um valor extra apenas pelo transporte das mercadorias.
Nesse sentido, oferecer cupons de desconto grátis para o frete é uma ótima estratégia para estimular as vendas — tanto no ambiente online quanto em lojas físicas que comercializam produtos de grande volume ou quantidade.
Clube de Promoções
Essa, certamente, é uma das melhores maneiras de atrair mais clientes e aumentar as vendas.
Consiste em filiar-se a uma plataforma que tem um sistema de parceria com grandes marcas. Após a habilitação, você poderá escolher as promoções que desejar — em um calendário oferecido mensalmente —, e essas ofertas aparecerão automaticamente no sistema de sua loja.
Feito isso, basta abastecer seu estoque e preparar-se para o período promocional. E os descontos serão reembolsados integralmente!
Evite prejuízos: limite os cupons de desconto
Descontos em excesso podem trazer prejuízos para o seu negócio. Por isso, é importante estabelecer algumas regras para aplicação:
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Quantidade de uso: estabeleça quantas vezes o cupom poderá ser utilizado, de acordo com o tamanho do seu benefício.
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Data de validade: a data para utilização dos cupons de desconto devem ser baseadas em suas estratégias. Além disso, estabelecer um prazo de validade cria um senso de urgência que estimula a compra — normal e por impulso.
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Valor mínimo: determine o valor mínimo da compra para ativação do cupom. Por exemplo: se você oferece um desconto de R$ 10 para compras acima de R$50, você garantirá uma entrada mínima de R$ 40 no caixa e evitará prejuízos.
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Categorias de produtos: pode ser utilizado para estimular a venda cruzada de produtos (crosselling). Por exemplo: ofereça cupons de desconto em suprimentos de informática para quem comprar notebooks.
Crie estratégias promocionais que levem em consideração quais formatos de cupons de descontos podem atrair mais clientes e trazer melhores resultados para o seu negócio. E não deixe de combinar alguns formatos de limitação para não comprometer a saúde financeira da sua empresa. E vale reforçar que o Clube de Promoções é uma ótima opção para atingir esse objetivo de maneira prática e eficaz!
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