Descubra como cupons de desconto podem aumentar suas vendas!
13 de junho de 2017Qual a importância do CRM para a sua empresa?
27 de junho de 2017As constantes modificações que atingem o mercado de trabalho também contribuem para melhorar os processos gerenciais, exigindo inovações nas empresas que buscam maior competitividade.
Sabendo-se que o valor do insumos representa mais de 40% da receita das corporações, a gestão de fornecedores é fundamental para evitar gastos excessivos com perdas de materiais, assim como em razão de má organização logística.
Ao contrário da visão tradicional, que impunha que a resolução dos problemas era de responsabilidade dos fornecedores, hoje a busca por parcerias em prol de soluções conjuntas é uma realidade. O mesmo acontece com o compartilhamento das informações.
Com isso em mente, vamos mostrar neste post as vantagens na utilização de uma matriz de fornecedores, objetivando uma gestão alicerçada nos bons resultados. Vamos nessa?
Como funciona uma matriz de fornecedores?
Diante de diferentes tipos de fornecedores e produtos dos mais variados, é preciso realizar um bom planejamento para não solicitar mais do que o necessário e nem em períodos de pouca saída de determinada mercadoria.
A matriz de fornecedores é justamente uma planilha organizacional para estruturar a logística, tendo como base o atual estágio das empresas que comercializam produtos especiais, exclusivos ou similares.
Um sistema de automação comercial é muito útil nesse momento, otimizando o tempo e ainda contribuindo para uma administração certeira, com dados estatísticos sobre entradas e saídas, ajudando a evitar perdas financeiras.
Trata-se de uma forma de estudar a potencialidade dos suprimentos, evitando compras desnecessárias. Por isso, a seleção dos fornecedores é extremamente importante.
Ou seja, a matriz é uma maneira de traçar uma estratégia de negócio. Quando aplicada de forma eficaz, desbanca a concorrência por meio da oferta de produtos inexistentes nos demais estabelecimentos ou por meio de uma venda com preços mais competitivos.
Como avaliar diferentes produtos na gestão de fornecedores?
A primeira dica é você dividi-los em quatro categorias referentes às mercadorias, com base no valor anual comprado e também no risco de fornecimento, como explicaremos a seguir:
Produtos Gargalos
São os produtos que possuem poucos fornecedores. Isso quer dizer que uma possível falta em seu estoque pode se transformar em um problema.
Geralmente, esse tipo de mercadoria tem um baixo valor anual de compra, mas, por outro lado, um alto risco em razão da escassez. Portanto, faça um bom planejamento.
Produtos Estratégicos
Conta com uma semelhança em relação aos gargalos: têm grande risco de fornecimento. No entanto, se diferencia pelo fato de representar altos valores de aquisição ao longo do ano.
Ou seja, a falta desse insumo também pode representar consideráveis perdas em sua empresa.
Produtos Não Críticos
Nesse caso, o setor de compras pode ficar tranquilo: são as mercadorias com grande disponibilidade de fornecedores.
Outra característica é o baixo valor anual de compra. Ou seja, o planejamento pode ser mais curto, já que uma possível saída em grande escala certamente seria suprida rapidamente.
Produtos Alavancáveis
Apesar de ter um grande número de fornecedores disponíveis no mercado, possui um alto valor de compra. Dessa forma, o risco é pequeno.
Como gerir fornecedores a partir da matriz?
Englobando todos os tipos de produtos em uma matriz, os que têm os maiores índices de compra nas empresas, representando até 80%, são os estratégicos e alavancáveis.
Com isso, é preciso fechar boas parcerias com um conjunto de fornecedores, organizando os processos.
Vale a pena manter um bom relacionamento, tendo em mente os objetivos de sua corporação e também o custo e valor de toda a cadeia produtiva.
Existem fornecedores parceiros, importantes e substituíveis. Analise criteriosamente a realidade da sua empresa e mantenha a logística sempre muito bem organizada, sempre levando em conta as necessidades baseadas no mercado consumidor.
Aplicando uma boa gestão de fornecedores, certamente ambas as partes sairão satisfeitas do processo, inclusive trazendo mais credibilidade ao seu negócio em relação aos produtos comercializados, fato que está nitidamente ligado à satisfação dos clientes.
Gostou do nosso post? Veja também nosso Ebook sobre: Relação com fornecedores: Um guia para otimizar parcerias.