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13 de junho de 2016No contexto atual em que as empresas de varejo enfrentam uma concorrência acirrada — e o consumidor está menos propenso a comprar —, o uso correto da informação se torna um fator crucial para permanecer no mercado. No entanto, é preciso saber que tipo de informação é realmente válido para a empresa.
Fazer a coleta e a organização das informações sobre os concorrentes, os clientes e o mercado é atribuição da inteligência competitiva, também chamada de inteligência de mercado. Depois de organizadas, essas informações são utilizadas para uma análise segura das tendências e dos cenários do mercado. Essa análise, por sua vez, orienta o processo de tomada de decisão no curto e no longo prazo.
Este artigo, portanto, vai te ajudar a usar a inteligência competitiva para melhorar as suas vendas no varejo. Confira!
O que é a inteligência competitiva?
A inteligência competitiva busca coletar e analisar informações com o objetivo de aprimorar as ações tomadas pela empresa, bem como aumentar a competitividade no mercado.
Sendo assim, a inteligência competitiva busca obter dados sobre os clientes e sobre a concorrência da empresa de maneira informal — por meio da imprensa ou de simples conversas. Informações obtidas em diferentes fontes são trabalhadas estrategicamente para a identificação de ameaças e oportunidades.
Utilizando a inteligência competitiva, é possível aprender com os erros e os acertos da concorrência, identificar os impactos que as ações estratégicas da sua empresa têm sobre a concorrência e sobre o mercado, realinhar sua estratégia sempre que necessário e garantir condições de sustentabilidade para o seu negócio.
Como utilizar a inteligência competitiva?
Você pode utilizar a inteligência competitiva para conhecer melhor a concorrência, bem como as ofertas e os diferenciais dos produtos e das condições negociais dessas outras empresas. Também é possível conhecer melhor o seu cliente — os hábitos, as preferências e as demandas de cada um. Sabendo o que a concorrência está apta a oferecer ao seu cliente, você tem as condições necessárias para fazer a melhor oferta.
A inteligência competitiva, portanto, pode ser utilizada na preparação dos seus funcionários, munindo-os de todas as informações necessárias para a realização de boas vendas. Ao conhecerem bem a política de vendas da própria empresa e dos concorrentes, os vendedores são capazes de apontar as principais vantagens da negociação e vencer determinadas objeções dos clientes.
Como captar, selecionar e analisar as informações coletadas?
Se você está se perguntando como vai captar, selecionar e interpretar um volume tão grande de informações, fique tranquilo! Já existem, no mercado, excelentes ferramentas que auxiliam o empreendedor nessa tarefa, como softwares que permitem a automação do estoque, da emissão de notas fiscais, do fluxo de caixa, e de muitas outras funções.
A automação dessas atividades é essencial para a otimização do tempo, além de permitir a captação de inúmeras informações importantes para a empresa e promover a integração entre vários setores. Dessa forma, é possível implementar melhores estratégias de venda, de captação e de fidelização de clientes.
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