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2 de janeiro de 20184 estratégias para redução de filas do caixa em supermercado
16 de janeiro de 2018Todo mundo já ouviu, em algum momento, a frase que diz “tempo é dinheiro”. Se você possui uma loja de varejo, sabe que o tempo de permanência dos clientes pode influenciar no total gasto por eles. Por trás dessa constatação, existe uma ciência muito interessante para a rentabilidade do seu negócio.
A empresa inglesa Path Intelligence publicou um estudo que descreve uma série de cálculos que mostram os resultados da relação entre o tempo de permanência dos clientes na loja e o volume gasto. O estudo indica, ainda, que se a visita do cliente puder ser ampliada em 1%, isso provoca um aumento de 1,3% nas vendas. Obviamente que você não pode obrigar o cliente a permanecer na loja.
Para isso, usará fatores capazes de influenciar nessa decisão. Continue a leitura e saiba como aumentar o tempo de permanência dos clientes na sua loja.
Crie uma ambientação com som
A música tem um poder estimulante nas pessoas. O volume e o tempo dela podem afetar significativamente o fluxo de consumidores dentro de uma loja. Músicas com ritmo rápido e batidas fortes, por exemplo, fazem com que as pessoas sintam a adrenalina e se movimentem com mais rapidez.
Estude o perfil dos seus clientes e crie uma playlist com as músicas que mais combinam com o perfil identificado e a proposta da loja. Quando ouvem uma canção da qual gostam, as pessoas adquirem uma percepção de tempo mais curta em relação às compras, ou seja, não sentem que os minutos e horas estão passando.
Incremente o seu com outros serviços
Você já percebeu como as grandes lojas estão recorrendo aos serviços-satélites para atrair e aumentar o tempo de permanência dos próprios clientes? Uma rápida ida ao supermercado pode comprovar isto. Nele, você encontra chaveiro, floricultura, casa lotérica, conserto de relógios, lanchonete e outros serviços.
Se você consegue incrementar o seu serviço com outros, nem que seja facilitando o acesso a eles, os clientes tenderão a passar mais tempo dentro da sua loja. Essa integração é convidativa sob o olhar do consumidor. Ao se ver diante dela, ele deseja aproveitar melhor o tempo e dedica atenção às outras necessidades e expectativas.
Melhore o atendimento da sua loja
Ninguém gosta de ser mal atendido, por isso, invista na melhoria do atendimento prestado em sua loja. Promova treinamentos para que os atendentes saibam quais são os diferenciais de cada produto, escutem o que o cliente tem a dizer e apontem as melhores soluções de acordo com as necessidades e expectativas identificadas.
O comportamento do consumidor mudou. Ele não costuma chegar à loja desinformado sobre os produtos e serviços que deseja. Por esse motivo, a sua equipe de atendimento deve estar bem-preparada para esclarecer dúvidas, apresentar soluções e, principalmente, negociar.
Invista em cross-selling
O cross-selling é a técnica que estimula o cliente a complementar a compra inicial. Se ele chega à loja em busca de um smartphone novo, por que não oferecer também itens complementares como película e case protetora? Já que ele necessitará desses outros produtos em algum momento, o ideal é oferecê-los no ato da primeira compra.
Essa técnica é muito conhecida nas lojas on-line. Nos pontos de venda ela pode ser aplicada por meio da reestruturação do seu mix de produtos. Mantenha os itens complementares próximos aos respectivos produtos principais, aqueles que geram uma maior conversão nas vendas.
Se você deseja aumentar o tempo de permanência dos clientes na sua loja, invista nas ações citadas acima e prepare-se para desfrutar do impacto positivo que elas trarão no faturamento do negócio.
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