Como aumentar o tempo de permanência de cliente em lojas?
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18 de janeiro de 2018Quantas vezes o seu estabelecimento já apresentou aquelas filas de supermercado? Seus clientes demoraram tanto na fila, que até desistiram de comprar os produtos? Saiba o porquê de você não ser o primeiro e nem o último a passar por isso.
Com o avanço da tecnologia do século XXI, um dos grandes empecilhos na fila é o tempo de espera, pois não toleramos mais de 15 minutos. Outra grande causa desse transtorno que passa o cliente são os códigos de barras, por terem modelos diferentes e, portanto, muitas vezes, o operador do caixa tem que digitar os números um por um. Promoções também podem causar filas imensas, se forem feitas de forma errada.
Quer saber, então, como sair dessa situação e diminuir o tempo de espera? Neste texto, vamos mostrar formas simples de como reduzir uma fila de supermercado. Continue com a gente. Vamos conferir.
1. Opte pelo sistema infravermelho
Esse modelo tem sido implantado atualmente nas grandes lojas da Kroger Co., e seus resultados têm sido satisfatórios, pois esses sensores que detectam o calor humano identificam, de tempos em tempos, a necessidade de se abrir outro caixa para desafogar a fila.
O interessante é que essa inovação não substitui o trabalho humano, mas o torna mais proficiente, ou seja, ágil e organizado. Parece que se gasta muito dinheiro com isso, mas é um sistema barato em relação ao custo-benefício.
2. Implante um autosserviço de pagamentos
Uma boa ideia, também, é deixar que as próprias pessoas paguem os produtos. Além de reduzir muito a fila, gerará mais fidelização do cliente, porque ele terá que ter um cartão-fidelidade ou de débito/crédito. A máquina usada é um scanner leitor de código de barras, que é totalmente portátil.
Empresas que desenvolvem esse sistema, podem alcançar uma melhora significativa no congestionamento das filas. Isso já é suficiente, até porque, nos dias tumultuados, não haverá mais demora no atendimento do caixa.
3. Coloque uma etiquetagem eletrônica
Você pode agilizar muito a vida dos clientes e funcionários tendo um sistema que o comprador só precisa pagar a conta quando chegar no caixa, porque, enquanto estiver na fila, os produtos já serão contabilizados por um sensor.
Assim, o checkout pode ser facilitado, e o tempo, diminuído. Isso tem ajudado muitos supermercados gerando um bom retorno.
4. Utilize um Sistema de Gestão
Implantar um Sistema de Gestão ERP para melhoria da parte financeira, de RH, de estoque, de vendas, de fornecimento, entre outros, pode ajudar na otimização das tarefas do supermercado.
Você pode conhecer mais sobre esse método inovador clicando aqui e aumentando, assim, as chances de fazer o seu estabelecimento ser diferenciado e acabar com esse problema de filas.
Lembre-se de que fazer uma boa estratégia na hora de escolher qualquer um desses sistemas sempre é bom, até porque só assim você terá sucesso na sua empreitada.
E aí, leitor? Gostou de conhecer essas dicas sensacionais para acabar com as filas de supermercado? Então compartilhe este texto com seus amigos e conhecidos e ajude-os a melhorar suas lojas também!