Ebook – Guia prático sobre o BI e como aplicá-lo na sua empresa
20 de fevereiro de 2018Por que todas empresas devem investir na segurança de dados?
6 de março de 2018Não é de hoje que a segurança da informação é uma das prioridades das empresas. Seja para manter ideias e projetos longe dos concorrentes ou garantir o sigilo das informações dos clientes, as organizações precisam investir em atividades e tecnologias que não só protegem, como também armazenam os dados de um negócio, como a prática de fazer backup.
Realizar backups é um procedimento fundamental para evitar perdas de informações relevantes do empreendimento e garantir que, em momentos de problemas, os dados estejam salvos e possam ser recuperados. Entretanto, um bom armazenamento de informações deve ser feito seguindo orientações, assegurando que nada será feito de forma errada.
Pensando nisso, listamos 4 dicas para fazer backup dos dados do seu negócio, aumentando as chances de garantia das informações da sua empresa.
1. Use diferentes métodos de arquivamento
A primeira dica é adotar o uso de diferentes métodos de arquivamento dos dados da empresa. Essa prática amplia a proteção das informações e facilita o acesso para os arquivos criados em backup.
Todo equipamento usado para guardar as informações, sejam CDs, DVDs, pen drives ou HDs externos, possuem riscos e chances de apresentarem problemas. Dessa forma, o ideal é realizar mais de um backup, em diferentes dispositivos, garantindo que os dados ficarão salvos em casos de adversidades.
2. Faça backup em nuvem
A segunda dica é fazer backup de informações em nuvem, ou seja, usar softwares e soluções que mantenham seus dados na internet e podem ser acessados por diferentes dispositivos conectados à rede.
Essa prática é cada vez mais comum no mercado e proporciona diversos benefícios. Além da facilidade de acesso, essas soluções oferecem um espaço de armazenamento enorme e usam as principais e mais avançadas opções de segurança, garantindo uma proteção adequada para a empresa.
3. Estabeleça níveis de acessos internos
Outra prática importante é estabelecer níveis de acessos internos, definindo senhas e até mesmo limites de funcionalidades para cada membro do time. Alguns sistemas e softwares permitem que o gestor defina o nível de acesso que cada funcionário possui.
Dessa forma, as informações mais importantes não podem ser vistas por qualquer pessoa. Essa prática aumenta a segurança dos dados.
4. Use softwares de gestão
Adicionalmente investir em softwares de gestão é indicado não só para facilitar o processo de armazenamento de dados, uma vez que eles realizam esse processo de forma automática e padronizada. Esses sistemas também auxiliam na captação de um maior número de informações e no seu uso para a tomada de decisão mais assertiva por meio de relatórios personalizados para a gestão.
Bons softwares de gestão apresentam diferentes módulos que integram as áreas de negócio, coletando e armazenando todas as informações relevantes da empresa.
A importância das boas práticas
O processo de backup é superimportante para qualquer negócio. Para que ele seja feito da melhor forma, é necessário adotar boas práticas e procedimentos que garantam sua boa execução, como os que citamos neste artigo!
Agora, que você já sabe como fazer backup com segurança e eficiência no seu negócio, confira 5 tendências de varejo para 2018 e garanta melhores resultados para a empresa! Fale com um de nossos consultores.