Uma das primeiras empresas a conseguir uma relevância no mercado eletrônico, a Amazon possui uma série de estratégias que servem de inspiração para o pequeno varejista. Seu objetivo é conquistar a satisfação dos seus clientes, para que eles mesmos possam transmitir o valor da experiência que tiveram ao comprar com a Amazon e assim atrair novos consumidores.
E foi pensando em ajudar outros empreendedores que fizemos esse artigo para apresentar 5 lições que o pequeno varejista deve aprender com Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon.
Equilibrar esses dois comportamentos é essencial para qualquer empreendedor. A flexibilidade e persistência sempre devem caminhar juntas. É necessário que você seja persistente, para jamais desistir daquilo que você tanto deseja e ao mesmo tempo ser flexível para conseguir solucionar o problema que você precisa resolver.
Para Jeff Bezos, a cultura organizacional é muito importante para garantir sua liderança no mercado. A partir do processo de contratação já é deixado claro que o que é realmente prioritário são as pessoas e a cultura. Ele procura por pessoas que entendem o propósito da empresa e acreditam nele.
Idéias inovadoras sempre trazem seus riscos, grandes empresas como a Amazon já passaram e ainda passam por situações como estas. Porém, segundo Bezos, bons empreendedores não gostam de se sentirem ameaçados, por isso que ao surgir uma boa ideia ousada, é essencial que primeiramente sejam identificados os riscos que ela pode trazer e eliminá-los imediatamente.
De acordo com Bezo, “se você contratar tubarões, você não pode esperar que eles hajam como golfinhos”. Definir um equipe que realmente goste de renovar e sabe identificar uma inovação é de suma importância para a empresa, pois irá ajudá-la a ficar mais forte e sair na frente dos seus concorrentes.
Contratar pessoas que não tenham os mesmos objetivos da empresa, poderá gerar impactos negativos na lucratividade da mesma. É mais adequado entrevistar 30 pessoas e não contratar nenhuma do que contratar uma pessoa inadequada.
Valorizar seus clientes é um dos segredos para alcançar o sucesso da sua empresa. A Amazon, por sua vez, pensa a longo prazo e um dos seus objetivos é valorizar a experiência do seu consumidor, oferendo a eles ferramentas dentro do próprio site que possibilita que o cliente compare preços dos concorrentes, dentre outras que podem parecer pouco lucrativas mas mantem consumidores fascinados.
Os processos de aquisição de clientes consistem em oferecer o melhor produto com todo o cuidado que o cliente merece.
Todo pequeno varejista deve estar atento a estas lições, pois histórias de superações de grandes empreendedores dos dias atuais é o que nos motivam a não desistir jamais. Estar atento as mudanças do mercado e da tecnologia é muito importante. Por isso, invista em seu negócio, aplique seu dinheiro em softwares gerenciais, para facilitar a resolução dos problemas do seu dia a dia. E lembre-se de assumir uma postura inovadora, para poder manter o seu negócio atualizado.
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