5 lições que o pequeno varejista deve aprender com a Amazon

Uma das primeiras empresas a conseguir uma relevância no mercado eletrônico, a Amazon possui uma série de estratégias que servem de inspiração para o pequeno varejista. Seu objetivo é conquistar a satisfação dos seus clientes, para que eles mesmos possam transmitir o valor da experiência que tiveram ao comprar com a Amazon e assim atrair novos consumidores.

E foi pensando em ajudar outros empreendedores que fizemos esse artigo para apresentar 5 lições que o pequeno varejista deve aprender com Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon.

Equilibre a persistência e a flexibilidade

Equilibrar esses dois comportamentos é essencial para qualquer empreendedor. A flexibilidade e persistência sempre devem caminhar juntas. É necessário que você seja persistente, para jamais desistir daquilo que você tanto deseja e ao mesmo tempo ser flexível para conseguir solucionar o problema que você precisa resolver.

Promova uma cultura organizacional

Para Jeff Bezos, a cultura organizacional é muito importante para garantir sua liderança no mercado. A partir do processo de contratação já é deixado claro que o que é realmente prioritário são as pessoas e a cultura. Ele procura por pessoas que entendem o propósito da empresa e acreditam nele.

Identifique e remova os riscos imediatamente

Idéias inovadoras sempre trazem seus riscos, grandes empresas como a Amazon já passaram e ainda passam por situações como estas. Porém, segundo Bezos, bons empreendedores não gostam de se sentirem ameaçados, por isso que ao surgir uma boa ideia ousada, é essencial que primeiramente sejam identificados os riscos que ela pode trazer e eliminá-los imediatamente.

Defina uma equipe de alto nível

De acordo com Bezo, “se você contratar tubarões, você não pode esperar que eles hajam como golfinhos”. Definir um equipe que realmente goste de renovar e sabe identificar uma inovação é de suma importância para a empresa, pois irá ajudá-la a ficar mais forte e sair na frente dos seus concorrentes.

Contratar pessoas que não tenham os mesmos objetivos da empresa, poderá gerar impactos negativos na lucratividade da mesma. É mais adequado entrevistar 30 pessoas e não contratar nenhuma do que contratar uma pessoa inadequada.

Valorize o seu cliente

Valorizar seus clientes é um dos segredos para alcançar o sucesso da sua empresa. A Amazon, por sua vez, pensa a longo prazo e um dos seus objetivos é valorizar a experiência do seu consumidor, oferendo a eles ferramentas dentro do próprio site que possibilita que o cliente compare preços dos concorrentes, dentre outras que podem parecer pouco lucrativas mas mantem consumidores fascinados.

Os processos de aquisição de clientes consistem em oferecer o melhor produto com todo o cuidado que o cliente merece.

Todo pequeno varejista deve estar atento a estas lições, pois histórias de superações de grandes empreendedores dos dias atuais é o que nos motivam a não desistir jamais. Estar atento as mudanças do mercado e da tecnologia é muito importante. Por isso, invista em seu negócio, aplique seu dinheiro em softwares gerenciais, para facilitar a resolução dos problemas do seu dia a dia. E lembre-se de assumir uma postura inovadora, para poder manter o seu negócio atualizado.

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