Backup em nuvem: 3 mitos e 3 verdades para você saber mais sobre
17 de abril de 2018Horário de funcionamento Dia do Trabalho
25 de abril de 2018Entender como controlar e diminuir despesas operacionais na empresa é uma das formas mais eficazes para potencializar os lucros, bem como tornar o negócio mais sólido. Logo, será possível se destacar no mercado.
Existem, no entanto, algumas práticas que podem ser adotadas com esse propósito. É necessário: otimizar os processos existentes, eliminar custos não estratégicos e investir em tecnologias eficazes, por exemplo.
Pensando nisso, criamos um artigo especialmente para você. Hoje, vai entender como controlar e diminuir despesas operacionais na sua empresa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.
1. Otimize os processos diários
As diversas entregas de uma empresa são feitas por meio dos processos diários. Esses, por sua vez, devem acontecer com fluidez e harmonia, garantindo a redução de erros, desperdícios e conflitos ao longo do expediente de trabalho.
Para otimizar os processos, é preciso identificar e eliminar possíveis dificuldades. Também é importante investir em sistemas de gestão, eles auxiliam na melhoria do controle do que acontece na sua empresa.
2. Elimine custos não estratégicos
No livro “Dobre seus lucros: como reduzir os custos, aumentas as vendas e melhorar drasticamente os resultados de sua empresa”, Bob Fifer divide os custos em dois blocos: os estratégicos (capazes de gerar novos negócios) e os não estratégicos (necessários apenas para manter a empresa ativa) — foque na redução desse último tipo.
Como custo não estratégico, é possível destacar: salário do setor administrativo, energia, água e aluguel do ponto comercial. Busque eliminá-los ou reduzi-los significativamente, logo será possível ter uma maior margem de lucro operacional.
3. Renegocie valores com os fornecedores
Grande parte dos custos operacionais vem do próprio estoque da empresa, isto é, dos insumos adquiridos para venda. É preciso buscar por preços mais competitivos e renegociar os atuais valores com os fornecedores.
4. Envolva as equipes de trabalho
Alguns custos podem ser evitados com o maior envolvimento da sua equipe. Mostre a importância de zelar pelo bom uso das máquinas e de ter cuidado com os insumos, por exemplo.
Defina uma meta de redução de custos, depois envolva todo o time no seu alcance. Informe que, se a meta for atingida, parte do valor poupado será convertido em bônus ou que receberão alguma outra recompensa interessante.
5. Conte com um bom sistema de gestão
Um bom sistema de gestão contribui para integrar os diversos setores da empresa, manter os profissionais alinhados e atualizados sobre o que precisa ser feito. Sem um bom sistema de gestão, no entanto, perde-se tempo, produtividade e lucro. Em um mercado que demanda decisões cada vez mais rápidas e eficientes, é imprescindível contar com tecnologias de ponta.
Conclusão
Use as dicas aqui citadas para potencializar os lucros da empresa, tornando-a mais próspera e competitiva em seu respectivo segmento e, claro, não se esqueça de usar bons recursos tecnológicos para isso.
Agora que você já sabe quais caminhos seguir para reduzir as despesas operacionais do seu negócio, aproveite para deixar seu comentário. Conte-nos as suas dúvidas ou experiências sobre o assunto!
REFERÊNCIA: FIFER, B. Dobre seus lucros: como reduzir os custos, aumentar as vendas e melhorar drasticamente os resultados de sua empresa. Rio de Janeiro: Agir, 2012.
Para saber mais sobre a Lumi Software e o que fazemos, visite o nosso website: www.lumisoftware.com ou fale com um de nossos consultores, clicando Fale com um de nossos consultores.