“Clique e retire”: conheça essa tendência de mercado do varejo
10 de abril de 20185 dicas para controlar e diminuir despesas operacionais na empresa
24 de abril de 2018Foi-se a era de discos rígidos externos, pendrives e CD’s, onde armazenávamos informações importantes que estavam correndo risco no computador pessoal. Entretanto, elas não podiam ser acessadas de qualquer lugar, caso você não estivesse com o dispositivo em mãos. Foi justamente aí que o backup em nuvem ganhou tanta força.
Esse mecanismo de retenção de dados tem se tornado cada dia mais utilizado, principalmente pela facilidade de acessibilidade em qualquer lugar do mundo que possua internet disponível e esteja conectado ao aparelho, tanto no ramo empresarial quanto doméstico. Porém, ainda há muitos mitos a serem solucionados e explicados em relação à essa tecnologia. Diversas pessoas deixam de usufruir desse sistema por desconhecerem seu funcionamento.
Pensando nessa situação, listamos os maiores mitos e verdades para sanar muitas dúvidas que rondam quem pretende usar ou já usa essa ferramenta. Confira!
1. Mitos
1.1. Backup em nuvem é inseguro
No universo tecnológico corporativista, muitos temem pela segurança de seus dados quando fazem backups de informações valiosas, contas e registros da empresa. E ninguém os confiaria a um serviço com falhas, não é mesmo?
A segurança da criptografia em um backup em nuvem é de alto nível — entre 128 e 448 bits — e a chave de acesso entregue ao cliente é exclusiva, nem quem fornece os serviços em nuvem possui esta informação. Para garantir mais segurança, fique atento às especificações de seu provedor.
1.2. Backup na nuvem fica indisponível
Em algumas situações, o serviço de nuvem pode ficar inacessível. Para evitar essas situações você pode utilizar diferentes provedores de nuvens. O conceito de nuvem híbrida orienta a mesclar o armazenamento em nuvens públicas e privadas.
1.3. Backup em nuvem é lento
Muitos serviços da rede mundial de computadores podem limitar a velocidade da banda larga do lugar. Quanto mais pessoas utilizar a mesma rede, piora a disponibilidade do sinal. Começar a limitar a conexão para cada usuário ameniza o problema.
2. Verdades
2.1. Backup na nuvem possui baixo custo
Muitas vezes, as pessoas têm a ideia equivocada de que, por ser um serviço pago, o preço para adquirir o backup em nuvem será alto. Para muita gente, esse fato torna inviável sua utilização e contratação.
Acontece que, no decorrer do tempo, diversas empresas vêm surgindo e incrementando a competição entre elas. Com isso, tem ficado cada vez mais barato o custo-benefício dessa tecnologia.
2.2. Backup em nuvem serve também para pequenas empresas
Apesar de termos a impressão de que essa tecnologia é algo muito distante da realidade do usuário comum — por se tratar de uma ferramenta moderna e avançada —, e acharmos que somente as grandes empresas são capazes de utilizar esse recurso, as pequenas empresas também podem aplicar o backup em nuvem.
Além da proteção aos dados que o backup em nuvem oferece, ele ainda é veloz e dinâmico. Por funcionar de forma direta, sem necessidade de licenças, permite também uma economia significativa. Somente esses detalhes já cobrem o investimento sem esforço algum.
2.3. Backup na nuvem é simples
Atualmente, os serviços de nuvem voltados para usuários domésticos são muito fáceis de utilizar e instalar, sem a necessidade de ser um especialista para realizar a configuração.
As empresas de grande porte possuem suas próprias equipes de TI, que são capacitadas e preparadas para receber e controlar uma carga maior de informações no suporte de nuvem.
Visto isso, podemos entender que muitas das inquietações das pessoas se devem ao fato de não terem o conhecimento adequado dessa tecnologia. O backup em nuvem mostra-se como um diferencial simples e muito efetivo.
Quer saber mais?
Para entender ainda mais sobre Backup em nuvem, sugerimos o livro “Computação em nuvem” de Cezar Taurion. Além disso, siga-nos no YouTube e no Facebook para ficar por dentro de muitos outros conteúdos interessantes sobre o mercado!