Lumi Software implementa self-checkout na Rede de Supermercados Campelo, em Tocantins
6 de dezembro de 2018
Horário especial de funcionamento da Lumi Software durante o período de festas
12 de dezembro de 2018
Exibir tudo

4 tendências e aplicações da tecnologia no varejo

O tradicional processo de compra em supermercados era representado por três atitudes básicas: estímulo, prateleira e experiência, conforme o estudo ZMOT, apresentado pelo Google. Algumas vezes a experiência se tornava um estímulo, como na oferta de degustação ou amostra grátis de algum produto. Contudo, esse processo foi sepultado com as mudanças proporcionadas pelo uso de tecnologia no varejo e na vida das pessoas, em geral.

Até abril deste ano, havia 306 milhões de smartphones ativos no Brasil. O número é superior à quantidade de habitantes do nosso país, segundo o jornal “O Estado de S. Paulo“. Como isso está relacionado ao varejo? Se considerarmos que 79% dos consumidores usam um smartphone para apoiar suas compras ou que 70% das pessoas afirmam ler ou assistir vídeos sobre produtos antes de escolher algum, conforme estudo do Google, então está clara a conexão.

Neste artigo, você conhecerá 4 tendências e entenderá como a tecnologia no varejo será fundamental para manter sua marca significativa e em crescimento. Também verá que o papel da TI será de protagonismo nesse novo cenário. Confira!

1. Experiência do consumidor

A experiência do consumidor é definida com a percepção sobre todos os itens que afetam a memória, sentimentos e raciocínio durante uma compra. Tudo o que interfere e serve de motivação ou desestímulo na interação com o PDV pode ser traduzido por esse conceito.

Por isso, a principal tendência dos próximos anos é investir em inovações para melhorar a experiência do cliente. Segundo a consultoria Gartner, 50% das empresas direcionarão seus esforços para aperfeiçoar esse quesito. A Dimension Data, por sua vez, apurou que 84% das empresas que otimizam a experiência do cliente aumentam suas receitas.

2. Chatbots

Chatbots são robôs que simulam um diálogo humano usando um sistema conversacional. Eles podem sugerir produtos em promoção, explicar características de um item, indicar a classificação dada por outros comprados e, com isso, ajudar as pessoas a tomarem as melhores decisões de compras.

Eles são uma tendência, pois 47% das pessoas usariam um chatbot para obter uma resposta instantânea das empresas e 20% das organizações já consideram substituir seus aplicativos por essa tecnologia. No entanto, sem uma integração com o sistema de gestão do PDV essa tecnologia falhará por não ser omnichannel, como veremos a seguir.

3. Omnichannel

Poder interagir, encomendar, comprar e resolver qualquer problema usando um ou todos os canais onde a empresa está presente é o desejo de 90% dos consumidores. Contudo, 87% das pessoas  acreditam que as marcas deveriam se esforçar mais para oferecer uma experiência perfeita. Ou seja, os clientes ainda sentem que faltam investimentos nesta área.

A estratégia omnichannel é uma tendência de uso da tecnologia no varejo irreversível. Por isso, a utilização de sistemas integrados será indispensável para registrar, consultar e agilizar qualquer interação das pessoas com a marca, seja em lojas físicas ou nos meios digitais.

4. Internet of Things (IoT)

A tradicional forma de melhorar a experiência do consumidor no PDV está usando pesquisas de satisfação. Com a IoT — Internet das Coisas, em português —, esse cenário mudará. Os sensores coletarão informações sobre como, quando e com que frequência os consumidores visitam um PDV e como utilizam aquilo que compraram. Por isso, essa tecnologia é considerada como uma fonte de revolução do varejo, segundo a Forbes.

Conclusão

A adoção das tendências de tecnologia do varejo determinará o sucesso ou o fracasso dos supermercados e varejistas no futuro próximo. Para isso elas precisarão ser integradas a bons sistemas de gestão e garantir uma melhor experiência de compra. Por isso, procure parceiros de TI capazes de apoiar suas estratégias e oferecer os melhores softwares de gestão.

Se você quiser aprofundar o tema sobre as mudanças no comportamento do consumidor que ditam as novas tendências da tecnologia no varejo, então leia o e-book publicado pelo Google “ZMOT: conquistando o momento zero da verdade”.

Quer adotar as principais tendências de tecnologia no varejo de forma integrada, testada e segura? Então entre em contato com os especialistas da Lumi Software e confira como nosso sistema de gestão do PDV está conectado às mudanças em TI, ao comportamento do consumidor e à administração do supermercado. Basta acessar nossa página Fale Conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o e-book grátis!
Guia prático: otimize processos da sua empresa de varejo!
Baixar Agora!

Send this to a friend