


Você sabe como realizar a redução de custos em sua loja?
7 de janeiro de 2022


Como evitar perdas de produtos em sua loja?
4 de fevereiro de 2022O ano de 2022 promete trazer novas tecnologias para a rede varejista, principalmente nos aspectos envolvendo preços, compras e caixas. A tendência é que, com a chegada de ferramentas tecnológicas, as lojas possam recuperar os lucros perdidos nos pandêmicos.
No entanto, apesar das novidades para este ano, a tecnologia é um sistema que já vem sendo utilizado em diversos setores do comércio. Por isso, estima-se que as novas ferramentas serão muito bem recebidas.
Além disso, é importante entender que a automação tecnológica serve para auxiliar os empreendedores a melhorar a eficiência produtiva de seus comércios. Por isso, é fundamental que você conheça as novas tecnologias que podem mudar o varejo em 2022.
Mundo pós-pandemia para a rede varejista
Talvez você esteja pensando: “Por que é necessário aplicar a tecnologia no meu varejo?”. Em primeiro lugar, é preciso entender que estamos iniciando os primeiros passos para uma nova época: a era pós-pandemia. Nela, o varejo também está inserido.
No mundo pós-pandêmico, as pessoas querem mais segurança, agilidade e proteção na hora de realizar suas compras. Além disso, custos precisam ser reduzidos no varejo para aumentar a produtividade, pois a pandemia já mostrou que o amanhã é completamente incerto.
Neste sentido, a utilização das novas tecnologias se faz fundamental para o sucesso da rede varejista no ano de 2022. Existem várias a serem lançadas, mas nos tópicos abaixo você vai conhecer 3 delas que serão muito utilizadas. Confira!
Confira as novas tecnologias para o varejo em 2022
A automação nas lojas tem o objetivo de auxiliar os funcionários a trabalhar melhor. Diferente da ideia que alguns espalham por aí, dizendo que a tecnologia vai substituir os seres humanos, as novas ferramentas para o próximo ano tem o foco de complementar e não eliminar.
Entre os principais sistemas para o ano de ano de 2022, se destacam: preços móveis, compra direta e caixa inteligente. Conheça abaixo alguns aspectos sobre cada um deles.
1.Preços móveis
Para a especialista Laura Kennedy, analista de consumo da CB Insights, a rede de varejo de 2022 precisará de tecnologias que façam a otimização do preços, que possam se basear em importantes variantes, como promoções e estoque, por exemplo.
Rótulos que tiverem a capacidade de se adaptar a esses pontos, terão a possibilidade de serem encontrados mais facilmente em varejos como os supermercados. Pois isso vai agilizar tanto a vida do funcionário, quanto a do cliente.
É importante também que essas novas tecnologias envolvendo preços móveis desenvolvam algoritmos de preços personalizados que se baseiem no histórico do cliente. Desta forma, será possível apresentar aos clientes descontos e promoções de maneira customizada.
2.Compra direta
A compra direta é uma tecnologia pensada para melhorar a experiência do cliente e simplificar o processo de compra. Traz vários benefícios, nos quais o principal deles é agilizar o fechamento de compra de cada cliente.
A ferramenta consiste basicamente em realizar a compra dentro do aplicativo. Um exemplo disso é a rede social Facebook, como também o TikTok e Instagram. Essas redes sociais utilizam a ferramenta da compra direta onde o internauta consegue realizar sua compra no próprio aplicativo.
Sendo assim, a loja poderá utilizar uma plataforma que possibilite não só a visualização dos itens disponíveis no estabelecimento, como também a compra de qualquer produto, o que fornecerá maior rapidez para o consumidor.
3.Caixa inteligente
A terceira, mas não menos importante dentre as novas tecnologias para o ano de 2022, a ferramenta caixa inteligente já é amplamente utilizada em certas redes dos Estados Unidos. Ela agiliza o processo de compra, facilitando até mesmo o pagamento.
A tecnologia consiste simplesmente em não submeter os produtos aos leitores de códigos de barras. A compra é feita sem esse processo. Em algumas lojas, o carrinho conta com uma espécie de câmera inteligente onde é realizada a leitura e contabilização das compras.
Depois disso, o pagamento é feito em um caixa automático logo na saída. Para quem não suporta filas, essa é uma ótima maneira de acelerar suas compras. Além disso, como tudo é feito de forma automatizada, as chances de erros nos códigos de barras diminuem drasticamente.
Sendo assim, considere utilizar essas novas tecnologias em seu varejo, pois elas podem revolucionar o seu negócio.