Conheça as novas tecnologias que podem mudar o varejo em 2022
14 de janeiro de 2022Como evitar as rupturas no estoque do varejo?
11 de fevereiro de 2022Certamente as perdas de produtos são vistas como um enorme problema para as empresas, principalmente porque eles influenciam diretamente nos lucros, rentabilidade e nas operações do negócio.
Normalmente quando ocorre esse problema, os prejuízos são enormes. Devemos destacar que as principais causas que levam a esse problema são as seguintes: furto de itens, erros operacionais, falhas de registros relacionadas aos produtos, entre outros.
Mesmo sendo um processo tão desafiador, a excelente notícia aqui é que existem várias maneiras e medidas que podem ser completamente aplicadas ao controle de estoque, tais medidas podem gerar bons resultados. Vamos conferir no decorrer do texto!
Dicas para evitar perdas de produtos
Para poder evitar perdas de produtos, será preciso ter em mente algumas dicas, deixamos elas preparadas para você, confira!
Faça o inventário de seu estoque
Veja bem, uma excelente dica para conseguir evitar essas possíveis perdas é realizar o inventário rotativo, este é aquele que deve ser feito com bastante frequência e que possui o objetivo de identificar itens com datas de vencimentos bem próximas.
Além do mais, é a partir do inventário que vemos quais produtos estão registrados no sistema, quais estão faltando, entre outros.
Ao implementar essa prática, será possível identificar de forma super clara qual é a base do seu problema, a partir daí conseguirá então elaborar medidas um pouco mais adequadas para reduzir custos em sua loja.
Tome cuidado com as compras
Veja bem, quando você mantém um estoque com itens em excesso, isso acaba levando à perda de produtos, principalmente em situações que as mercadorias acabam ficando com a data de validade vencida.
Dessa forma, será preciso que os dados desse estoque sejam totalmente integrados e otimizados diretamente com o setor de vendas, assegurando assim, que o mesmo tenha o volume de itens ideal em seu comércio.
Ademais, é um dever da equipe de compras impedir que o negócio sofra com perdas de produtos.
Faça o controle dos recebimentos
É importante ter total atenção com possíveis perdas de estoque, e essa atenção deve se iniciar justamente no momento em que os fornecedores entregam as mercadorias para seu negócio.
É bem nesse momento que alguns dados bem relevantes como estado de conservação, quantidade, data de fabricação e demais informações devem ser registradas com total cuidado.
Tendo em mãos esses dados, os colaboradores que estão responsáveis pelo controle de estoque devem tomar as decisões que julgam mais adequadas quando o assunto é armazenar, distribuir e até mesmo expor os produtos que já foram comprados, tudo para evitar as perdas.
Analise a rotatividade dos produtos
É preciso conhecer totalmente os produtos que seu distribuidor possui, assim conseguirá verificar ainda o fluxo de rotatividade desses itens em questão.
Por tal motivo, é sempre importante que você tenha em mãos todos os bons dados e faça uma boa análise deles.
Lembrando que isso acaba contribuindo completamente para a definição dos indicadores, é capaz de detectar quais são os produtos que estão com mais saída, verá quais são os estoques que mais esvaziam e principalmente quais mercadorias estão paradas a mais tempo.
Somente a partir de tais dados é possível ver e criar melhores estratégias para vender da forma mais rápida e impedir que as mesmas se tornem perdas e prejuízos.
Procure gerir seu estoque corretamente
Saiba que o gerenciamento do estoque acaba sendo um dos principais processos para garantir o sucesso total das operações de uma empresa.
Sendo assim, ao acompanhar toda a movimentação de tais produtos do estabelecimento, fica super fácil de evitar as perdas.
Todos os fatores devem ser monitorados de perto pelas pessoas responsáveis pelo controle do estoque da empresa, visto que não podem permitir desperdícios.
Use um sistema de gestão
Atualmente um sistema de gestão é essencial para qualquer negócio, quer seja grande ou pequeno.
Lembrando ainda que há várias ferramentas disponibilizadas no mercado através das inovações da tecnologia.
É justamente por esse motivo que a maioria opta pelo sistema de gestão integrada (ERP) para seus negócios, e esse sistema acaba englobando diversos setores: de vendas, finanças, suprimentos e vários outros.
Essas são apenas algumas dicas que te ajudarão a evitar as perdas de produtos em sua loja/comércio.
Aliando essas dicas com o uso de um sistema confiável, os resultados são cada vez mais positivos. Gostou? Siga-nos e fique por dentro de novos conteúdos diariamente!