O ticket médio de vendas é um indicador de desempenho usado no varejo. Ele mostra quanto cada cliente compra no estabelecimento. Ou seja, se você dividir o valor total vendido em um mês pela quantidade de vendas do mesmo período, vai ver qual a média de compras de cada consumidor.
É importante ressaltar que o ticket médio de vendas não é o valor de cada compra, mas a média de todas elas. Ou seja: se um supermercado tiver feito mil vendas em um dia e faturado R$ 30 mil, seu ticket médio da data terá sido de R$ 30 reais por cliente.
Mas qual a importância disso? E como fazer para aumentar o ticket médio de um supermercado? Confira 5 dicas fundamentais no post de hoje!
Indicadores são formas de conhecer o cliente, seus hábitos e preferências. O ticket médio é uma métrica muito relevante para os supermercados! Por meio dele, é possível mensurar a eficiência dos negócios de maneira simples e objetiva. Ele ajuda, por exemplo, a:
De acordo com pesquisa feita pela Nielsen em 2017, o valor de ticket médio nas três maiores redes de supermercados do Brasil era de R$ 27,90. A pesquisa ainda apontou que o consumidor brasileiro está dividido entre os super e hipermercados e constatou um cenário de pulverização do autosserviço nacional.
Para ajudar você a incrementar essa métrica, tão importante, reunimos algumas dicas fundamentais. Confira:
Quanto mais o supermercado facilitar a compra, maiores são as chances de o cliente levar vários produtos, aumentando assim o valor do ticket médio de vendas, sem necessariamente aumentar o número de pessoas que compraram no estabelecimento. Portanto, desburocratize o dia a dia do supermercado, deixe os caixas em quantidade suficiente para não formar filas e mantenha o atendimento funcionando da forma mais eficiente possível!
Exponha os produtos nas gôndolas de maneira que estimule os clientes comprarem mais. Produtos expostos na altura da linha dos olhos são mais visualizados e, portanto, mais perceptíveis para seu consumidor. Coloque nas pontas de gôndolas e em áreas de maior alcance especialmente os itens que seu cliente não tem o costume de levar normalmente. Com esse estímulo, ele acaba comprando naturalmente, o que aumenta seu ticket médio.
O bom atendimento sempre é um fator muito positivo para um estabelecimento comercial. No caso dos supermercados, atitudes simples — como o açougueiro perguntar se, além do pedido, o cliente não quer aproveitar a promoção do dia, ou a caixa oferecer um chocolate ou bala, na hora do pagamento — podem ser fatores decisivos para o aumento de seu ticket médio no fim do mês.
A comodidade de o cliente encontrar tudo o que precisa em um único lugar é grande estímulo de compra. Um mix de produtos que o atenda de maneira completa tem maiores chances de aumentar o volume de vendas.
Distribua os produtos de forma que os clientes possam lembrar itens que possivelmente estejam esquecendo. Por exemplo: se a pessoa a comprar carne para o churrasco, mostre a ela produtos como carvão, bebidas, sal grosso etc. Desta forma, ela tende a analisar se ainda falta alguma coisa e pode comprar mais do que o planejado inicialmente.
Gostou das nossas dicas sobre como aumentar o ticket médio de supermercados? Indicadores como ele são excelentes ferramentas de gestão que ajudam a nortear suas ações. Quer conhecer mais alguns? Entenda já: quais os principais KPIs para medir no varejo!
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