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14 de outubro de 2016Atualização da versão do PDV 5.0.100 ou superior!
21 de outubro de 2016Montar uma empresa de varejo pode ser um grande desafio, devido ao mercado altamente concorrido. As preocupações com divulgação, qualidade do serviço, legalidade e finanças são as mesmas de qualquer outro negócio. Porém, aqui é necessário lidar diretamente com os clientes, atraí-los com uma conversa e concretizar a compra em alguns minutos.
Por ser um método muito prático, alguns empreendedores não sabem exatamente em que depositar seus investimentos. Iniciantes, em especial, tendem a repetir práticas que pareçam benéficas, mas sem prever exatamente o resultado gerado. Isso pode criar na empresa uma dependência de um método que não necessariamente traga lucro.
Por isso, separamos algumas dicas de investimento que vão auxiliar bastante seu varejo. Confira:
Qualificação dos funcionários
Esse é o mais básico dos investimentos para uma empresa de varejo. Como a lucratividade é depende de maneira direta da forma como os funcionários abordam os clientes, é importante que estes colaboradores saibam como convencê-los a levar o que estavam procurando ou mesmo algo mais. Para isso, vale a pena criar treinamentos internos de capacitação.
Isso se reflete também em outras funções da loja, como estocagem, organização, limpeza, operação de caixa etc. Tudo que um funcionário precisa aprender pode ser ensinado pela própria empresa.
Usar tecnologia para auxiliar durante o processo
Um grande desafio de qualquer empresa de varejo é acompanhar seus dados. Vendas, lucro, despesas, investimentos, estoques, entregas: tudo deve estar registrado de forma precisa. Para auxiliar durante esse processo, recomenda-se adotar um software de gestão, um programa que armazene e analise todos os dados da empresa em um mesmo lugar. Isso facilita o resgate de informações para traçar novos objetivos e criar planos de investimento mais bem fundamentados.
Criar ações de marketing específicas para uma empresa de varejo
Cada negócio possui suas próprias características, especialmente no que diz respeito aos clientes e seus hábitos de consumo. Conhecendo esses traços, é possível investir em uma campanha estratégica de divulgação que maximize as vendas para seu público. Isso se comprova no mercado. Afinal, se uma determinada ação teve resultado para outro tipo de empresa, não necessariamente terá o mesmo resultado no seu varejo.
Essas ações de marketing podem ser das mais variadas: publicações na internet, um blog, comercial na TV ou rádio, cartazes, entre outras. Basta que você entenda a mídia que sua clientela típica mais consome e o tipo de linguagem que gera maior resposta. Se o seu público-alvo chega à sua loja principalmente procurando a pé, apenas pela fachada da sua loja, talvez seja uma boa ideia torná-la mais chamativa, por exemplo.
Simplificação do layout da loja
Uma boa empresa de varejo é aquela que facilita a compra para o cliente desde o momento em que ele entra na loja. Toda a sua estrutura deve ser pensada para que o consumidor explore o máximo possível dos produtos, mesmo que não se dê conta disso. Mudar a organização dos itens dentro da loja, por exemplo, de modo que os clientes tenham acesso mais fácil a tudo, já será de grande ajuda.
Para que se alcancem ótimos níveis, cada tipo de varejo possui uma logística diferente. Um supermercado não segue as mesmas diretrizes de uma loja de roupas. Um método simples para entender isso é pensar como um consumidor. Tire um dia para andar pela loja, simulando uma compra, e veja quais problemas encontra. É um ótimo começo.
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