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17 de abril de 2017Se você é dono de um negócio e quer saber como usar o Analytics no varejo, provavelmente está enfrentado dificuldades na gestão dos processos internos da empresa.
O problema é que nos dias de hoje, mesmo em um pequeno negócio, a quantidade de informações geradas por todos os processos e departamentos é grande demais para ser processada e utilizada de maneira eficaz, sem o uso de tecnologia.
E quando não se tem controle sobre as informações, o resultado são más decisões estratégicas que, consequentemente, irão afetar a gestão do negócio, a satisfação dos clientes, a produtividade e o crescimento da empresa.
Entretanto, o Analytics pode ajudá-lo a resolver esses problemas e permitir que você tenha um maior controle sobre as informações estratégicas, podendo, assim, tomar decisões mais acertadas, fazendo com que o seu negócio cresça e se desenvolva.
Mas afinal, o que é Analytics?
Analytics é um termo geral para diversos tipos de análises computacionais de dados estatísticos de um negócio, cujo objetivo é conduzir a um processo de tomada de decisão mais eficiente e melhorar o desempenho de um negócio.
Esses dados — comportamento de um cliente na loja, comentários nas redes sociais, movimentação de um produto no estoque etc — são gerados a todo momento em grande volume, velocidade e variedade — por isso são chamados de Big Data.
Todos esses dados podem ser coletados e analisados em tempo real para descobrir padrões escondidos, correlações desconhecidas e outras informações úteis e preditivas para diversas áreas de um negócio — esse é o Big Data Analytics.
Como utilizar o Analytics no varejo
A utilização do Analytics no varejo é bem ampla e, de forma geral, pode ajudar a melhorar o atendimento aos clientes, a gestão dos processos internos da empresa e o controle da informação estratégica, resultando assim na redução de custos e no crescimento do seu negócio. Veja a seguir três vantagens de utilizar o Analytics no varejo.
Tenha um melhor entendimento do comportamento do consumidor e seus hábitos de compra
Por meio das imagens de câmeras e informações de sensores e outros dispositivos é possível analisar o comportamento do consumidor na loja física — quem entrou na loja, as áreas que foram mais visitadas, o tempo de permanência e quem finalizou a compra.
Dessa maneira, é possível monitorar o fluxo de visitantes na loja, calcular a taxa de atratividade — que indica a eficiência da vitrine da loja — e a taxa de conversão — valor que indica quantas pessoas entraram no local e efetuaram uma compra.
Identifique oportunidades de negócio
Por meio do Analytics é possível identificar relações dentro de seus dados, obter insights e criar ações que impulsionem as vendas. Por exemplo, se os dados indicam que em determinado mês as vendas em uma loja sobem 10%, então seria possível criar uma campanha junto a um grande evento daquele mês.
Combinações de dados podem ajudar a tomar decisões estratégicas sobre como aproveitar as melhores oportunidades para aumentar as vendas, como enviar propagandas com promoções para o celular dos clientes ou melhorando a experiência de compra deles ao facilitar a visualização de um produto.
Identifique produtos essenciais para o crescimento de sua organização
O Analytics é uma ferramenta que também pode ajudá-lo a identificar os produtos e serviços que irão atender a demanda no mercado, antes dos seus concorrentes.
No seu negócio, você pode, por meio de um levantamento de dados, verificar quais são as tendências da demanda por determinado produto ou serviço de cada mês, quais estão com maior venda e o melhor local para fazer uma propaganda.
Por meio do Big Data Analytics é possível identificar o que funciona e o que não funciona no negócio, o que é importante e o que não é, e, dessa forma, extrair diversas métricas para fazer análises e aperfeiçoar suas decisões.
Assim, utilizar o Analytics no varejo é fundamental para o crescimento da sua empresa. Uma análise de forma inteligente dos dados fornecerá informações claras e concretas de quais decisões você poderá tomar para melhorar e alavancar o crescimento de seu negócio.
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