Que impactos a segurança de dados gera no varejo?

Recentemente, um grande e-commerce de calçados e itens desportivos foi alvo de um ataque que vazou dados de cerca de 2 milhões de clientes na rede. Isso nos faz refletir acerca da importância da segurança de dados no varejo.

Neste post, vamos listar alguns desafios enfrentados pelas empresas que precisam se proteger do ataque de cibercriminosos e qual atitude devem tomar para manter seus dados e o de seus clientes a salvo dos hackers. Continue a leitura e confira!

Desafios enfrentados

O mercado digital tem sido responsável por abrir um leque de novas oportunidades para as empresas de varejo. No entanto, aquelas que se aventuram na rede devem estar cientes dos riscos e buscar se proteger contra ataques e fraudes.

Mesmo com o crescimento da atuação de cibercriminosos, manter-se ativa na internet ainda tem grandes vantagens para as empresas de varejo, como aumento das vendas, captação de mais clientes, entre outros benefícios. Dentre os principais desafios enfrentados na área de segurança, estão:

Vazamento de dados

Assim como no caso descrito anteriormente, um cenário de vazamento de informações — sejam dados de clientes sob a tutela da empresa ou os próprios dados internos desta — é altamente prejudicial.

A privacidade dos dados de consumidores é protegida por lei, e, conforme o volume de informações vazadas, podem ser protocolados diversos processos contra a empresa por irresponsabilidade acerca da segurança.

Perda de confiança

Empresas de varejo, que são vítimas de vazamento de dados ou têm seus servidores invadidos, acabam por demonstrar que não tomaram as precauções necessárias a fim de evitar essas situações.

Tais fatos desgastam a imagem da empresa perante os clientes, que não se sentem seguros em fornecer suas informações pessoais, e possíveis investidores, que acreditam que a empresa não está sendo administrada corretamente.

Sequestro de informações

As falhas de segurança podem implicar no sequestro de informações. Nesse caso específico, os hackers não roubam os dados, mas criptografam o conteúdo dos servidores por meio de falhas dos sistemas.

Dessa maneira, os cibercriminosos pedem um resgate, geralmente um valor expresso em Bitcoins, pois a moeda virtual não é rastreável, fazendo com que a empresa fique refém da ação dos hackers.

Falhas humanas

Outro ponto a ser enfrentado é a falha humana. Colaboradores sem treinamento e conhecimento acerca de políticas de segurança acabam por se tornar alvos fáceis de criminosos.

Entre as táticas utilizadas contra esses profissionais está o phishing, uma técnica que consiste em enviar um e-mail falso com um link suspeito que, quando acessado, instala um malware criado pelo criminoso, roubando dados.

Como garantir a segurança

São diversos os desafios enfrentados pelas empresas de varejo para manter a segurança de dados e evitar qualquer tipo de falha e vazamento. Para se proteger, muitas companhias buscam utilizar softwares de gestão confiáveis.

Sistemas como esses já contam com modernas tecnologias de proteção e mantêm os dados internos da empresa e as informações acerca de seus clientes a salvo de ataques e tentativas de invasão.

Esperamos que, ao finalizar a leitura deste post, você possa ter compreendido a importância da segurança de dados para empresas de varejo e que investir em um bom sistema de gestão é a maneira mais simples de se manter protegido.

A Lumi Software conta com soluções inteligentes capazes de fornecer praticidade e segurança para a sua empresa. Entre em contato conosco agora e veja o que podemos fazer por você!

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*