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11 de outubro de 2018Saber identificar com clareza quais são as seções mais lucrativas de um supermercado é fundamental para definir uma estratégia de vendas bem-sucedida e, assim, aumentar ainda mais as suas receitas.
De acordo com pesquisas, os hábitos do consumidor têm mudado bastante. Nos últimos anos, gastos extras, como comer em restaurantes, têm sido deixados de lado e há mais diversificação quanto aos locais e meios de compra. Por isso, os supermercados precisam se adaptar da melhor forma possível.
Sendo assim, neste artigo vamos conhecer as seções que possuem maior impacto na lucratividade de um supermercado e apresentar estratégias para aumentar ainda mais os ganhos do seu negócio.
Seções mais lucrativas de um supermercado
Açougue
O açougue é um dos setores com maior participação no faturamento do varejo de alimentos no último ano, de acordo com pesquisa anual realizada com empresas de alimentação.
O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente quanto a questões de higiene, sendo assim, é fundamental que o local esteja limpo, as carnes frescas e os funcionários devidamente uniformizados, de modo a passar uma boa impressão e evitar contaminações.
Além disso, uma dica importante é investir em um atendimento eficaz e organizado. Em muitos estabelecimentos, devido à alta demanda, os clientes precisam esperar na fila para serem atendidos no açougue. Assim, vale investir em profissionais ágeis e em um espaço amplo e agradável, de modo a garantir uma experiência confortável.
Mercearia
A mercearia também está entre as seções mais lucrativas de um supermercado. Segundo a mesma pesquisa já citada, os itens dessa categoria também são muito procurados pelo consumidor, ocupando uma fatia em torno de 14% de um total de R$ 428,1 bilhões em 2016.
Não é para menos, já que é nessa seção que se encontram diversos itens básicos, tais como arroz, feijão, farinhas, sal, açúcar, enlatados, temperos prontos, café, molhos e muito mais.
Por ser uma categoria de importância, a organização é fundamental para que a mercearia seja bem-sucedida, os produtos precisam ser encontrados de maneira rápida e eficiente. O ideal é separá-los por subcategorias para facilitar a vida do consumidor.
Hortifrúti
Os consumidores brasileiros possuem o bom hábito de comprar produtos frescos, como folhas, frutas e verduras. É por esse motivo que a feira é tão popular no país, assim como a seção de hortifrúti dos supermercados.
Esse ambiente precisa de um cuidado especial na hora da comercialização, uma vez que esses alimentos devem passar pelo padrão de segurança alimentar exigido, garantindo que a manipulação ocorra de acordo com as melhores práticas.
Do ponto de vista do consumidor, é fundamental que os produtos disponibilizados estejam frescos e com boa aparência. Além disso, por ser um setor geralmente movimentado, é importante que o espaço de circulação seja adequado.
Padaria
A padaria é uma das seções que mais contribuem percentualmente para o aumento da margem bruta de lucro do supermercado. A fabricação própria permite a diversificação de produtos, sabores e versões, o que pode ser um grande diferencial para os clientes. Além disso, essa grande variedade permite oferecer produtos nas mais diversas faixas de preços, atraindo clientes de todas as faixas de renda.
A palavra de ordem aqui é a diversificação: em vez de se restringir ao tradicional pão francês, o ideal é ofertar uma série de produtos a mais, como pães doces, brioches, salgados, bolos e outros tipos de doces. Agregar uma lanchonete à padaria do supermercado faz com que essa seção se torne ainda mais vantajosa.
Dicas para aumentar a lucratividade do supermercado
Mesmo nas seções mais lucrativas de um supermercado é importante adotar algumas estratégias de modo a potencializar os seus ganhos, e assim, fazer com que a empresa cresça. Por isso, vamos apresentar agora algumas dicas essenciais para você agregar ao seu negócio:
Atente para o momento do check-out
Quem nunca passou pelo caixa do supermercado quando, de repente, sentiu uma vontade imediata de comer um chocolate? O momento da finalização das compras é decisivo para a lucratividade do estabelecimento. Sendo assim, nessa etapa, é importante investir em produtos atrativos e econômicos, que sejam de simples decisão para o cliente e, geralmente, de consumo rápido.
Alguns dos produtos que fazem maior sucesso no check-out são barrinhas de chocolate, balas, chicletes, bebidas geladas, salgadinhos e revistas. No entanto, outros serviços podem ser agregados ao seu check-out, como recarga de celulares, pagamento de faturas de cartão e venda de gás de cozinha. Essas soluções certamente contribuirão para aumentar a sua lucratividade.
Facilite ao máximo a escolha do cliente
Quanto mais fácil for o processo de escolha, maiores serão as chances de o cliente comprar. A ideia é integrar as diversas áreas do supermercado e oferecer soluções de consumo com base em rotinas. Produtos, como manteiga, requeijão e iogurtes podem ficar próximo à padaria, uma vez que todos são consumidos no café da manhã.
Posicione nas prateleiras de modo a orientar a compra do cliente. Marcas que oferecem margens maiores devem ser posicionadas na altura média dos olhos de um adulto — produtos com apelo infantil, por outro lado, devem estar dispostos em partes inferiores.
Todas essas pequenas atitudes facilitam a vida do consumidor e contribuem para melhorar ainda mais o desempenho das seções mais lucrativas de um supermercado.
Invista em promoções
Promoções são sempre atrativas para os clientes, portanto é importante traçar uma estratégia clara e que esteja na medida certa. Uma opção é definir dias específicos da semana para oferecer promoções em cada categoria, como a “quarta-feira do hortifrúti” e a “quinta-feira das carnes”. Desse modo, você estimula o cliente a visitar o estabelecimento em diversos dias da semana.
As promoções podem ser das mais variadas, como preços reduzidos, cupons de desconto, as tradicionais “compre um e leve dois”, a oferta de brindes na compra de determinados produtos ou de um valor mínimo, dentre outras. O importante é usar a criatividade e sempre avaliar os resultados obtidos.
Estimule a permanência dos clientes no local
Muitos donos de supermercado não dão o devido valor a esse aspecto, mas ele é importantíssimo. Os seus clientes devem ser estimulados a permanecer pelo maior tempo possível nas dependências do supermercado, afinal, quanto mais tempo eles ficarem, maiores as chances de comprar.
Para isso, os detalhes são importantes, como:
- uma área de circulação confortável;
- temperatura ambiente em um nível adequado;
- música ambiente agradável e em um bom volume;
- internet wi-fi para os clientes;
- carrinhos de supermercado sempre disponíveis.
Invista na divulgação do supermercado
Para aumentar a lucratividade do seu supermercado é importante apostar na divulgação. Nesse sentido, cabe investir em mídias sociais, tais como o Facebook® e o Instagram®, que possuem grande adesão e ótimo custo-benefício.
Para se destacar frente à concorrência, foque na divulgação dos seus diferenciais, assim como das promoções do momento. Dessa forma, você atrai os clientes pelos preços baixos e benefícios. Uma vez no estabelecimento, as chances de eles levarem produtos adicionais é altíssima.
Aposte na fidelização
O custo de conquistar novos consumidores é maior do que o necessário para mantê-los fiéis ao seu negócio, portanto uma excelente estratégia para aumentar a lucratividade é “fechar a porta dos fundos”, ou seja, manter os seus clientes sempre satisfeitos e voltando ao estabelecimento.
Uma estratégia muito comum nesse sentido é a do programa de pontos. Nela, cada compra realizada gera pontos para o consumidor, que poderá convertê-los em vale-compras em determinado momento. Além disso, oferecer promoções especiais para clientes frequentes também é uma excelente forma de mantê-los afastados da concorrência.
Conclusão
Pensar com cuidado em todas as seções de supermercado pode ser o grande diferencial da sua empresa. É importante focar nas seções mais lucrativas de um supermercado, mas não só nelas, afinal, mesmo aquelas que não apresentam desempenho tão relevante contribuem para o resultado financeiro da empresa.