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13 de fevereiro de 2017Para quem não sabe, a Amazon começou sua história dentro de uma garagem e hoje é um dos maiores e-commerces do mundo, vindo a faturar bilhões de dólares por ano. Sua história de crescimento é recheada de lições que todo varejista devia levar para seus negócios. Afinal, são grandes exemplos de oportunidades para aperfeiçoar a empresa, as estratégias e operações.
Se você quer transformar o seu negócio em uma empresa de sucesso, pode (e deve) se inspirar na história desse gigante da internet. Conheça algumas das lições da Amazon para aumentar os seus resultados e melhorar seu marketing de varejo:
Tenha uma visão de longo prazo
Um erro bastante comum dos pequenos varejistas é não pensar a longo prazo, fato que não aconteceu com Jeff Bezos, o fundador da Amazon. Assim que ele iniciou seu e-commerce, vendendo livros, já tinha seus planos de marketing de varejo e expansão do negócio, a fim de se tornar o gigante que é hoje em dia.
Por menor que o seu negócio seja atualmente, pense no futuro. Imagine aonde quer estar e quanto você deseja faturar daqui a 5 anos. Faça disso o seu objetivo. Você já terá um ponto de partida para planejar as suas ações durante os próximos anos. E lembre-se: o planejamento é crucial para o crescimento de um negócio e para adequadas iniciativas de marketing de varejo.
Ter visão de longo prazo é uma ótima ferramenta para conseguir se localizar bem no cenário atual e traçar o caminho a seguir.
Crie um atendimento excepcional
Um dos grandes diferenciais da Amazon é o seu atendimento excepcional. Desde o início, a empresa responde a todas as reclamações e demandas de seus clientes. Em poucas horas. Isso é fantástico, levando em consideração que ela possui milhares de clientes e recebe incontáveis e-mails e comentários diariamente.
No varejo de menor porte, espera-se que o volume de mensagens com reclamações ou elogios seja bem menor do que a quantidade recebida pela Amazon. O que significa que você também é capaz de respondê-las, uma por uma. Mas é importante frisar que a resposta nunca exiba o tom de algo automático: ela deve ser única e direcionada para cada cliente.
Quando o assunto for reclamações, resolva os problemas. Mas resolva mesmo!
Se forem elogios, agradeça. Neste caso, você ainda poderá oferecer uma vantagem extra para garantir a fidelização do cliente.
Não tenha medo de inovar
O novo sempre atrai diversos clientes. Portanto, não tenha medo de inovar em seus negócios; este aspecto pode ser a porta de entrada para o seu sucesso, se for bem trabalhado.
Por exemplo, vale a pena considerar o que aconteceu com o Kindle. A Amazon lançou esse gadget em 2007 e o comercializou com um preço bem em conta. Afinal, o intuito era que os consumidores que adquirissem o Kindle começassem a consumir os livros digitais vendidos pela Amazon.com. O resultado foi um aumento no faturamento proveniente dessa inovação tecnológica.
Se você tem uma ideia diferente e original, analise como poderia introduzi-la no mercado.
Cuide bem de seus clientes
Por último, porém não menos importante, a Amazon continuamente releva seus clientes em primeiro lugar. Alguns varejistas já perceberem que cuidar bem da clientela poderá fazer toda a diferença para seu negócio: um cliente satisfeito acaba fidelizado, volta a comprar e ainda ajuda a divulgar a sua empresa. Sem custos extras para o varejista, sem investimentos a mais em estratégias de marketing de varejo.
Para conseguir isso, é simples: conheça seus clientes, saiba compreendê-los e se coloque no lugar deles sempre que possível. Com tal postura, você já pode começar a oferecer o que eles realmente desejam e estreitar os laços de relacionamento. E é exatamente isso que Jeff Bezos faz com seus clientes.
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