Horários de Funcionamento durante feriado de Nossa Senhora Aparecida!
9 de outubro de 2017Comunicado sobre horário de verão!
10 de outubro de 2017Por muitos anos, os filmes de ficção científica ajudaram a idealizar conceitos tecnológicos que pareciam inalcançáveis na mente das pessoas, como carros voadores, robôs com inteligência artificial ou compras e transações financeiras virtualizadas.
Pois bem, ainda não temos carros voadores, a inteligência artificial está a cada dia mais avançada, mas ainda não podemos interagir com robôs humanoides como nos filmes. Entretanto, a virtualização já é uma realidade muito presente em nosso cotidiano.
Recentemente, uma tecnologia inovadora, capaz de nos remeter à sensação de estarmos no futuro, foi implementada em algumas estações do metrô da cidade de São Paulo.
A promessa é de que ela revolucionará o varejo e tudo o que conhecemos sobre consumo. Estamos nos referindo à gôndola virtual. Continue a leitura do conteúdo para entender mais sobre o assunto!
O que é gôndola virtual?
Basicamente, é um recurso que permite que compras sejam realizadas virtualmente, por meio de um aplicativo para dispositivos móveis.
Funciona da seguinte forma: assim como em um mercado, produtos são expostos em um painel digital com diversos módulos, contendo imagens dos itens, ou seja, uma como uma gôndola virtual.
Então o usuário utiliza seu smartphone ou tablet com o aplicativo instalado, escolhe os produtos que deseja comprar, registra-os pelo escaneamento do QR Code e finaliza sua compra. Depois, os produtos são entregues em casa.
A gôndola virtual já está funcionando no Brasil?
Como citamos no início do artigo, existem duas estações do metrô de São Paulo que já oferecem o serviço de gôndola virtual, permitindo que as pessoas realizem suas compras sem que precisem se locomover até a cidade para os mercados.
Entretanto, a iniciativa partiu da rede Pão de Açúcar. Em meados de 2012, a tecnologia foi instalada no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Na época, haviam cerca de 300 opções de produtos que os consumidores podiam escolher.
O frete para a entrega dos produtos na residência dos clientes era grátis na primeira compra, e a partir da segunda os valores seriam regressivos, começando em R$ 13,90.
Quais benefícios uma gôndola virtual pode proporcionar ao varejo?
Coloque-se no lugar do consumidor e imagine as vantagens que uma gôndola virtual pode oferecer:
- comodidade – elimina a necessidade de precisar se locomover fisicamente aos estabelecimentos comerciais quando você quiser realizar compras;
- praticidade – basta apontar a câmera do dispositivo móvel para o QR Code dos produtos que deseja comprar;
- eficiência e segurança – as formas de pagamento e o endereço do cliente são previamente cadastrados no aplicativo, para que ele só precise dar alguns toques em seu smartphone na hora de fazer as compras. Todos os procedimentos de pagamento e entrega são realizados automaticamente.
De fato, a gôndola virtual é apenas uma pequena parte de uma grande revolução que está para acontecer na forma como a sociedade moderna consome produtos e serviços.
Como empreendedor, a gôndola virtual pode tornar a sua empresa mais competitiva e alinhada às novas tendências de consumo, além de reduzir custos do negócio com estrutura física, funcionários e outras despesas administrativas comuns.
Gostou do nosso conteúdo sobre o que é uma gôndola virtual e como ela pode beneficiar os lojistas? Então compartilhe-o com seus amigos e parentes no Facebook!