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29 de março de 2016Uma boa gestão financeira é responsável por garantir que o negócio seja lucrativo, rentável e tenha sempre disponibilidade de recursos para seu bom funcionamento. Para uma boa gestão, entretanto, é preciso que haja um bom controle. Nesse sentido, utilizar KPIs financeiros é uma forma de garantir uma boa análise.
Esses indicadores-chave de performance são referenciais que servem para medir e demonstrar os resultados financeiros do seu negócio em relação aos objetivos.
Veja a seguir quais são os principais KPIs financeiros para sua empresa e saiba como usá-los!
Relatório de lucros e perdas
O indicador de lucros e perdas é um dos mais importantes pois mostra, em forma de um relatório, quais foram as entradas e saídas do negócio de modo a indicar sua saúde e lucratividade em geral.
Esse indicador utiliza todos os valores que entraram na empresa a partir das vendas e todos os custos associados a essas mesmas vendas. Os custos vão desde aqueles com a estrutura e produção em si até os gastos com salários, treinamentos e distribuição.
A partir desse indicador, também é possível calcular margens de lucro, como a margem bruta e a líquida, e também qual é o lucro líquido do negócio. Com esse último cálculo, inclusive, você pode avaliar se a precificação dos produtos ou serviços está correta.
Capital de giro
Conhecido também como working capital, o capital de giro diz respeito à quantidade de recursos da qual sua empresa dispõe para pagar obrigações em curto prazo. É, portanto, a medida de capital imediato que sua empresa possui para investir ou cumprir obrigações.
O cálculo do capital de giro é dado pela diminuição de todos os ativos circulantes, como contas a receber, estoque e fundo de caixa e os passivos circulantes, como contas a pagar e parcelas do financiamento.
Índice de liquidez geral
Já o índice de liquidez geral está relacionado à capacidade que o seu negócio tem para cumprir com suas obrigações e pagar suas contas em dia. Basicamente, esse índice é calculado dividindo os recursos atuais pela necessidade de pagamento.
Se a sua empresa possui R$ 20 mil atualmente e tem contas no valor de R$ 10 mil, então o índice de liquidez geral é de 200%, o que significa que sua empresa tem dinheiro o suficiente para quitar as dívidas duas vezes. Quanto maior for esse índice, mais capaz de cumprir com as obrigações sua empresa será.
Taxa de abandono de clientes
A taxa de abandono de clientes, por sua vez, diz respeito a quantos clientes compraram produtos ou contrataram serviços em sua empresa e, depois de um período, decidiram não mais fazer negócios com você. Essa taxa é calculada pela relação entre o número de clientes que abandonaram a empresa e o número total de clientes.
O objetivo do negócio deve ser manter essa taxa o mais baixo quanto possível, pois esse indicador pode apontar o insatisfação dos consumidores.
Taxa de retenção de clientes
Você já deve ter ouvido falar que reter clientes é muito mais barato do que conquistar novos clientes, certo? É por essa razão que a taxa de retenção é um KPI financeiro importante para o seu negócio — quanto maior ela for, menores serão os custos para garantir o lucro para o negócio.
Esse indicador é calculado por uma relação entre o número de clientes recorrentes e o número de clientes totais. Assim, quanto maior for essa taxa, mais fidelizados e satisfeitos são os clientes — e, por consequência, maiores são as chances de que eles indiquem sua empresa para outras pessoas.
Os principais KPIs financeiros para sua empresa incluem desde os indicadores de lucros e prejuízos, de capital de giro e o índice de liquidez total e vão até a taxa de abandono e retenção de clientes. Ao utilizá-los, fica mais fácil compreender a atuação e o impacto do seu negócio e agir de forma a maximizar os lucros sempre com uma boa gestão financeira.
Gostou desse artigo sobre os principais KPIs financeiros. Leia também esse artigo sobre Como reduzir custos na sua empresa.
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