Atualização da versão do PDV 5.1 016
13 de março de 2018
Como está seu Planejamento Gerencial?
16 de março de 2018
Exibir tudo

Gestão da demanda: a importância de ter sempre produtos disponíveis

A demanda por um produto é determinada pela quantidade de itens que os compradores desejam obter dentro de um período. Ela não é uma variável que está sob o controle do fornecedor, é instigada por diversos fatores, como exemplo: preços dos concorrentes, publicidade e necessidade do cliente. Uma dificuldade encontrada nos dias de hoje é a gestão da demanda, que está ligada à capacidade de prever a demanda.

Leia esse texto e entenda o que é gestão de demanda, a importância dela para sua empresa e os 4 fatores que devem ser observados nessa tarefa. Confira!

O que é Gestão de Demanda?

A gestão de demanda fundamentalmente tem a função de tentar prever o futuro do estoque de uma empresa. Ela é uma variável indispensável para a gestão de estoques.

Essa gestão também está relacionada ao canal de comunicação do mercado, no poder de influência sobre a demanda, na capacidade de cumprir prazos, de priorizar e alocar os bens disponíveis. Leia mais no e-book “Gestão Estratégica de Estoques e Demanda“.

Por que ela é importante para sua empresa?

A gestão da demanda dentro de uma empresa deve ser feita em conjunto: área comercial (vendas e marketing) e também o setor de planejamento.

Se a gestão ficar somente por conta do setor de planejamento, as previsões serão feitas com bases em dados históricos e caso haja alterações na demanda dos dias de hoje, podem faltar ou sobrar itens no estoque. O livro “Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos” de Donald Bowersox, David J. Closs, Bixby Cooper e John Bowersox é um excelente material para abordar o assunto.

Já no caso de ficar por conta somente da área comercial, pode haver uma influência na variável, com intuito de gerar uma grande produção para garantir a disponibilidade dos produtos no mercado, o que acarretará em uma superprodução, fazendo com que sobre itens no estoque, sendo que o investimento do capital poderia ter sido empregado em algo que a empresa esteja com urgência

Com todos estes setores trabalhando juntos, a empresa poderá obter melhores previsões das demandas gerando um número menor de erros em relação a gestão de estoque e certamente conseguirá ter um maior domínio sobre seu capital empregado. Haverá também uma redução no retrabalho de comunicação, escala de produção, entre outros.

Qual sua importância para a gestão de estoque?

A gestão da demanda é um ponto muito relevante para a gestão de estoque. E a gestão de estoque certamente é a maior preocupação na hora da previsão da demanda.

Essa interdependência acontece pois a maior parte das empresas faz seus pedidos sem conhecer qual é a demanda. Então, a previsão procura ajudar na hora da tomada de decisões, para que não faltem produtos.

Além disso, podemos observar várias outras vantagens com a utilização desse sistema, como:

A seguir, apontamos 4 fatores que devem ser considerados para fazer uma boa gestão de demanda:

1. Canal de comunicação com o mercado

A empresa deve também ter a preocupação em manter contato com o cliente e o mercado e não somente em vender.

2. Cumprimento dos prazos

Cumprir os prazos prometidos de entrega é muito importante pois, além de gerar, acaba mantendo a demanda, pois aumenta a confiança dos clientes no seu serviço.

3. Poder de influência sobre a demanda

Além de promover um bom serviço para seus clientes, é muito importante também promover estratégias que chamem atenção deles para gerar maior demanda.

4. Habilidade de prever a demanda

É preciso utilizar todas suas ferramentas disponíveis para conseguir gerar um valor de demanda futura, observar bastante os bancos de dados para se basear nas variações de acordo com o tempo e os clientes e também utilizar métodos de previsões de demandas com base nos dados históricos.

O processo de gestão de demanda deve ser feito de forma minuciosa, para que não gere prejuízos para sua empresa e para que todos os clientes possam ser atendidos.

Com isso, sua empresa transmitirá maior confiança para seus clientes e como consequência terá um maior volume de demanda, mas também com boa qualidade de serviço.

Curtiu nosso post? Conte-nos como o processo acontece na sua empresa! Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o e-book grátis!
Guia prático: otimize processos da sua empresa de varejo!
Baixar Agora!
Baixe esse E-book agora é grátis!
Baixe agora!
Varejo de Autosserviço:
Entenda tudo sobre essa tendência
Ebook: