Vídeos de treinamento Sac Gerencial – Lumi Software
4 de outubro de 2016Atualização com novo horário de Verão para uso de NFC-e!
14 de outubro de 2016Um fluxo de caixa eficiente é uma das ferramentas financeiras mais importantes para qualquer negócio. Além de ajudar a empresa a entender seu histórico financeiro, também oferece maior controle de movimentações e ajuda no planejamento estratégico.
Fazer esse controle de forma mais eficiente também melhora a gestão empresarial e até mesmo acelera o processo de tomada de decisão. Por isso, veja a seguir 5 dicas para deixar seu fluxo de caixa mais eficiente!
Realize os lançamentos de maneira constante
Se você deixar para fazer todos os lançamentos do fluxo de caixa no final da semana, há grandes chances de que você se esqueça de algum valor. Mesmo que você coloque todos os valores corretamente, algum tipo de informação pode se perder nesse período.
Por isso, o ideal é fazer os lançamentos de maneira constante. A melhor prática consiste em fazer lançamentos diários. Se não for possível, faça ao menos lançamentos em dias alternados para aumentar a confiabilidade.
Categorize e detalhe cada lançamento
Não adianta apenas fazer os lançamentos de maneira adequada. Colocar uma saída de R$ 500,00 em um dia em que não houve pagamento de fornecedores e que não tem nenhum detalhe só vai te deixar confuso na avaliação do final do mês.
Por isso, é importante categorizar e detalhar cada lançamento. Isso permite que você entenda exatamente de onde estão vindo as receitas e onde estão sendo aplicados os gastos. Ao final, isso favorece uma análise estratégica.
Conte apenas com o dinheiro que realmente entrar
É muito comum entre os gestores incluir pagamentos a receber no fluxo como se eles já estivessem em caixa. É o caso de quem vende a prazo e coloca uma compra parcelada como se tivesse sido efetuada à vista e em uma só vez no fluxo de caixa, por exemplo.
Ao fazer isso, você cria uma visão que não corresponde à realidade do negócio — afinal, se você for contar o quanto de dinheiro há efetivamente em caixa, os valores não serão correspondentes.
O ideal é fazer o lançamento de entradas apenas quando o dinheiro realmente estiver em caixa. Se ainda assim quiser lançar os pagamentos a receber, faça isso apenas no fluxo de caixa projetado.
Analise e tenha cuidado com os gastos
O fluxo de caixa não serve apenas para registrar as movimentações financeiras, mas também para ter mais controle sobre os gastos da empresa de maneira geral. Por isso, é importante não descuidar dos gastos do negócio.
É importante, por exemplo, encontrar os gargalos financeiros. Com uma análise do fluxo de caixa detalhado, fica mais fácil entender para onde o dinheiro da empresa está indo e se isso é realmente condizente com os resultados do negócio.
Automatize o fluxo de caixa
Dependendo do volume de movimentações financeiras do negócio, é praticamente impossível fazer tudo manualmente. Além de consumir muito tempo, é uma tarefa que pode acabar gerando perda de confiabilidade sobre os dados.
Por isso, o ideal é automatizar a realização de fluxo de caixa tanto quanto possível. Ao contar com um software de gestão, por exemplo, fica mais fácil gerar relatórios ou ter uma visualização completa, além de ser possível realizar integrações para um fluxo de caixa mais eficiente.
Colocando essas dicas em prática, você terá um fluxo de caixa eficiente e ficará mais fácil ter mais controle financeiro sobre o negócio, o que ajuda a gestão empresarial em todos os sentidos e favorece o sucesso. Entre em contato conosco e veja o que podemos oferecer ao seu empreendimento.