O progresso das tecnologias de informação e comunicação tem afetado crescentemente a administração e fiscalização tributária. Nesse contexto, os órgãos governamentais contam com ferramentas cada vez mais sofisticadas para a realização de seus trabalhos, tornando indispensável para as empresas a implantação de uma eficiente gestão fiscal.
No ramo varejista, dada sua complexidade e enorme gama de operações, essa realidade se faz ainda mais presente. Então, se você atua nessa área, acompanhe o presente texto, pois aqui trataremos de assuntos como planejamento, boas práticas e recursos voltados à organização e controle de suas obrigações fiscais.
Órgãos governamentais como a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e as Secretarias da Fazenda dos Estados estão cada dia mais aparelhados com recursos e sistemas de informática capazes de centralizar e controlar as informações relacionadas às atividades dos contribuintes, sobretudo das empresas.
Atualmente, muitas das obrigações fiscais das pessoas jurídicas podem (e, em vários casos, devem) ser cumpridas por meios digitais. Um exemplo típico é o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), voltado para o armazenamento de dados contábeis e fiscais, e que conta com os seguintes arquivos:
O mundo da fiscalização digital pode assustar aqueles que não estão familiarizados com essa nova realidade. Mas você deve ter em mente que todo esse aparato de sistemas e arquivos eletrônicos veio para facilitar sua vida no que diz respeito às suas obrigações fiscais, e não para complicá-la — como poderia parecer à primeira vista.
Mas aqui se faz necessário desenvolver boas práticas de gerenciamento, como a adoção de um planejamento fiscal capaz de:
A essa altura, você poderia se perguntar: se mal tenho tempo para administrar as várias e complexas operações de meu comércio varejista, como farei para implantar um bom planejamento fiscal? A resposta é simples: contar com sistemas de softwares capazes de automatizar procedimentos administrativos, contábeis e fiscais.
Existem hoje no mercado muitas opções nesse campo, de modo que você pode terceirizar tais funções, ou mesmo adquirir os softwares para uso em sua própria empresa. São sistemas que controlam os estoques, as vendas, os fluxos de caixa; emitem documentos fiscais (Notas Fiscais, Cupons Eletrônicos); gerenciam as obrigações fiscais, dentre muitos outros procedimentos.
Se você, varejista, está convencido da necessidade de modernizar sua empresa, então venha nos conhecer. Somos especialistas no assunto e certamente temos uma solução adequada para seus problemas, não só na área de gestão fiscal, como também no controle de todas as operações de seu empreendimento.
A proximidade com o mercado e o surgimento do setor de Automação Comercial permitiram que em 1994 fosse criada a Lumi Consultoria e Sistemas, com foco na venda de produtos de tecnologia para o varejo e prestação de serviços de consultoria.
Nos siga e conheça mais!
Inscreva-se para receber nossas últimas notícias e artigos
Todos os Direitos Reservados – Lumi Software – 2023