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6 de fevereiro de 2018Se os clientes querem produtos e serviços personalizados, feitos sob medida, mas você não pode elevar os custos de produção para atendê-los, a customização em massa pode ser uma saída inteligente para o seu negócio, representando um meio-termo.
À medida que os clientes se tornam cada vez mais exigentes, as empresas são pressionadas a responderem rapidamente a demanda, o que nem sempre significa que elas o fazem da maneira correta. Por isso, explicaremos hoje o que é a customização em massa, por que você deve adotá-la no varejo e como aplicá-la, na prática. Confira!
O que é customização em massa?
Trata-se de fazer alterações em um produto ou serviço para satisfazer um determinado grupo de consumidores. As customizações podem ser pequenas, como a oferta de diferentes sabores ou cores, ou mais complexas, como o desenvolvimento de um produto completamente novo para uma base de clientes específica.
A ideia é dividir a produção atual em novos grupos, combinando a personalização e a flexibilidade com as técnicas de produção em massa. Assim, cria-se um novo nível de produção em massa, podendo manter o custo unitário baixo.
Por que a customização em massa é tão importante para o varejo?
A maioria dos produtos e serviços criados com base no modelo de customização em massa começa com um pacote básico que os clientes podem aprimorar, adicionando, excluindo ou alterando ferramentas, recursos, funcionalidades e características para atender as suas necessidades ou desejos.
Isso dá maior flexibilidade ao cliente para moldar o produto ou serviço ao seu modo, pagando um preço justo por ele.
Para o lojista, a grande vantagem é a possibilidade de entregar um produto ou serviço sob medida, mantendo os custos baixos. Oferecer o mesmo produto com várias versões atende necessidades mais específicas do cliente, podendo fidelizá-los com maior facilidade.
Essa é uma tendência que deve impulsionar a adaptação dos negócios à nova era digital e estreitar o relacionamento com o cliente.
Como aplicar a customização em massa no varejo?
Trabalhar uma estratégia de customização em massa na loja não é difícil. Tudo vai depender de um estudo e da análise de comparação entre o que o cliente precisa ou deseja e as possibilidades de personalização dos produtos e serviços oferecidos. Veja alguns exemplos para praticar:
Identifique os padrões que viabilizam a customização
Pesquise e analise as necessidades e desejos mais comuns dos clientes, buscando encontrar um ou mais padrões que possibilitem a personalização dos produtos e serviços em mais de uma versão para atendê-los adequadamente.
Forme um grupo de clientes segmentado
Na hora da personalização, não foque apenas em um cliente. Separe grupos de clientes que compartilham das mesmas necessidades e desejos. Assim, você pode criar uma nova linha de produtos e serviços, porém customizados para esse grupo.
Segmente os produtos e serviços
O próximo passo é segmentar os produtos e serviços na loja. Você pode ter uma estante inteira destinada à venda de sabão em pó, mas subdividi-la por categorias, dispondo, por exemplo, os produtos com e sem alvejante em prateleiras separadas.
Digamos que um grupo grande de pessoas goste de comprar sabão em pó puro e o alvejante separado. Vale a pena montar uma prateleira com essa combinação para atendê-los. O resultado pode ser um aumento expressivo nas vendas.
Cada loja é diferente e tem clientes com necessidades e desejos específicos. Por isso, deve ser feito um estudo bem detalhado para encontrar as melhores oportunidades em cada caso. Então, não perca mais tempo e dinheiro. Comece hoje mesmo uma estratégia de customização em massa no seu negócio e alcance resultados surpreendentes.
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