• Sobre nós
  • Soluções
  • Segmentos
    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.
    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Parceiros
  • Casos de Sucesso
    Quer saber o que nossos clientes acham da Lumi Software?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:
    ASSISTIR
    depoimento-5.jpg
    BIG BOX
    Nesse vídeo mostraremos o Diretor adimistrativo do BIG BOX, e qual a opinião dele em relação a Lumi software.
    depoimento-4.jpg
    GUARAPARI
    Veja o que a loja Guarapari pensa da gente, ou melhor, o diretor da rede Guarapari, acha da gente!
    depoimento-1.jpg
    VENEZA
    Nesse Case da Lumi mostramos o que o diretor administrativo do Veneza acha da Lumi!
    depoimento-3.jpg
    CAMPELO
    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi? Escute rapidamente a diretora das lojas Campelo acha da gente.
  • TV Lumi
    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.
    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

  • Nosso Blog
  • Suporte
    Precisa de Suporte?
    Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 
    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporte e consultoria não operante.

Ligamos para você!
Os 4 mandamentos do controle financeiro eficiente
9 de maio de 2016
Funcionamento no feriado de Corpus Christi
23 de maio de 2016

Controle de perdas: veja 4 erros que você pode estar cometendo

23 de maio de 2016
Categorias
  • Blog
  • Gestão
Tags

Você sabe quanto dos seus estoques são desperdiçados todo o mês? Se desconhece completamente esses dados, saiba que a situação pode ser mais preocupante do que parece. De acordo com o estudo 14ª Avaliação de Perdas no Varejo – Provar Ibevar, as empresas brasileiras apresentam, em média, um índice de perdas de 2,31%. Se considerarmos os micro e pequenos negócios, esse número salta para aproximadamente 7%, o que é ainda mais preocupante. O controle de perdas é uma atividade que deve ser feita em qualquer tipo de empresa, afinal, estamos falando de um problema que gera impactos na produtividade e nas finanças do negócio.

Para ajudá-lo, vamos mostrar os 4 principais erros que podem ser evitados, mostrando algumas ações para você melhorar a situação. Confira a seguir!

Não adotar um sistema de gestão

O controle manual é o começo do problema, afinal, nessa situação, os erros são muito mais comuns e a informação circula vagarosamente entre os setores que mais precisam. É fundamental implementar um sistema informatizado para gerenciar os estoques, pois, com dados mais completos e dinâmicos, você consegue planejar melhor as suas compras e evitar os excessos que geram desperdícios.

Além disso, os softwares de gestão de estoques garantem ao gestor os dados que necessários para a tomada de decisão, melhorando muito a produtividade.

Não realizar a contabilização dos inventários

Embora a automação seja o passo principal, na área de estoques, a participação humana é fundamental. Assim, outro erro comum é não realizar o inventário rotativo e o inventário geral. São duas estratégias muito eficazes de contabilização que podem aumentar o controle e diminuir os desperdícios.

No inventário rotativo, você escolhe alguns itens a serem contabilizados de maneira individual, diariamente. Um exemplo é contar o item A e B nas terças, por exemplo, e os itens C e D nas quartas. Já o inventário geral, é realizado de maneira semanal ou mensal, e abrange todos os itens estocados. Com essas duas análises e o software de gestão, você tem um controle completo de todos os seus estoques.

Não se preocupar com a armazenagem

Como é a rota para carga e descarga da sua empresa? Os produtos são armazenados internamente ou a empresa conta com um armazém-geral? Quem é o responsável pela retirada dos produtos nos estoques? Todas essas perguntas precisam ser respondidas, principalmente no caso das micro e pequenas empresas que lidam com produtos de alto valor.

O impacto de um notebook danificado, por exemplo, pode ser bastante significativo para um pequeno empresário. Por isso, é preciso definir com clareza todos os processos de armazenagem e conservação dos produtos. Segurança é uma das principais armas contra o desperdício.

Não treinar sua equipe para o controle de perdas

Inventário e software de gestão podem diminuir vários problemas relacionados aos estoques, mas, como vimos, no final é a qualidade dos colaboradores que vai determinar a melhoria do controle. Por isso, nosso último erro é a falta de preparo dos colaboradores.

Além do treinamento para o melhor uso das ferramentas, é preciso que todos os funcionários estejam imersos em uma cultura organizacional pautada na prestação de contas. Além disso, se for necessário, contrate um estoquista para auxiliar na gestão de estoques e controle de perdas. Afinal, o gestor tem que priorizar outras tarefas, como a captação de clientes, o planejamento, entre outras.

Gostou desse artigo sobre controle de perdas? Leia também esse artigo sobre os erros mais comuns na Gestão Financeira da sua empresa.  Veja também alguns dos nossos casos de sucesso clicando aqui.

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

precificação
31 de março de 2022

Você sabe como realizar a precificação dos produtos de sua loja?


Leia mais
ruptura de estoque
25 de março de 2022

Saiba como identificar a ruptura de estoque em seu comércio


Leia mais

Conheça Nosso no Youtube

  • Blog (365)
  • Business (19)
  • E-book (17)
  • ERP (2)
  • Fiscal (45)
  • Gestão (146)
  • Inovações (1)
  • Lumi Gerencial (126)
  • Lumi Software (203)
  • Sem categoria (13)
  • Varejo (1)

Posts Recentes

  • precificação0
    Você sabe como realizar a precificação dos produtos de sua loja?
    31 de março de 2022
  • ruptura de estoque0
    Saiba como identificar a ruptura de estoque em seu comércio
    25 de março de 2022
  • pagamentos com cartão0
    Conheça as vantagens em aceitar pagamentos com cartão em seu comércio
    11 de março de 2022

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SEGMENTOS

  • Supermercado
  • Atacados
  • Atacarejos
  • Food Services

LINKS ÚTEIS

  • Parceiros
  • Nosso Blog
  • Cases
  • TV Lumi

SUPORTE

  • Central de Atendimento
  • Base de Conhecimento
  • Ebooks
  • Ligamos para Você!

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções