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Não há mais dúvidas de que os processos baseados em soluções tecnológicas se tornaram parte integrante das empresas. É cada vez maior o número de atividades desempenhadas com o apoio de diferentes soluções tecnológicas, dado o seu grande potencial de otimização para expedientes empresariais.

No caso dos supermercados, a lógica é semelhante. Algumas ferramentas, como os totens de informação e autoatendimento são ótimos exemplos de como a automação de tarefas simples pode trazer grandes benefícios para o negócio.

Essa tecnologia vem se tornando tendência, sobretudo em estabelecimentos comerciais, como farmácias e supermercados. Embora sejam novidade por aqui, em países como Estados Unidos e Suécia, já são utilizados há bastante tempo.

E para que você entenda mais sobre o tema, preparamos o artigo sobre como esse recurso pode melhorar a rotina do seu empreendimento. Confira!

O que são os totens de informação e autoatendimento?

De maneira bem direta, os totens de autoatendimento são terminais autônomos destinados a executar tarefas tipicamente realizadas por humanos, mas de uma forma muito mais ágil, prática e econômica.

Em regra, os totens podem ter diferentes aplicações. Em supermercados, por exemplo, podem ser utilizados para tirar dúvidas de clientes, informando o preço de um produto, sua localização e muito mais.

Além dessa aplicação, em muitos casos, os totens podem ser ainda mais completos, contando com balanças para a pesagem de produtos, leitores de código de barras e integração com sistemas de pagamento, como máquinas de cartão de crédito/débito. Ou seja, são capazes de automatizar todo o processo de vendas em supermercados, reduzindo o tempo de espera em filas, especialmente quando se trata de pequenas compras.

Quais são as principais vantagens do uso de totens de autoatendimento?

Como é típico de ações que envolvem a automação, a utilização de totens de autoatendimento oferece diversas vantagens. Descubra a seguir as principais delas:

Economiza tempo

A possibilidade de automatizar o atendimento e a execução de tarefas simples, como é caso de uma consulta de preço, representa uma economia de tempo considerável, especialmente para o usuário.

Nesse ponto, os totens trazem uma grande vantagem ao supermercado, já que reduzem a necessidade de recursos humanos em determinadas atividades.

Otimiza o espaço do supermercado

Quando comparado com um caixa convencional, por exemplo, um totem de autoatendimento demanda bem menos espaço para ser instalado.

Essa otimização possibilita um melhor aproveitamento da área do supermercado, seja para aumentar a quantidade de prateleiras ou até mesmo para tornar o ambiente mais organizado.

Melhora a alocação de funcionários

Um dos reflexos mais positivos da utilização de totens de autoatendimento em supermercados é a possibilidade de que os funcionários sejam melhor distribuídos entre as diversas atividades e setores.

Por exemplo, em vez de deixar um colaborador à disposição para dar informações aos clientes, é muito mais estratégico e vantajoso deixar essa função a cargo do totem e alocar o profissional para outra função — mais relevante e que contribua para os resultados gerais da empresa.

Cases de sucesso, como o da Rede Pão de Açúcar, confirmam todo o potencial da ferramenta nas atividades de um supermercado. A rede de lojas de varejo investiu em totens com o tema carnes nobres, cuja função era imprimir diferentes receitas com o ingrediente — com a finalidade de estimular o consumo e a venda desse produto em suas lojas.

Outros segmentos do mercado, como o de fast food, também comprovam o diferencial dos totens. O Burguer King, por exemplo, instalou totens em suas lojas para reduzir as filas, sobretudo em horários de pico — possibilitando que clientes realizem seus pedidos com mais rapidez e retire-os no balcão.

Conclusão

Os totens de informação e autoatendimento são ferramentas bastante versáteis e úteis para a rotina de empreendimentos comerciais. O potencial de otimização dessa tecnologia, como vimos, é enorme, pois permite à empresa melhorar a gestão de recursos humanos, a qualidade operacional e a diminuição dos custos.

Gostou do artigo? Deseja se informar mais sobre o papel da tecnologia na otimização de processos comerciais? Então, siga-nos nas redes sociais para ficar sempre informado com as novidades! Estamos no Facebook e YouTube.

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