Comunicado NFC-e!
19 de setembro de 2016Calendário de Promoções Lumi Scanntech – Mês de Outubro
30 de setembro de 2016Tanto a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) quanto de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) serão descontinuados a partir de 1º de janeiro de 2017 — o que significa que não será mais possível fazer download do aplicativo.
Além disso, a versão atual deixa de receber atualizações e, portanto, não haverá qualquer tipo de versão substituta — assim é preciso desde já se preparar e adaptar os processos da empresa às novas soluções para o recolhimento de tributos.
Apesar do aplicativo gratuito ter sido desenvolvido pela Secretaria de Estado de São Paulo (Sefaz), o uso é disponibilizado gratuitamente para empresas de todo o país.
A justificativa para interromper a distribuição do software gratuito do governo, segundo levantamento realizado pelo órgão, é que 92% das empresas já utilizam emissores próprios de NF-e. Já para contribuintes que emitem CT-e, o percentual chega a 96,3% de documentos gerados através de sistemas próprios.
Para não ter problemas futuros, as empresas precisam se preparar para receber as novas regras de validação da NF-e e do CT-e, seja utilizando soluções próprias, incorporadas ou personalizadas a seus sistemas internos. Mas como se adaptar ao fim do emissor de NF-e gratuito?
Informatize os processos
Embora as mudanças comecem a valer apenas a partir de 1º de janeiro de 2017 é preciso desde já ligar o “sinal vermelho”. Isso porque empreendedores deverão adequar seus processos internos a aquisição de soluções que possam atender a emissão de NF-e e CT-e.
A descontinuidade dos emissores gratuitos é uma excelente oportunidade para empresas modernizarem e informatizarem a gestão empresarial do seu negócio, seja através de um software dedicado exclusivamente a emissão das NF-es ou um sistema integrado, como uma ERP.
É preciso entender que a mudança vai afetar diretamente toda a cadeia de informação fiscal e administrativa da empresa. Por isso, gestores que ainda não utilizam ferramentas tecnológicas poderão enfrentar muitas dores de cabeça e, aqueles que deixarem para última hora poderão se deparar com uma série de dificuldades em todas as etapas de implementação.
Software de gestão empresarial
A vantagem de utilizar um software de gestão integrado é que todas as informações inseridas nas notas fiscais podem ser aproveitadas em outros lugares. Ou seja, se a empresa abastecer o sistema com dados de suprimentos, as informações de estoque serão atualizadas conforme o funcionário responsável emita as notas de transferência ou devolução.
São diversas as opções disponibilizadas no mercado — com preços e funcionalidades variadas — bastando ao empreendedor verificar a que melhor se encaixa nas necessidades da empresa, pensando sempre em curto e longo prazo.
Optar por um sistema de gestão integrado e unificado possibilita não apenas suprir a necessidade de emissão de notas, mas de automatizar os processos, gerar relatórios em tempo real (e com informações precisas), além de melhorar todo o controle fiscal da empresa.
Dicas da escolha de um sistema de gestão
Vejamos algumas dicas que podem ajudar você a buscar soluções que melhor atenda às necessidades da sua empresa:
1. Opte por um software de gestão que seja organizado em módulos
Assim você pode adquirir apenas o módulo emissor da NF-e (o que possibilita pagar apenas pelo que usar). Mas fique atento à possibilidade de realizar um upgrade futuro conforme a empresa cresça e precise de novas soluções.
2. Escolha um sistema em nuvem (100% online)
Isso possibilita acessar qualquer tipo de informação pelo sistema sem a necessidade de instalação — bastando apenas acesso à internet.
Além disso, com um software integrado é possível usar o sistema em qualquer computador, de qualquer lugar e a qualquer hora, através de seu login e senha.
3. Fique atento à escolha de sistemas que sejam atualizados constantemente
É extremamente importante que o software de gestão seja sempre atualizado — o que evita multas e outras penalidades para a empresa.
4. Escolha um sistema de gestão que tenha vários módulos e que sejam integrados ao emissor de notas fiscais eletrônicas
Talvez sua empresa tenha apenas a necessidade de emitir NF-e e CT-e, mas futuramente pode precisar de uma gestão de estoque, vendas, compras e fluxo de caixa.
Antecipe-se e aproveite esse momento de mudança para modernizar a gestão da sua empresa! Entre em contato com um de nossos consultores clicando aqui.