Apesar da indústria e o varejo serem diferentes ramos da economia, ambos andam juntos no momento de conquistar clientes.
No caso dos supermercados, a parceria necessita de uma sadia relação para que as vendas dos produtos aumentem por meio da conquista de um novo mercado.
Nesta hora, a verba de fornecedores é um excelente atrativo para estreitar os interesses. Enquanto para a indústria ajuda a acelerar a produção, no caso dos varejistas contribui para ampliar as ações de marketing e merchandising, sem falar em possíveis descontos, refletindo, inevitavelmente, na lucratividade.
E você, sabe como aumentar as vendas por meio do uso desta verba? É o que mostraremos neste post. Mas, antes, conheça um pouco mais sobre o assunto!
Sabendo-se que as gôndolas dos supermercados disponibilizam aos olhares dos consumidores diferentes tipos de marcas do mesmo produto, os fornecedores oferecem atrativos caso haja maior procura por suas mercadorias. E também para que elas tenham pontos extras ou com maior visibilidade dentro do espaço físico.
Como os fabricantes querem mais presença de marketing e merchandising, como as famosas degustações, eles oferecem uma verba que pode ser descontada na nota fiscal ou utilizada para aumentar o movimento no estabelecimento, de acordo com a preferência e atitudes tomadas pelo varejista.
Além desta bonificação, existem outras referentes a desova de produtos que estão com as datas de validade chegando ao fim, para redução de gastos com logística e metas de vendas alcançadas.
No entanto, como ambas as partes querem lucrar mais, muitos empresários podem se questionar: como fazer as vendas aumentarem por meio da verba de fornecedores? É o que responderemos a seguir:
A primeira dica é manter uma relação amigável com o fornecedor para que não aconteçam atritos nas negociações comerciais. Veja se as contrapartidas são justas e analise seu mercado para traçar uma estratégia de cumprimento da meta. A criação de uma tabela é primordial na organização financeira.
Para que não surjam complicações no decorrer do processo, faça um contrato estabelecendo todos os compromissos e porcentagens que deverão ser cumpridas nas vendas dos produtos e também no pagamento da verba extra.
Dessa forma, a possibilidade de ocorrer um possível descumprimento é reduzida, auxiliando em suas vendas.
Ao receber a sua bonificação, a ideia é buscar descontos nas próximas compras com o fornecedor, o que vai auxiliar na venda de mercadorias mais baratas do que a concorrência, trazendo mais clientes ao seu supermercado.
Promoções também auxiliam consideravelmente e ainda contribuem para aumentar a penetração de determinado produto.
Outra estratégia é investir em marketing, deixando a sua marca sempre em evidência no mercado de abrangência. Além de panfletos e outdoors, faça divulgações nas redes sociais e participe de ações institucionais.
Com a verba de fornecedores, é possível fazer um investimento em longo prazo para melhorar a estrutura logística do seu supermercado.
No entanto, fique atento: existem verbas que podem ser um verdadeiro tiro no pé, como as destinadas para a venda de um grande volume no fim do mês, o que pode comprometer o seu estoque, para a introdução de lançamentos nas gôndolas ou para manter exclusividade de um determinado produto.
Sabendo estudar bem as verbas dos fornecedores, fazendo uma boa aplicação dos recursos, certamente o seu supermercado ganhará mais clientes, ampliando a divulgação tanto da marca quanto os serviços prestados.
Gostou do nosso post? Veja também nosso Ebook sobre: Relação com fornecedores: Um guia para otimizar parcerias.
A proximidade com o mercado e o surgimento do setor de Automação Comercial permitiram que em 1994 fosse criada a Lumi Consultoria e Sistemas, com foco na venda de produtos de tecnologia para o varejo e prestação de serviços de consultoria.
Nos siga e conheça mais!
Inscreva-se para receber nossas últimas notícias e artigos
Todos os Direitos Reservados – Lumi Software – 2023