Qual a importância do CRM para a sua empresa?
27 de junho de 2017Calendário Clube Promoções Lumi – Mês de Julho
5 de julho de 2017Você ainda faz a cotação de preços com fornecedores por telefone? Pois saiba que você pode estar perdendo tempo e dinheiro.
Para otimizar esse processo e trazer vantagens para o seu supermercado uma boa solução é a cotação de preços online.
Neste artigo daremos dicas rápidas de como fazer uma boa cotação de produtos e comparar preços de fornecedores. Além disso, falaremos como são feitas as cotações online e as características das ferramentas utilizadas para essa função.
Quer otimizar o processo de compras do seu supermercado? Então, siga com a leitura entenda o assunto!
Como fazer uma boa cotação de produtos?
Sem dúvidas, a melhor maneira de fazer uma pesquisa de produtos é por meio da requisição de cotação.
Assim, primeiro deve-se criar um questionário com perguntas relevantes e todas as informações que precisa obter dos fornecedores.
Feito isso, o próximo passo é enviar o questionário para vários fornecedores e aguardar pelas respostas.
Por último, avalie e opte por aquele que melhor se encaixa às necessidades da sua empresa.
Vale ressaltar que essa tática pode ser utilizada tanto para um único item quanto para uma lista completa, a fim de conseguir melhores acordos e descontos no pacote.
Quais pontos devem ser analisados na cotação de preços online?
De fato, a cotação de preços online abre um leque de oportunidades para as empresas. Por isso, veja essas dicas para obter melhores benefícios:
- Não aceite o primeiro preço: assim como em uma negociação convencional, a boa e velha pechincha pode trazer redução nos preços para as cotações online.
- Considere a relação custo-benefício: em muitos casos, o fornecedor se mostra inflexível em relação à negociação. Assim, use a criatividade e tente conseguir a redução nos custos indiretamente: certeza de descontos em uma próxima compra, entrega mais rápida, melhor prazo e condições para a garantia ou outras formas que tragam vantagens para a sua empresa.
- Avalie as vantagens de ter apenas um fornecedor: contar com apenas um fornecedor pode ser uma forma de garantir descontos crescentes. Por isso, avalie se essa fidelização é benéfica — ou se manter a concorrência aberta continua sendo o melhor caminho.
Como são feitas as cotações de preços online?
Existem algumas plataformas que possibilitam a cotação de preços online e facilitam o processo.
Para isso, o método é muito simples: basta acessar a ferramenta para cadastrar os fornecedores que deseja cotar.
Feito isso, a tecnologia do sistema se encarregará de enviar as suas cotações e, posteriormente, você receberá os preços e condições ofertadas pelos fornecedores.
Tudo isso acontece de maneira automática e pode garantir melhores acordos — além de tornar o processo mais prático e dinâmico.
Quais as vantagens da comparação de preços com a concorrência?
Se fôssemos resumir as vantagens em uma palavra, ela seria “economia”. Isso porque a cotação online promove a competição entre os fornecedores, que entendem que precisam entregar vantagens para vencer a concorrência.
E o resultado disso é que o seu negócio consegue melhores preços, bonificações e acordos.
Tenha em mente que a cotação de preços online é a melhor maneira de obter bons acordos. Além disso, ela é beneficiada pelo fato de estimular a concorrência entre os fornecedores — e quem lucra com isso é a sua empresa!
Gostou deste artigo? Entendeu como funciona a cotação de preços online e as suas vantagens? Então curta a nossa página no Facebook e assine o nosso canal no YouTube para acompanhar outros conteúdos relacionados ao assunto!