Uma boa gestão financeira é determinante para o sucesso de uma empresa. Quando fazemos uma gestão eficiente, é possível assegurar melhores resultados para que o negócio cresça conforme desejado.
Mas essa pode não ser uma tarefa muito fácil para alguns empreendedores. Para te ajudar, listaremos abaixo alguns erros e acertos na hora de gerir seu negócio, para que você consiga identificar se sua gestão financeira é realmente eficiente.
Muitos erros podem ser cometidos na hora de gerir as finanças de uma empresa, mas alguns são mais recorrentes e, se evitados, podem garantir que os demais também não ocorram. Veja quais são eles:
A gestão financeira de um negócio envolve centenas de variáveis que devem ser visualizadas da melhor maneira, assegurando que nenhum detalhe das operações passe despercebido.
Muitos negócios pecam por não contar com softwares que facilitam esse controle, tornando seu gerenciamento prático e eficiente. Existem diversas versões disponíveis no mercado que ajudam a reunir todas as informações estratégicas para a empresa, facilitando sua administração.
Utilizar o sistema de gerenciamento só vai trazer benefícios se este for alimentado com dados corretos e atualizados. Outro erro comum é não registrar cada centavo de cada operação. Esse controle permite enxergar corretamente o fluxo de caixa, o valor de contas a receber e a pagar e o valor de despensas evitando, entre outras coisas, furto de quantias por parte de colaboradores.
Quem não controla seu estoque de perto corre o risco de não possuir o produto que o cliente precisa no momento da compra ou sofrer perdas com produtos que perdem a validade e com armazenamentos desnecessários.
Além de utilizar um bom software de gerenciamento, mantendo sua base de dados alimentada e atualizada, algumas dicas podem te ajudar a iniciar um controle financeiro eficaz que colabore para o aumento dos lucros do negócio. Confira:
Calcular o preço de venda de um produto envolve diversos fatores, tanto internos quanto externos. Os fatores externos estão em constante variação, já que são relacionados ao mercado e aos preços praticados pela concorrência, enquanto os internos são facilmente determinados pelos custos de produção ou aquisição, e armazenagem dentro da sua empresa.
Um plano tático é feito anualmente, contendo a projeção do balanço patrimonial da empresa, além das projeções de receitas e despesas. Nele também deverá constar as metas da companhia, considerando uma remuneração variável de acordo com elas. Além disso, é nesse momento que devemos estudar as estratégias de preços e o mercado, definindo nossos objetivos financeiros.
Todo dinheiro que entra ou sai da companhia deve estar dentro de um ciclo bem fechado. Com um bom controle do fluxo de caixa, é possível enxergar toda a movimentação de capital dentro da empresa, entendendo de onde cada centavo veio e para onde está indo. Isso, além de evitar perdas de dinheiro e tempo, ajuda a perceber dados estratégicos que podem ajudar a melhorar seus resultados.
Talvez ainda, queira ler o blog: Automação comercial: quais as principais vantagens dessa ferramenta?
Se preferir clique nosso consultor que faremos contato.
A proximidade com o mercado e o surgimento do setor de Automação Comercial permitiram que em 1994 fosse criada a Lumi Consultoria e Sistemas, com foco na venda de produtos de tecnologia para o varejo e prestação de serviços de consultoria.
Nos siga e conheça mais!
Inscreva-se para receber nossas últimas notícias e artigos
Todos os Direitos Reservados – Lumi Software – 2023