5 dicas de como aumentar o faturamento de sua loja
12 de novembro de 2021Como fazer um controle de estoque eficiente?
17 de dezembro de 2021Para entender como se destacar da sua concorrência, é importante que compreenda que mesmo seu negócio sendo diferente ou inovador, será preciso ver exatamente o que o concorrente está fazendo.
Porém, grande parte dos empreendedores não sabe mesmo como fazer isso. Se esse é seu caso, então você chegou ao post certo, hoje falaremos e te mostraremos o que é necessário para vencer sua concorrência.
Muitas vezes planejamos, abrimos uma loja/negócio, contratamos funcionários, lutamos para o empreendimento dar certo e nem sempre isso acontece.
O que acontece é que devemos lidar com nossos concorrentes, tentar compreender o porquê os clientes estão indo para lá.
Para te ajudar nessa jornada, preparamos boas dicas que ajudarão a destacar seu negócio dos demais, continue a leitura e aproveite!
Veja dicas de como se destacar da sua concorrência
Para saber como se destacar da sua concorrência, veja abaixo quais são as dicas que preparamos para você:
Comece analisando e pesquisando seus concorrentes
Veja bem, é importante acompanhar de perto todos seus concorrentes, procure sempre pesquisar o perfil de cada um deles, veja quais são os preços oferecidos por eles e então analise os erros e acertos da concorrência.
Procure ficar atento também às últimas tendências e como o mercado está reagindo, lembrando que é importante se planejar para se destacar sempre.
Sempre agregue valor ao produto
Várias empresas estão se especializando cada vez mais, e isso tudo para poder proporcionar um excelente atendimento ao cliente.
Para poder se sobressair entre os concorrentes, a ideia é que busque sempre agregar valor ao seu produto, quer seja no capricho do atendimento quanto na entrega rápida de um pedido, por exemplo.
A ideia de foco é vender valor e não preço. Muitas vezes, baixar o preço não é a melhor solução para conseguir vencer a concorrência.
Pode ser que você tenha maiores benefícios oferecendo boas ofertas, porém, sabemos que essa técnica pode simplesmente desvalorizar seu produto.
Use estratégias de marketing
Na grande maioria dos casos, as empresas acabam perdendo espaço para a concorrência justamente por não conseguir atingir seus clientes em potencial.
É aí que o marketing entra, justamente porque ele pode ajudar nesse aspecto, em partes porque ajuda a divulgar sua empresa e ainda faz com que seu negócio seja reconhecido.
Lembrando que suas estratégias podem ser compostas por até três elementos: relacionamento com o cliente, conteúdo e produto.
Veja que as ações de conteúdo devem servir para atração, sendo que as estratégias de relacionamento são capazes de construir laços com os clientes e as iniciativas de produtos acabam por alcançar objetivos específicos sobre a venda.
Lembre-se que tudo isso precisa estar integrado e provido do resultado direto e do acompanhamento das métricas, visando a análise das estratégias usadas e verificando se as mesmas estão sendo eficientes.
Conheça e entenda seu público alvo
Para saber como se destacar da sua concorrência, é essencial que saiba quem é o público alvo de sua empresa hoje, e qual ela deseja atingir.
Veja que há necessidade de identificar o que seu público precisa, quais são os desejos de seus consumidores e suas expectativas.
A ideia é que os conheça tão bem que deverá entender quais são as variáveis dos mesmos, entre elas: hábitos de consumo, escolaridade, faixa etária, entre outros.
Esses dados servirão para traçar o perfil dos clientes, oferecendo dessa forma todas as soluções que os mesmos buscam.
Invista em produtos de qualidade
Muitas vezes, os empreendedores acabam achando que diminuir o preço é sinal de redução da qualidade, na verdade, não é!
Porém, em alguns casos isso realmente acontece, perante esse acontecimento então é preciso analisar se efetivamente vale a pena trocar o produto.
Se você já vende um produto com uma qualidade superior o ideal é cobrar sim um pouco mais, justamente porque produtos bonitos, duráveis, eficientes acabam tendo bastante público.
Veja bem, mesmo que a concorrência acabe tendo itens semelhantes com preço inferior as pessoas prezam por produtos de qualidade, portanto, invista neles!
Tenha um diferencial competitivo
A ideia principal aqui é encontrar seu diferencial, depois de analisar a concorrência veja o que sua empresa oferece de diferente.
Lembre-se de desenvolver uma experiência bem única para seu cliente, quer seja por meio de atendimento personalizado, oferta de produtos, serviços exclusivos, brindes, enfim, invista no seu diferencial para ter sucesso.
Se você gostou do nosso post de hoje e quer continuar acompanhando os destaques, siga nosso blog e redes sociais e fique por dentro das novidades!