Mobile commerce: como essa tecnologia vem se desenvolvendo?
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30 de agosto de 2018Você precisa melhorar a performance de sua empresa? Sugerimos começar pela melhoria no atendimento ao cliente, e a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo. Para otimizar o atendimento ao cliente, uma alternativa efetiva é disponibilizar o serviço de self checkout.
Embora esse conceito esteja sendo utilizado há muito tempo nos Estados Unidos e na Europa, no Brasil o serviço ainda é uma novidade e isso o torna um diferencial em termos competitivos.
Por essa razão, é interessante que comece a avaliar os benefícios que essa solução pode trazer não apenas para sua empresa, mas também para a rotina dos seus consumidores. Foi pensando em ajudá-lo que elaboramos este artigo.
Continue a leitura e confira!
O que é self checkout
Antes de mais nada, vamos entender o termo da solução. Quando falamos em self checkout, nos referimos a serviços de autoatendimento ou autosserviço. Significa que em vez de uma pessoa ajudar nas compras, o cliente faz isso sozinho ou com o auxílio de algum equipamento.
No caso dessa solução para supermercados, o cliente se depara com um caixa automático que dispensa a presença de um funcionário para registrar os itens escolhidos. Nesse equipamento, há um dispositivo que registra os produtos e faz a cobrança por meio de máquina de cartão e monitor para comunicação visual.
A prática é mais conhecida em estacionamentos, onde o consumidor paga sozinho pelo serviço, e aeroportos, quando se faz o check-in. O setor varejista, apesar de mais atrasado, vem inovando com o tempo. E, com isso, a comodidade e a conveniência estão ganhando visibilidade no setor.
Tudo o que facilita e agiliza o atendimento nesse segmento é valorizado. E quando se opta por melhoria do ambiente de trabalho e ganho de tempo na hora do atendimento para o consumidor, certamente se ganha atenção das pessoas e do mercado no geral.
Benefícios do self checkout
Depois de entendido o conceito, é importante saber que tanto o consumidor quanto o proprietário do estabelecimento se beneficiam com essa evolução no serviço varejista. Se, por um lado, o empresário precisa fazer um esforço inicial de mudanças em sua empresa, por outro, ele começa a colher de forma imediata os bons frutos advindos da modernização na forma como vê e atende seus clientes.
Quando se investe em novas formas de agilizar e modernizar processos, bem como entender, gerenciar e melhorar o atendimento de clientes, os resultados são sentidos imediatamente.
Confira, portanto, alguns benefícios que ajudam a entender o impacto dessa solução:
Aumento das vendas
Todos buscamos agilidade e praticidade no dia a dia, no caso dos consumidores é a mesma coisa. E quando falamos que no mesmo espaço que fica instalado um caixa convencional podem ser colocadas três unidades do equipamento de self checkout, estamos falando em maior agilidade no atendimento.
Assim como no pagamento de estacionamentos ou check-in de companhias aéreas, a tendência é que esse tipo de solução passe a fazer parte do dia a dia do brasileiro. Pois tudo que visa agilizar e facilitar a rotina diária do cliente tem uma aceitação muito grande de mercado.
Para a maioria das pessoas, fazer compras é uma necessidade e não um programa prazeroso. Muitos consumidores abrem mão de parte do seu tempo de descanso ou, de estar com a família para ir às compras.
Um ambiente de compras que oferece maior agilidade no atendimento, além de apostar numa tecnologia que torna seus serviços mais rápidos, consegue atender de forma mais rápida e com melhor qualidade um número maior de indivíduos. Com isso, pode-se vislumbrar um impacto positivo no faturamento desse estabelecimento.
Economia
Como o propósito do autosserviço é dispensar o funcionário no atendimento, o proprietário pode diminuir o quadro de funcionários e reduzir sua folha de pagamento. Como já dissemos, no mesmo espaço físico ocupado por um caixa convencional é possível instalar até três equipamentos de self checkout. Além disso, um único equipamento é capaz de realizar o trabalho de até três funcionários juntos. Então, em vez de fazer o serviço que o equipamento pode realizar, o colaborador fica apenas monitorando as máquinas e os clientes, intervindo apenas quando necessário.
Em supermercados maiores a conta pode ser ainda mais visível, uma vez que a substituição dos colaboradores por máquinas também fica maior. Pode-se manter apenas colaboradores treinados no auxílio do autosserviço. Assim, quando o consumidor tiver dificuldade ou o equipamento apresentar algum problema, o funcionário, devidamente treinado, entra em cena para resolver.
Contudo, é necessário que você tenha um responsável para orientar os clientes sobre a utilização do self checkout. Nesse caso, apenas um colaborador é suficiente para atender a demanda de, no mínimo, três caixas automáticos. O propósito principal da adoção dessa tecnologia é agilizar o atendimento e reduzir os custos relativos à mão de obra.
Além disso, outro aspecto que merece ser destacado, e que faz do self checkout uma questão a ser analisada, é que o setor varejista está entrando em uma nova era, muito mais dinâmica e inteligente.
Além dos ganhos diretos que se pode imaginar, o varejista ainda atende uma expectativa de mercado cada vez maior. Na maioria dos casos, depois que o consumidor conhece essa tecnologia ele passa a considerá-la indispensável, colocando você em vantagem frente à concorrência.
Contribuições do self checkout para o seu negócio
Começar a usar o self checkout no seu negócio vai beneficiar não somente sua empresa como também seu cliente. Por isso, para aprimorar seu conhecimento sobre gestão, sugerimos dois livros. O primeiro, Visual Merchandising, de Louis Bou, explica detalhes de exibição de produtos em vitrine e PDV. O outro, Administração de Varejo, do professor Fauze Najib Mattar, é um guia completo com conceitos, metodologias e técnicas para gestão em varejo.
No geral, a intenção é facilitar o atendimento, reduzir o tempo de espera, diminuir custos com folha de pagamento, evitar desgaste no relacionamento com consumidores e funcionários, otimizar o espaço e aproveitamento da loja e, ainda, automatizar alguns processos básicos e indispensáveis do seu negócio.
Conclusão
Esperamos que este artigo possa ter ajudado a entender melhor o conceito de self checkout e as vantagens de aplicá-lo em seu negócio. Hoje em dia, investir na melhoria de processos de atendimento ao cliente tem sido a diferença entre o fracasso e o sucesso para muitos varejistas. Por isso é importante estar atualizado sobre o que é tendência nesse nicho de mercado.
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