Como evitar perdas de produtos em sua loja?
4 de fevereiro de 2022Você sabe como fazer o controle financeiro de seu comércio?
18 de fevereiro de 2022Você sabe o que são as rupturas no estoque? Em um momento de crise tipo esse no mercado, combater essas rupturas é essencial.
Na verdade, há toda uma gestão para lidar com os produtos estocados, quando feita da forma correta se torna fundamental para a manutenção dos bons resultados e na redução da perda de vendas principalmente no estabelecimento comercial.
Antes de tudo, é interessante compreender que a ruptura nada mais é do que a falta de produto na gôndola e o resultado direto dessa falta é justamente a perda de venda do produto, por esse motivo é essencial que o varejista tenha como princípio o combate a esse problema.
Lembrando que em torno de 70% da decisão de compra, normalmente acontece bem na frente da prateleira, sendo assim, é importante que os produtos estejam disponíveis para o consumidor interessado.
No post de hoje, iremos compreender melhor o que são as rupturas, quais problemas trazem para seu negócio e algumas dicas para lidar com elas. Continue a leitura do post, e fique por dentro de todos os detalhes.
Entenda porque as rupturas no estoque são ruins para a indústria e para o varejista
Muitas pessoas acreditam que as rupturas no estoque afetam apenas o varejista, na verdade, saiba que a indústria é totalmente afetada pela falta de produtos, sendo assim, o combate precisa ser realizado sempre em conjunto.
Dessa forma, normalmente quando o cliente entra em uma loja e não encontra o produto na prateleira, o mesmo possui duas opções:
- Comprar tal produto em outra loja: nesse caso o maior prejudicado certamente é o varejista, justamente porque a venda ocorre diretamente no concorrente.
- Comprar o produto de outra marca: nesse caso, o fabricante certamente fica com o maior prejuízo, justamente porque quando a pessoa compra o produto de outra marca, todo esse processo de venda do produto acaba ficando afetado.
É válido destacarmos aqui, que mesmo na segunda opção, esse cenário não é nada vantajoso para o varejista.
Na verdade, há dois motivos que fazem com que esse cenário seja negativo: a primeira razão é justamente a frustração do cliente quando não encontra a mercadoria desejada.
O segundo motivo é que provavelmente esse cliente deve optar por um produto inferior, com uma massa de margem bem menor para o varejista.
Veja algumas dicas para poder acabar com essas rupturas de estoque
Depois de entendermos como as rupturas de estoque são capazes de afetar o fabricante e o varejista do produto, pensamos em algumas dicas que ajudarão a tomar decisões para combater esse problema de forma eficiente, evitando completamente a perda de vendas. Confira!
Comece conhecendo seu consumidor
É essencial entender tudo sobre os hábitos de compras dos consumidores, sendo fundamental para acertar exatamente qual é a perspectiva de compra de mercadoria e automaticamente realizar as ações promocionais da forma correta.
Além do mais, é interessante ainda observar a tendência de compra, tudo para poder realizar o planejamento preparando também a operação da loja.
Faça o controle de estoque por dados
Para evitar as rupturas no estoque saiba que o controle de estoque deve ter uma base de informações bem seguras, é essencial compreender qual é a movimentação de produtos na loja, acompanhar os dados dos itens e até mesmo fazer uma integração com o sistema de base.
Lembrando que é por meio dos dados do controle de estoque que conseguimos saber exatamente quais produtos possuem um giro maior, e finalmente criar algumas ações para poder evitar a falta de tais itens.
Já as mercadorias que possuem giro menor precisam ser reduzidas!
Faça uma reposição de estoque eficiente
Uma das formas de prevenir rupturas, é justamente fazer a reposição da mercadoria de forma eficiente.
Isso acaba resultando em segurança das vendas, aumentando a lucratividade, evitando prejuízos que são causados por perdas de produtos e rupturas.
Lembrando que o varejista deverá implantar um processo mais completo para essa atividade, justamente porque ela deve ocorrer conforme os dados do controle do estoque.
Além do mais, essa gestão deverá fornecer informações para o setor de compras no momento de falta de produtos.
Fabricante e varejista devem se unir
Para evitar rupturas no estoque, é preciso que tanto o fabricante quanto o varejista se unam, para que as negociações aconteçam rapidamente, evitando completamente a demora na entrega dos produtos.
Somente assim, o varejista terá os produtos desejados pelos consumidores bem em sua frente nas prateleiras.
Gostou das dicas? Siga-nos e fique por dentro de todos os detalhes e conteúdos atualizados que postamos em nosso blog, até logo!