Principais equipamentos para realizar uma boa automação comercial em seu varejo
31 de dezembro de 2021Conheça as novas tecnologias que podem mudar o varejo em 2022
14 de janeiro de 2022Devido a Pandemia do Covid-19, muitos comércios foram obrigados a adotar estratégias de redução de custos para conseguir sobreviver e manter suas atividades mesmo diante da crise econômica que assolou todo o país.
No entanto, para além da crise gerada pela pandemia, desenvolver estratégias para reduzir os custos do varejo é fundamental para aumentar os lucros da empresa e manter a potência do negócio dentro de um mercado tão competitivo como a rede varejista.
Mas veja bem, estamos falando em estratégias. Ou seja, não basta sair cortando custos aleatórios focando unicamente nos lucros. Você precisa observar os principais pontos do seu negócio e analisar como ele está.
Por mais simples que pareça, reduzir custos de uma loja exige uma boa investigação dos gastos envolvidos. Para te ajudar nesta tarefa, separamos abaixo 4 dicas de redução de custos para você aplicar em seu varejo. Leia tudo com atenção e coloque as orientações em prática hoje mesmo.
Confira aqui 4 dicas de redução de custos para a sua loja
Obviamente, existem muitas estratégias para minimizar os gastos dentro de uma loja. Inclusive, o próprio varejista pode elaborar sua própria maneira de diminuir os custos de sua loja. Mas para quem está perdido e não faz a mínima ideia de onde e como começar, aqui vão 4 dicas úteis:
1.Desenvolva um planejamento de redução de custos
A primeira coisa que você precisa fazer é planejar suas ações de redução. Avalie cada departamento de sua loja e verifique se a eliminação de determinado gasto não vai impactar em outros setores ou até mesmo prejudicar a geração de receitas.
Não vá cortando qualquer tipo de custo, muito menos estabeleça uma meta de redução para todos os setores. Isso é um erro grave e pode trazer sérios prejuízos, como por exemplo, afetar a produtividade e lucratividade de departamentos que estão gerando bons retornos para a loja.
Por esse motivo, é essencial que você desenvolva uma visão estratégica de toda a sua loja, avaliando as particularidades de cada setor. Além disso, não englobe aqueles projetos que estão em prioridade no processo de crescimento do varejo.
2.Faça uma análise do que pode ser reduzido
Tenha em mente uma coisa bem importante: redução de custos envolve eliminar os gastos desnecessários e não sacrificar a produção e o lucro de um produto. A ideia aqui é justamente cortar o que não precisa para aumentar a eficiência produtiva.
Desta forma, pode-se considerar que o primeiro passo para uma gestão de diminuição de gastos eficientes é saber exatamente o que se deve e se pode cortar. Isso vai depender de cada loja, pois cada varejo tem sua própria singularidade.
Entretanto, algumas redes varejistas tem obtido sucesso ao reduzir custos em dois setores: escritório e energia elétrica. No escritório é possível utilizar um sistema de gestão, por exemplo, economizando tempo e mão de obra. Na energia elétrica, opções de iluminação com lâmpadas LED é vantajoso.
3.Estabeleça metas para reduzir custos
Reduzir custos de uma loja é um processo que não acontece do dia para noite. É preciso pensar em cada passo, estabelecendo metas, pois riscos estão envolvidos nesse procedimento.
O empreendedor deve pensar detalhadamente em todos os pontos envolvidos no tipo de despesa que ele quer cortar. Ele deve ter clareza da origem do gasto e de como ele impacta – ou não – o orçamento financeiro da empresa.
Desta forma, será possível desenvolver uma redução de custos de maneira consciente, minimizando o máximo possível os riscos envolvidos. É preciso ir com calma, traçando e vencendo uma meta por vez.
4.Preste atenção no seu estoque
Se você quer saber se sua loja está perdendo dinheiro, basta olhar o seu estoque. Alguns empreendedores se perdem neste ponto, deixando encalhados aqueles produtos que não saem para venda. Ou ainda investem na compra de itens que simplesmente não vendem.
Uma redução de custos eficiente envolve a eliminação desses itens que só consomem espaço em seu estoque. É preciso fazer uma reavaliação desses produtos e verificar se a relação custo-benefício para o seu varejo. Mas realize isso com bastante cuidado para não gerar perda de clientes.
Veja que, com essa quarta dica, diminuir gastos dentro de um varejo é uma tarefa que exige análise detalhada. Sendo assim, não vá agindo por impulso, colocando os pés pelas mãos. Pense antes de tomar qualquer decisão.
Esperamos que o texto tenha sido útil para os seus negócios. Boa gestão e até a próxima!