Saiba como identificar a ruptura de estoque em seu comércio
25 de março de 2022APAS 2023: Novidades e tendências do varejo e supermercados com a Lumi Software
26 de abril de 2023Cobrar mais barato do que o seu concorrente vale a pena para poder “vender mais”? A resposta é não, tudo varia de acordo com a empresa, gastos e produtos.
Realizar uma boa e adequada precificação dos produtos da sua loja é algo muito importante, levando em consideração a satisfação do cliente e também os seus ganhos.
Confira alguns pontos importantes, que trouxemos, para precificar os seus produtos e evitar prejuízos para o seu negócio!
O que é precificação?
A precificação é basicamente colocar preço em um produto ou serviço, mas isso não pode ser feito de qualquer jeito.
Para dar preços condizentes com os produtos e serviços é preciso levar em consideração diversos fatores, para que seja justo tanto para quem oferece o produto/serviço como para quem for adquirir.
Para precificar algo é preciso analisar a questão financeira da empresa, o mercado de trabalho e principalmente a qualidade e o marketing do empreendimento.
Valores adequados ao que é oferecido gera um ponto de equilíbrio para o usuário e seu comércio, alinhando preço, valor e margem de lucro.
A precificação dos produtos também não pode ser sempre a mesma, é preciso ajustá-la de acordo com as mudanças do mercado, experiência, atendimento, diferenciais, necessidades, entre outros.
Empresas pequenas, por exemplo, podem falir rapidamente se não souberem precificar os seus produtos/serviços. Antes de precificar algo é preciso considerar questões como:
- Custos do negócio (aluguel, despesas fixas, salários etc);
- Preços padrões da concorrência;
- Percepção dos consumidores e seu padrão de gastos;
- Lucro esperado por parte dos donos.
O cálculo de tudo isso não é tão simples como parece, mas é necessário para equilibrar o caixa da sua empresa, conseguindo vender e lucrar.
Para tornar esse cálculo mais fácil, você pode utilizar um sistema ERP, gerenciando melhor as suas estratégias, os seus gastos, necessidades e quanto deseja lucrar.
Principais objetivos da precificação
A precificação dos produtos do seu comércio, elaborada de forma correta, não serve apenas para atrair mais clientes, há muitos outros benefícios.
Precificar corretamente os seus produtos ou serviços tem como objetivo:
- Alcançar o público-alvo: há públicos diferentes para cada tipo de mercado, por isso é importante definir qual é o seu, e precificar de acordo com o nível do público e suas exigências;
- Deixar o consumidor satisfeito: o cliente gosta muito de preços atrativos, que condizem com o seu orçamento. Esse é um dos principais fatores para ele comprar na sua loja;
- Passar a frente da concorrência: precificar bem os seus produtos/serviços gera uma melhora em relação a sua concorrência, podendo dar descontos e se manter competitivo no mercado;
- Pagar os gastos fixos e variáveis da empresa: os preços precisam ajudar a empresa a se manter, pagando tranquilamente suas próprias contas, caso contrário haverá dívidas constantes e poderá chegar a falência;
- Manter os lucros: não basta vender e não pensar nos lucros da empresa, afinal seria um trabalho em vão, que satisfaz apenas o cliente. É preciso ter ganhos extras, seja para usufruir do seu jeito ou para investir em novas possibilidades de crescimento do próprio negócio.
3 dicas de como realizar a precificação dos produtos de sua loja
Há diversas formas de realizar a precificação dos produtos de sua loja, dentre elas podemos destacar três:
1 – Custo do produto
O custo do produto precisa ser realizado com base no custo total dele, ou seja, levando em consideração todas as taxas e impostos do governo.
Leve em consideração as tributações, incidência de Pis e Cofins. Além de calcular também os custos indiretos como pagamento aos funcionários, materiais, equipamentos, manutenções etc.
2 – Preços da concorrência
É preciso realizar a precificação dos seus produtos com base na sua concorrência, mas levando em consideração todos os seus gastos, seu público, objetivos, atendimento e margem de lucro.
É importante definir os preços dos seus produtos conforme a qualidade deles e também das vantagens a mais que o cliente terá de ir ao seu estabelecimento, como um espaço gratuito de garagem, um atendimento diferenciado etc.
De toda forma, também é importante realizar com certa frequência algumas promoções de produtos, principalmente para atrair a atenção dos clientes.
3 – Valor agregado ao cliente
Por fim, a precificação dos produtos pode ser medida conforme o público-alvo da empresa, apesar de ser um cálculo mais difícil.
Neste caso o preço do produto precisa ser de acordo com o significado dele, ou seja, algo além de sua função. Isso acontece bastante com produtos exclusivos, com a experiência que entrega ao consumidor, com sentimentos e muito mais.
No geral, para qualquer um desses métodos o que mais pode te ajudar nos cálculos é contar com um software de gestão. Dessa forma, você coloca suas despesas, valores originais dos produtos e quanto deseja lucrar.
Um software de gestão eficiente ajuda muito a agilizar esse processo de precificação de produtos e é muito mais assertivo.
O sistema consegue realizar tudo de forma rápida e automática, precisando apenas que você o alimente com informações básicas sobre o negócio e questão financeira da empresa.
A Lumi oferece soluções muito eficientes para melhorar a precificação dos produtos de sua loja, comércio ou varejo. Saiba mais sobre os nossos serviços e faça um orçamento conosco sem compromisso!