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2 de março de 2020Por Rodrigo Vidal – Diretor Comercial da Lumi Software
Olá Pessoal, como já devem saber, no mês passado aconteceu em Nova Iorque (EUA) a NRF 2020: Retail’s Big Show, a Feira Nacional do Varejo Americano. O evento contou com 40.588 inscritos de mais de 100 países. O Grupo Lumi, mais uma vez, esteve presente ao evento, fazendo parte da comitiva do Clube Nacional dos Diretores Lojistas (CNDL). O objetivo deste conteúdo é levar para você os destaques do evento, tendências e o que é referência para as estratégias do Grupo Lumi para 2020 e 2021.
Na cadência deste material, queremos convidá-lo a avançarmos lado a lado, fazendo uma leitura da visão atual da gestão do varejo, fazendo um “jogo rápido” sobre os principais pontos da NRF.
Uma nova visão de varejo
Para começar, o varejo moderno pode ser resumido em uma visão apoiada em 4 objetivos principais de aperfeiçoamento: POSICIONAMENTO, EXPERIÊNCIA, OFERTA e OPERAÇÕES.
Posicionamento e Experiência
O objetivo de se posicionar é buscar oferecer uma jornada memorável e única ao cliente quando este está em seu estabelecimento. A ideia é oferecer sensações e inspirações, por meio de um processo temático, aliando sua loja com marcas icônicas e oferecendo serviços diferenciados. De forma geral, a mensagem é “nichar” seu negócio em busca de consumidores com certo estilo de vida, com uma visão de foco e não de exclusão. A ideia é definir claramente quem você quer atender e como sua loja estará casada com esse objetivo. Basicamente, assemelha-se ao conceito tradicional de posicionamento, mas com um diferencial: mais do que obter um lugar na mente do consumidor, considerando o aprendizado de marca (branding), hoje é necessário que se vivencie atributos mais próximos e táteis de posicionamento. A partir dele, fica mais fácil fazer o planejamento estratégico do seu negócio.
Na área da experiência, este objetivo deve estar alinhado ao seu posicionamento. Há um entendimento de que tudo está totalmente relacionado ao processo de venda multicanal (omnichannel): redes sociais, e-commerce, CRM, autoatendimento e compras que começam on-line e terminam na loja, ou vice-versa. A experiência avança lado a lado com o tipo de cliente e com a jornada de compra definida para ele no posicionamento do negócio. Em última análise, a intenção é focar em como atingir um alto grau de satisfação com o menor atrito possível.
Outro conceito predominante nesse contexto, é o que se chama em inglês de “costumer centric”, ou negócio centrado no consumidor. Ele é o nosso Pop Star, o Rei, fazemos tudo por ele e estamos em todos os canais para chegar até ele.
Para ilustrar isso, é fundamental conhecer o modelo Amazon Go. É, sem dúvida a loja de conveniência de menor atrito no mundo. Você entra, compra e sai. Visitamos uma destas lojas em Nova Iorque e a experiência é profunda.
Oferta e Operações
Precisamos aprimorar o nosso olhar quando o assunto é oferta. Quando falamos no tema, de cara já vem a ideia de promoção. Mas aqui temos uma pegada mais profunda. A oferta é o conjunto das ações que irão chamar a atenção do consumidor para a sua loja ou seu e-commerce, alinhada com o perfil de consumidor e o nicho escolhido. A partir desse momento, será possível atrai-lo e capturá-lo em uma jornada de compras com grande experiência. Tudo está intimamente ligado.
Quando falamos de operações, tratamos de como fazer tudo isso acontecer. É nessa área onde está concentrado todo o processo de controle do negócio e da execução dos objetivos citados anteriormente. Nas operações estão o cuidado com os canais de venda, com a loja física e sua decoração e temática. Também cabe a essa pasta a seleção dos produtos, a logística dos produtos e sua disponibilidade sem rupturas. O treinamento e capa
citação de pessoal, a gestão do processo de compra e precificação, e a gestão de experiências de compras individuais também fazem parte desse contexto.
O Grupo Lumi e um novo olhar de Operações
Na área de operações, está se iniciando uma nova era para o varejo com a adição de elementos com aplicação inovadora: Inteligência Artificial, Big Data, visão por computador, robôs, digital signage, por exemplo.
O Grupo Lumi está antenado com todas estas necessidades. Oferece ao mercado soluções em todas estas áreas. Estamos com soluções prontas e integradas para e-commerce, Scan&Go, gestão de precificação, etiquetas eletrônicas e displays de marketing paras as gôndolas, inteligência artificial na análise de estoque e geração de pedidos de compra, e se você tem muita ousadia tem até robôs. Com o aumento da demanda e por meio dos “ganhos em escala” poderemos viabilizar, inclusive para os varejistas de menor porte.
O Grupo Lumi já tem disponível para o Brasil, por meio de seus parceiros, estes mesmos robôs que vocês estão vendo no vídeo. Em março, e estaremos lançando por meio da OTMZ!, uma solução fantástica para a reposição automática de gôndolas que pode evoluir, dentro do seu negócio, para a robotização da armazenagem e separação.
Desenvolvimento de equipe para atender o consumidor
Um outro assunto de grande importância é o desenvolvimento e acompanhamento de tarefas do time interno do varejo. Segundo pesquisas, sem colaboradores engajados, os resultados não são bons. Para isso, também na gestão de equipes, estão vindo os sistemas de controle equipes, inclusive por turnos, checando a execução de tarefas.
Nessa mesma linha, há um clamor por operações mais reduzidas, com menos pessoas e mais automatizada, para que os erros humanos sejam mitigados nos principais processos.
Hoje também há mais clareza no impacto da tecnologia na empregabilidade humana. Há um consenso na utilização da automação com robôs ou “softwares robôs” para substituir pessoas nas tarefas repetitivas, que exigem velocidade e baixo nível de formação.
Inteligência Artificial e Visão por Computador
A inteligência artificial nas áreas de análise do negócio e visão por computador estão chegando com muita força. Sabe por quê?
Sistemas de prevenção de perdas totalmente baseados em visão por computador já estão em atividade e fazem coisas incríveis. Se um cliente parece ter se desequilibrado em um corredor da loja, por exemplo, o sistema já informa o encarregado da limpeza para passar ali e verificar se o piso está molhado ou outro problema.
Hoje é necessário buscar, incessantemente, o menor atrito possível com o cliente e as menores perdas possíveis para as operações.
- Este artigo faz sentido para você? Espero ter podido transmitir de maneira leve e consistente a minha experiência durante a participação na NRF 2020: Retail’s Big Show, a Feira Nacional do Varejo Americano.
- Estamos prontos para firmar uma excelente parceria com você! Afinal conhecemos o cenário que temos pela frente: talvez o mais tecnológico de todos os tempos.
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