NRF 2020: um novo salto para o seu varejo
18 de fevereiro de 2020Lumi Software informa ajustes operacionais em face da COVID-019
19 de março de 2020A segunda unidade do Vitália Empório, inaugurada no último dia 28 de fevereiro, premia uma vocação do Grupo Veneza também para supermercados voltados para o público mais exigente. A nova operação, localizada no bairro Park Sul, é ainda maior em chão de loja que a unidade do Lago Sul e usa como solução voltada para a automação e gestão comercial o sistema Lumi Gerencial.
A operação conta com riqueza de detalhes em sua arquitetura comercial. Além da distribuição de setores que privilegia o espaço entre prateleiras, o empório foi desenhado explorando a suavidade visual, com iluminação e sinalização que fazem ressaltar o mix de produtos.
Outro destaque das operações Vitália Empório é o modelo de negócio, considerado mais vivencial. O encontro do ponto de venda e do restaurante torna o contato com o cliente mais frequente e a experiência de compra mais marcante. “O cliente pode vir a loja, escolher um vinho na adega, degustá-lo com amigos e familiares, e pagar o preço de prateleira”, explica o diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Veneza, Jefferson Macedo.
O empório conta também com uma grande variedade de itens manipulados na própria loja. “Temos produtos mais frescos, preparados durante todo o expediente da loja. Do sushi à pizza, tudo é praticamente preparado na hora”, detalha Macedo.
Conceito ajustado à realidade de Brasília
O modelo de varejo adotado pelo Vitália Empório é resultado de um estudo que incluiu visitas a supermercados premium dos Estados Unidos e Europa. Além do formato que faz o cliente vivenciar e transitar livremente entre supermercado e restaurante, a operação traz também um salto tecnológico.
Entre os mecanismos associados ao sistema automação, ganham destaque as estações de pagamento em que o próprio cliente efetua a compra, o self checkout. A Lumi Software foi a precursora desse equipamento no Distrito Federal, uma novidade que tem grande aderência nas classes “A” e “B”. É um serviço de autoatendimento disponibilizado aos clientes por meio de caixas automáticos, ou seja, sem a necessidade de um funcionário para passar as compras. O pagamento, nesse caso, deve ser realizado somente com cartões de débito ou crédito.
“Esse modelo promove a liberdade do cliente de realizar uma compra mais reservada e preserva o ritmo pessoal de tarefas dentro do supermercado”, comenta Rodrigo Vidal, Diretor Comercial da Lumi Software. Segundo ele, o self checkout é uma solução bastante oportuna, já que o setor varejista está entrando em uma nova era, muito mais dinâmica e inteligente. Veja também o artigo “NRF 2020: um novo salto para o seu varejo”.
Benefícios do Self Checkout:
-
- Sem longas esperas na fila do caixa, em especial nos dias de maior movimento;
- Otimização de espaço e agilidade no atendimento;
- Redução de custos com operadores de caixas;
- Diminuição de gastos com treinamentos;
- Simplicidade e facilidade de uso: animações autoexplicativas (para escaneamento, conferência e pagamento de produtos);
- Experiência satisfatória dos clientes ao efetuarem suas compras;
- Autoaprendizado;
- Módulo assistente – interação com o Self Checkout para executar funções gerenciais.