• Sobre nós
  • Soluções
  • Segmentos
    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.
    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Parceiros
  • Casos de Sucesso
    Quer saber o que nossos clientes acham da Lumi Software?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:
    ASSISTIR
    depoimento-5.jpg
    BIG BOX
    Nesse vídeo mostraremos o Diretor adimistrativo do BIG BOX, e qual a opinião dele em relação a Lumi software.
    depoimento-4.jpg
    GUARAPARI
    Veja o que a loja Guarapari pensa da gente, ou melhor, o diretor da rede Guarapari, acha da gente!
    depoimento-1.jpg
    VENEZA
    Nesse Case da Lumi mostramos o que o diretor administrativo do Veneza acha da Lumi!
    depoimento-3.jpg
    CAMPELO
    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi? Escute rapidamente a diretora das lojas Campelo acha da gente.
  • TV Lumi
    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.
    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

  • Nosso Blog
  • Suporte
    Precisa de Suporte?
    Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 
    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporte e consultoria não operante.

Ligamos para você!
Saiba como um software de gestão ajuda no Planejamento Tributário!
25 de julho de 2016
Governo Prepara mais uma mudança radical
1 de agosto de 2016

Lucratividade e rentabilidade: afinal, qual é a diferença?

1 de agosto de 2016
Categorias
  • Blog
  • Fiscal
  • Gestão
Tags

Uma das principais dúvidas de todos os empreendedores é entender qual o real retorno seu negócio tem produzido. Afinal, esse é um ponto essencial para se ter uma percepção real da empresa e descobrir se o negócio tem gerado o lucro necessário para se manter.

E não é só isso! Planejar, encontrar as melhores estratégias, escolher os melhores produtos e outras ações dependem dessas informações. Porém, ainda há muita confusão nos conceitos de lucratividade e rentabilidade — sim, eles são diferentes.

Para te ajudar a entender melhor como isso funciona, preparamos o post de hoje. Acompanhe!

O que é lucratividade?

Basicamente, a lucratividade está ligada ao retorno obtido por meio das vendas. E, para isso, é preciso conseguir entender qual é o lucro.

Para calcular o lucro líquido, você deve contabilizar todas as receitas de vendas e subtrair as deduções (impostos e devoluções, por exemplo), custos de produção e demais despesas.

Com essas informações, poderemos calcular a lucratividade com a fórmula abaixo:

Lucratividade = (Lucro líquido/Receita bruta) x 100

A receita bruta significa todo o montante obtido por meio das vendas em determinado período. Pode ser realizado mensalmente, por exemplo.

O objetivo de calcular a lucratividade é entender se as vendas são suficientes para pagar todas as despesas e ainda gerar lucros para empresa.

O cálculo ainda pode ser feito por produto, para que seja possível visualizar o desempenho de cada um, além de facilitar a comparação dentro do portfólio da empresa.

O que é rentabilidade?

Já a rentabilidade está ligada à relação entre o lucro da empresa e o investimento que foi realizado — ou seja, trata-se de uma análise a longo prazo. O objetivo é entender se o desempenho da empresa tem sido suficiente e relevante de acordo com o montante que foi investido.

Esse cálculo é feito da seguinte forma:

Rentabilidade = (Lucro líquido/investimento total) x 100

Mesmo sendo uma visão mais ampla, é possível segmentar a rentabilidade, ou seja, entender se um produto é rentável ou não. Para isso, todos os dados devem estar relacionados ao produto em questão. Quando falamos em investimento, por exemplo, temos que pensar no que foi investido para a produção daquele bem, especificamente.

Quais são as possíveis análises da lucratividade e rentabilidade?

Com esses dados em mãos, você poderá visualizar diversos cenários a partir da situação atual do seu negócio.

Uma empresa com alta lucratividade (70, 80 ou 90%, por exemplo) mas com baixa rentabilidade, pode ter estruturas mais frágeis. Isso porque, caso ocorra alguma mudança no mercado, ela pode ser obrigada a recorrer a empréstimos e outros meios para sobreviver.

Já uma empresa com alta rentabilidade e baixa lucratividade é mais estável, porém precisa melhorar a performance de vendas, pois pode estar com baixa participação de mercado.

Viu só? Entender bem o que lucratividade e rentabilidade do negócio significam é uma ótima forma de visualizar a situação financeira real do seu empreendimento e escolher os melhores caminhos e estratégias que te levarão ao sucesso. Portanto, esteja atento e faça um controle detalhado do cenário atual da sua organização!

Leia também nosso artigo para saber se  A gestão financeira da sua empresa é realmente eficiente? Para contato com um de nossos consultores clique aqui.

E se você gostou desse post, que tal dividir essas informações com os seus amigos? Compartilhe nas redes sociais!

 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

precificação
31 de março de 2022

Você sabe como realizar a precificação dos produtos de sua loja?


Leia mais
ruptura de estoque
25 de março de 2022

Saiba como identificar a ruptura de estoque em seu comércio


Leia mais

Conheça Nosso no Youtube

  • Blog (365)
  • Business (19)
  • E-book (17)
  • ERP (2)
  • Fiscal (45)
  • Gestão (146)
  • Inovações (1)
  • Lumi Gerencial (126)
  • Lumi Software (203)
  • Sem categoria (13)
  • Varejo (1)

Posts Recentes

  • precificação0
    Você sabe como realizar a precificação dos produtos de sua loja?
    31 de março de 2022
  • ruptura de estoque0
    Saiba como identificar a ruptura de estoque em seu comércio
    25 de março de 2022
  • pagamentos com cartão0
    Conheça as vantagens em aceitar pagamentos com cartão em seu comércio
    11 de março de 2022

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SEGMENTOS

  • Supermercado
  • Atacados
  • Atacarejos
  • Food Services

LINKS ÚTEIS

  • Parceiros
  • Nosso Blog
  • Cases
  • TV Lumi

SUPORTE

  • Central de Atendimento
  • Base de Conhecimento
  • Ebooks
  • Ligamos para Você!

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções