060A9132

Como um sistema ERP ajuda na escalabilidade do negócio?

O interesse pela  expansão dos negócios é algo comum para a maior parte das empresas. A ampliação das atividades, no entanto, gera maiores esforços e demanda necessidade de gestão. O ERP pode ser um grande aliado ao buscar a escalabilidade da empresa, graças a sua capacidade de se moldar ao negócio.

Neste post você vai entender a importância de ter um sistema de gestão capaz de auxiliar o crescimento de uma empresa, mesmo com o aumento de demandas. Saiba mais também sobre as funcionalidades de um ERP e sua implementação!

Entenda melhor o que é um ERP

Enterprise Resource Planning, do inglês, pode ser traduzido para o português como Planejamento de Recursos Empresariais. A frase dá origem à sigla ERP e deixa bem clara a proposta desses sistemas: gerenciar uma empresa, seus recursos e todas as suas demandas e processos. Tudo isso em um só ambiente, favorecendo a produtividade e o incremento de resultados.

Essas plataformas reúnem as atividades de uma empresa, direcionando-as para diferentes módulos: financeiro, logístico, CRM, estoque e tudo o que for necessário para o negócio. Ao acessar o sistema, o colaborador tem acesso a todas as informações fundamentais para a empresa. Tudo pode ser gerido no mesmo software.

Saiba o que é a escalabilidade em um negócio

Expandir as atividades e crescer como empresa. Qual negócio não tem essa perspectiva, ainda que para um futuro distante? Cada empresa tem um nível de escalabilidade e, quanto maior, proporcionais são as suas chances de expandir. Uma companhia que tem essa possibilidade é considerada escalável.

Esse crescimento tem consequências naturais. Com ele vêm maiores esforços e a necessidade de gerir atividades mais amplas. Seja um maior volume de produtos, sejam mais clientes, tudo isso resulta em um trabalho de gestão ampliado.

Esses recursos devem ser providenciados, uma vez que têm influência direta no bom andamento da empresa. A escalabilidade só é segura se a empresa se prepara para ela. Crescer depende não só de potencial de negócio, mas também da forma como a companhia acompanha tudo que vem junto com essa expansão das atividades.

Veja como o ERP auxilia na escalabilidade

O sistema ERP, com sua proposta de centralizar as demandas de uma empresa, também precisa proporcionar amplitude. É fundamental que toda a atuação do negócio possa ser controlada por ele. Para isso, faz-se necessária a escalabilidade também do sistema. Dessa maneira, a ampliação das atividades não vai gerar qualquer dificuldade na gestão e no trabalho dos colaboradores.

Nessa transição, inclusive, o ERP pode ter papel fundamental no processo. Essa capacidade de se adaptar confere maior controle e segurança. Os funcionários farão uso de um recurso que ajuda a empresa a organizar suas atividades e suas informações. Tudo isso em um momento de expansão, que requer mais esforços na gestão.

Previsão de escalabilidade

É preciso entender se o ERP utilizado, ou a ser escolhido, será capaz de acompanhar a escalabilidade. Essa previsão pode ser percebida por meio de suas funcionalidades e dos recursos que apresenta. Uma boa maneira de perceber isso é avaliando as diferentes opções de funcionamento, assim como sua adequação, por exemplo, às legislações e regras tributárias.

Parte do plano de escalabilidade da empresa pode ser abrir filiais em outro estado. Nesse caso, o ERP precisa ter configurações adaptadas aos tributos dessa região. Ter de adotar um novo sistema ou realizar mudanças no código gera um grande trabalho. Essa adaptação favorece uma expansão descomplicada do negócio, mesmo em diferentes unidades da federação.

Alternativas de integração

Com uma atuação mais ampla, mais pessoas farão uso do ERP e precisarão trocar e consultar informações. A única forma de otimizar essa comunicação é por meio do uso de um sistema totalmente integrado. Essa é a principal maneira de evitar que barreiras se formem e atrapalhem o fluxo de processos da empresa.

Um sistema integrado coloca todos os colaboradores no mesmo ambiente. Não importa onde estejam, todos têm acesso às mesmas informações. Uma empresa com perspectiva de escalabilidade precisa de uma solução que facilite demandas do cotidiano. Se o ERP em questão for integrado, esse é um ótimo indicador de que ele facilitará e se adaptará à expansão.

Implementação de ERP

A implantação de um ERP é um processo necessário. Contudo, ele requer tempo, algo que não existe de sobra nas empresas. Em um momento de expansão, tudo que o negócio não precisa é da repetição da implementação do sistema. Novos módulos e a ampliação da plataforma precisam acontecer de maneira prática.

Talvez não seja possível remover 100% da implementação ao escalar um negócio. No entanto, o procedimento deve ser o mais otimizado possível. Se o ERP que a sua empresa utiliza proporciona facilidade nessa etapa, com certeza isso não será um problema na hora de expandir o negócio. Quanto menos detalhes operacionais houver, melhor para os resultados!

Saiba como escolher o melhor ERP para a escalabilidade

O ERP, como você viu, é um elemento fundamental para a escalabilidade da empresa. Se o sistema tem qualidade e é adaptável, a expansão do negócio acontece de maneira simples e descomplicada. No entanto, ainda assim é preciso contar com itens importantes por parte dos fornecedores: consultoria técnica e suporte.

Antes de escolher o seu ERP, busque mais informações sobre como a empresa atua no auxílio à implementação, na personalização e na configuração do sistema. Nesse caso, a consultoria técnica cuida (acompanha) o cliente até a sua finalização. Em uma fase seguinte, pode ser necessário algum ajuste. Um suporte de qualidade garante que tudo seja devidamente fornecido, sem que a companhia perca produtividade.

Conclusão

Ainda que a escalabilidade esteja no horizonte de muitas empresas, é importante ter os devidos recursos para que ela aconteça adequadamente. Nesse caso, um ERP já amplamente utilizado pode ser uma ferramenta de apoio e que favoreça a expansão do negócio. Assim, os resultados tendem a ser potencializados.

Não se esqueça que é fundamental contar com uma empresa fornecedora do sistema que dê amplo suporte. Assim, qualquer necessidade será suprida sem maiores dificuldades. Seu negócio precisará disso!

Para complementar esta leitura você pode consultar o artigo “Escalabilidade: o que é um negócio escalável e como ter um”, do blog da Hotmart.

O ERP que você está usando é capaz de facilitar a expansão da sua empresa? Conheça mais detalhes sobre a solução em ERP que a Lumi Software dispõe. Você vai se surpreender!

Tags: No tags
0

Adicione um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*